A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS CIMA- Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS CIMA- Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS CIMA- Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional

2 MATRÍCULA 2014 Prazo para conclusão digitação de todas as matrículas /02/2014

3 MATRÍCULA 2014 Após a conclusão da digitação de todas as classes/matrículas 2014, as escolas devem informar a conclusão da digitação por meio da opção, tendo em vista a proximidade da abertura do Censo Escolar – INFORMAR O TÉRMINO DA DIGITAÇÃO * O uso da opção não impede a inclusão de novas matrículas

4 MATRÍCULA 2014 Inscrição por Transferência - procedimento no Sistema de Cadastro de Alunos (opção ) para registro da solicitação de mudança de escola, de alunos com matrícula ativa em escola pública (Ensino Fundamental e Médio – regular e EJA), que mudaram de endereço residencial, ou por motivo de trabalho para alunos do ensino médio. A inscrição por transferência só se justifica quando a alteração de endereço inviabilizar a permanência do aluno na mesma escola.

5 MATRÍCULA 2014 Público Alvo: alunos da rede pública (Estadual SE e Municipal) dos níveis de ensino Fundamental, Médio (regular ou EJA) que mudaram de endereço residencial após a efetivação da matrícula 2014, ou por motivo de trabalho para alunos do Ensino Médio. A inscrição por transferência só se justifica quando a alteração de endereço inviabilizar a permanência do aluno na mesma escola. Período de inscrição: após o início do ano letivo e até o final do ano letivo. Local de Inscrição: escola pública mais próxima da nova residência.

6 MATRÍCULA 2014 A matrícula do aluno continuará ativa na escola de origem até que seja efetivada a nova matrícula na escola de destino. Portanto, em havendo vaga disponível a escola deverá efetivar a matrícula imediatamente (exceto escolas do Município de São Paulo) por meio da opção INCLUIR ALUNO NA CLASSE - POR NUMERO DA CLASSE. Se a escola de inscrição for do Município de São Paulo, a alocação da escola de destino por transferência será pelo processo automático de compatibilização de demanda x vagas. A matrícula desses alunos deve ser efetuada imediatamente após a compatibilização, pois a matrícula da escola de origem continuará ativa até a efetivação da nova matrícula. Na efetivação da matrícula por transferência, todas as matrículas anteriores: regular, CEL, ACD etc e o transporte serão encerrados. Nesses casos a escola da nova matrícula deverá realizar as novas inclusões necessárias. A escola deve sempre comunicar a família quando da efetivação da matrícula do aluno.

7 MATRÍCULA 2014 Inscrição por Intenção de Transferência – procedimento no Sistema de Cadastro de Alunos (opção ) para registro da solicitação de mudança de escola por vontade do aluno ou da família e não por necessidade. Não é necessária a mudança do endereço para efetivar a inscrição. O aluno permanece estudando na escola de origem e será atendido na sua solicitação de intenção de transferência quando da existência da vaga na escola pretendida.

8 MATRÍCULA 2014 Público Alvo: alunos da rede pública (Estadual SE e Municipal) dos níveis de ensino Fundamental, Médio (regular ou EJA) que pretendem mudar de escola mas não tiveram alteração de endereço. Período: após o início do ano letivo e até o final do ano letivo. Local de Inscrição: escola pretendida pelo aluno. O motivo da inscrição será sempre 1 – MUDANÇA DE ESCOLA. É condição necessária para a efetivação da inscrição que o aluno possua matrícula ativa.

9 MATRÍCULA 2014 Deverá ser emitido e entregue ao aluno o comprovante de inscrição por intenção transferência. Em havendo vaga disponível a escola deverá efetivar a matrícula imediatamente (exceto escolas do Município de São Paulo) por meio da opção INCLUIR ALUNO NA CLASSE - POR RA. Se a escola de inscrição por intenção de transferência for do Município de São Paulo, a alocação da escola de destino será pelo processo automático de compatibilização de demanda x vagas. A matrícula desses alunos deve ser efetuada imediatamente após a compatibilização, pois a matrícula da escola de origem continuará ativa até a efetivação da nova matrícula. Na efetivação da matrícula por intenção de transferência, todas as matrículas anteriores: regular, CEL, ACD etc e o transporte serão encerrados. Nesses casos a escola da nova matrícula deverá realizar as novas inclusões necessárias. A escola deve sempre comunicar a família quando da efetivação da matrícula do aluno.

