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Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

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Apresentação em tema: "Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO FINAL DO ALUNO 2013 ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar – CIE Diretoria de Ensino – Região de Sorocaba

2 Situação Final do Aluno – Censo 2013
A coleta da Situação Final do Aluno é a 2ª etapa do Censo Escolar A Situação Final é composta por: Movimento Escolar do Aluno (transferência, abandono e falecimento) Rendimento Escolar (aprovação, reprovação e concluintes)

3 Situação Final do Aluno – Censo 2013
O Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional – CIMA migra os dados da Situação Final dos alunos, informados pelas escolas no Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEE/SP para o Sistema Educacenso (http://educacenso.inep.gov.br ) e informa por comunicado à cada Diretoria assim que o processo estiver finalizado. Ao receber a informação de que os dados estão disponíveis no Sistema Educacenso, as escolas devem proceder às verificações e correções, caso necessário; realizar o ENCERRAMENTO DO ANO ESCOLAR da escola e emitir o RECIBO arquivando-o na Unidade Escolar.

4 Situação Final do Aluno – Censo 2013
Quais escolas devem realizar as verificações? Apenas as escolas que responderam à 1ª etapa do Censo Escolar (matrícula inicial) e informaram matrículas de escolarização Escolas que não terão acesso para as verificações da Situação Final do Aluno: Escolas que não responderam à 1ª etapa do Censo Escolar (matrícula inicial) Escolas que responderam à 1ª etapa do Censo Escolar (matrícula inicial), porém não informaram matrículas de escolarização (paralisadas ou extintas e escolas em atividade que não oferecem matrículas de escolarização: exclusivas de atividade complementar e/ou de atendimento educacional especializado – AEE) Escolas que não realizaram o fechamento do Censo Escolar 2013 e que portanto tiveram suas matrículas desconsideradas nas estatísticas oficiais.

5 Situação Final do Aluno – Censo 2013 Peculiaridades de cada etapa/modalidade de ensino
Educação Infantil ( Ensino Regular e Educação Especial – modalidade substitutiva: A informação sobre rendimento escolar não se aplica a creche e pré-escola É necessário informar apenas a situação de movimento (transferido, deixou de frequentar ou falecido) do aluno Caso nenhuma das opções se aplique à situação do aluno ao término do ano letivo, deve-se informar a opção Sem movimentação

6 Situação Final do Aluno – Censo 2013 Peculiaridades de cada etapa/modalidade de ensino
Ensino Fundamental e Ensino Médio (Ensino Regular e Educação Especial – modalidade substitutiva) Para os alunos matriculados no ensino fundamental e médio é obrigatória a informação sobre rendimento e/ou movimento escolar, sendo permitida apenas uma informação para cada matrícula É obrigatória a informação sobre a conclusão (ou a não conclusão) da etapa de ensino dos alunos de séries/anos finais do ensino fundamental (8ª série/9º ano) e do ensino médio (3ª série, 4ª série e etapa não seriada) que tiveram rendimento aprovado Para os aprovados no SCA/GDAE o DEINF migra a informação de CONCLUINTE

7 Situação Final do Aluno – Censo 2013 Peculiaridades de cada etapa/modalidade de ensino
Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (EF anos iniciais, EF anos finais, EF Projovem Urbano, EM, EJA integrada ao EF – FIC, EJA integrada ao EM) Para alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional é obrigatória a informação sobre rendimento e/ou movimento escolar, sendo permitido apenas uma informação para cada matrícula Essas modalidades/etapas de ensino apresentam, geralmente, organização e desenvolvimento diferenciado no que se refere a duração do período letivo, portanto o Rendimento deverá ser informado nas matrículas apenas ao final da etapa de ensino Quando não existir a informação de rendimento escolar pelo fato de o ano letivo da etapa a qual estava cursando ainda não ter terminado ou o aluno não ter movimentação (transferido, deixou de frequentar ou falecido), a informação é Curso em andamento

8 Situação Final do Aluno – Censo 2013 Apresentação do menu inicial do Sistema Educacenso
o menu esta dividido em duas partes: Situação do Aluno e Educacenso a primeira parte deverá ser utilizada para as verificações do rendimento/movimento dos alunos a segunda parte permite ao usuário realizar consultas referentes às informações da Matricula Inicial (última quarta-feira do mês de maio de 2013) Lembramos que alunos que não possuem matricula inicial (data base do Censo Escolar) no Sistema Educacenso na 1ª etapa do Censo Escolar não terão a Situação Final informada na 2ª etapa

9 Situação Final do Aluno – Censo 2013
Tela “Início” do Sistema Educacenso: verificar as turmas não informadas ou não fechadas As demais turmas com podem conter erros nas informações se foi lançado incorretamente no Sistema de Cadastro de Alunos – SCA (GDAE) portanto é importante que a escola cheque cada caso se está realmente correto. Lembramos que muitas escolas aguardam, nesta data 17/03, a abertura das opções do SCA/GDAE para a correção do rendimento que deve ser feito nos dois sistemas.

10 Situação Final do Aluno – Censo 2013 CONFERIR TODOS OS RELATÓRIOS - Perfil Escola

11 Situação Final do Aluno – Censo 2013 Encerramento do Ano Escolar - obrigatório
Clicar em Encerramento do ano escolar após o término de todas as verificações e correções e em seguida em Sim

12 Situação Final do Aluno – Censo 2013 Encerramento do Ano Escolar - obrigatório
O Sistema exibirá um Termo de Compromisso para o qual o usuário confirma estar ciente das determinações legais referentes às informações prestadas. É de suma importância que seja lido atentamente pois o usuário pode responder administrativa, civil e penalmente, pela inclusão de informação inadequada

13 IMPRESSÃO DO RECIBO (obrigatória)
sugestão: imprimir em duas vias arquivar em duas vias (uma via para o ÓRGÃO REGIONAL e/ou SME e uma para a escola

14 OBRIGADA Átila e Giovana


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