10 MATRÍCULA 2014 As escolas, Diretorias de Ensino e Órgãos Municipais de Educação devem acessar as opções de consulta de inscrição por deslocamento, transferência e intenção de transferência para acompanhamento das inscrições de modo a garantir a efetivação da matrícula dos alunos inscritos no menor tempo possível. Opção ou do Sistema de Cadastro de Alunos. As escolas e Diretorias de Ensino da Capital devem acessar as opções da compatibilização automática para confirmar ou retificar o resultado da alocação das inscrições e providenciar junto às escolas a efetivação da matrícula.

11 MATRÍCULA 2014 BAIXA POR TRANSFERÊNCIA A opção BAIXAR MATRICULA DO ALUNO POR TRANSFERENCIA deve ser utilizada para baixar a matrícula nos seguintes casos: Motivo 2 – Mudança para outra escola particular/pública(ETE) 3 – Mudança para outro Estado 4 – Mudança para outro País

12 MATRÍCULA 2014 Opções de manutenção da matrícula 2014 OPÇÃODESCRIÇÃOORIENTAÇÃO REGISTRAR NAO COMPARECIMENTO DO ALUNO - POR R.A. Deve ser utilizada para o registro de alunos que demandaram vaga para o ano letivo de 2014 e não tiveram nenhuma frequência REMANEJAR MATRICULA DO ALUNO NA ESCOLA - POR R.A. Deve ser utilizada para registrar a mudança de classe de alunos dentro da mesma escola. Essa opção deixa o registro da matrícula na classe de origem CESSAR MATRICULA DO ALUNO Deve ser utilizada: a)Por objetivos atingidos – alunos de AEE (SR) que não necessitam mais do atendimento educacional especializado b)Por Exame – alunos aprovados em exames como, por exemplo, o ENEM.

13 MATRÍCULA 2014 Opções de manutenção da matrícula 2014 OPÇÃODESCRIÇÃOORIENTAÇÃO RECLASSIFICAR MATRICULA Deve ser utilizada para registrar a reclassificação do aluno no ano letivo. Para não ocorrer prejuízos pedagógicos ao aluno orientamos que a reclassificação seja realizada o mais breve possível, preferencialmente no decorrer no mês de março. Há casos de reclassificação que não estão disponíveis para a escola / Diretoria de Ensino no Sistema de Cadastro de Alunos, a saber: a) reclassificação cujo avanço do aluno seja para mais de uma série/ano b) reclassificação de termos da EJA c) reclassificação de série/ano do ensino fundamental para série do ensino médio Esses casos devem ser encaminhados, por ao CIE acompanhados dos seguintes documentos : a) solicitação da escola para a reclassificação do aluno com informações sobre número da classe, número da chamada da nova classe e data da reclassificação, b) parecer favorável da supervisão de ensino, c) de acordo do Dirigente Regional.

14 MATRÍCULA 2014 Opção de Troca de Aluno de Classe (mesma escola) Prazo até 28/02/2014

15 MATRÍCULA 2014 Opção de Não Comparecimento Conforme determinado na Resolução SE 50/13, e na Resolução SE – 69/13 Matrículas no Sistema de Cadastro de Alunos Liberação do Não Comparecimento Prazo para digitação do Não Comparecimento Efetivadas até 24/02/2014Após 30 dias da data de início da matrícula informada no Sistema de Cadastro de Alunos Disponível por 15 dias após a liberação Efetivadas após 17/02/2014Após 10 dias da data de início da matrícula informada no Sistema de Cadastro de Alunos Disponível por 15 dias após a liberação Mês Maio As matrículas que estiverem ativas no Sistema de Cadastro de Alunos na data base do Censo Escolar 2014 (30/05) não poderão ter registro de Não Comparecimento após a data base.

16 MATRÍCULA 2014 PROGRAMA REDE ENSINO MÉDIO TECNICO ESCOLAS PRIVADAS- RETEC As escolas privadas que fazem parte do Programa Rede de Ensino Médio Técnico – RETEC deverão efetuar a matrícula dos alunos que integram o programa em classes comuns de educação profissional, para que posteriormente a equipe gestora do programa possa realizar as devidas conferências.

17 MATRÍCULA 2014 ALUNOS SEM DOCUMENTO A Campanha Nacional para o Registro Civil (Governo Federal) utilizará a base de dados do Censo Escolar INEP/MEC para localizar os alunos que não possuem documento. Portanto é fundamental que todos os alunos da base do Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo estejam com as informações sobre documento civil (Certidão de Nascimento ou RG) preenchidas corretamente. Os alunos que não tiverem os campos de documento preenchidos na ficha serão considerados para todos os efeitos como: aluno sem documento.

18 OBRIGADA PELA ATENÇÃO DE TODOS Silvia – Tel


Carregar ppt "SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS CIMA- Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google