A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar Complementação Curricular (Viva Escola) Complementação Curricular (Viva Escola)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar Complementação Curricular (Viva Escola) Complementação Curricular (Viva Escola)"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar Complementação Curricular (Viva Escola) Complementação Curricular (Viva Escola) => Código do Curso 3003 => Código do Curso 3004

2 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar Complementação Curricular Instituído pela Resolução Nº 3683/2008, visa a expansão de atividades pedagógicas realizadas na escola, como complementação curricular, a fim de atender às especificidades da formação do aluno e da sua realidade, vinculando as atividades pedagógicas de complementação curricular ao Projeto Político Pedagógico da escola. As Atividades Pedagógicas de Complementação Curricular estão organizadas a partir de quatro núcleos de conhecimento a saber: Expressivo Cultural, Científico Cultural, Apoio á Aprendizagem, Integração Comunidade e Escola.

3 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar SERE WEB INSERIR CURSO NO SERE WEB IMPLANTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR ABERTURA DE TURMAS SISTEMA DE AVALIAÇÃO FECHAMENTO PERÍODO LETIVO CENSO ESCOLAR

4 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar VIVA ESCOLA IMPLANTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR Importação da matriz curricular do SAE para o SERE WEB. Cada disciplina terá uma carga horária de 4 horas semanais. ABERTURA DE TURMAS As matriculas no SAE terá uma organização de 1 turma por turno, mesmo que as Escolas ofertem mais de uma disciplina, para efeito de cálculo da demanda (matriz e turma). No SERE deverá ser criada uma turma para cada atividade, não tendo nenhum agravamento quanto a organização das turmas no Estabelecimento.

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar Instrução nº 03/09 – Normatiza o registro das Atividades de Complementação Curricular do Programa Viva Escola na documentação escolar. Transferência: Se o aluno tiver uma matrícula na Complementação Curricular (código 3003 ou 3004), nesta matrícula deverá ser registrado Abandono/Desistência, e então transferência para outro Estabelecimento na matrícula do Ensino Regular. Matrícula na Complementação Curricular (3003 e 3004-Viva Escola) só com matrícula no Ensino Regular na mesma Escola!! Somente o CELEM, Sala de Recursos e o Curso 3000 permitirão matrícula em Escolas diferentes. Somente o CELEM permite matrícula de pessoas da comunidade e estas não serão contadas para o Censo!!

22 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar SERE WEB SISTEMA DE AVALIAÇÃO => Viva Escola – Aulas Dadas e Freqüência Atenção!! Para turmas novas após incluídas no sistema SERE WEB a escola deve informar seu sistema de avaliação ao SERE NRE.

23

24 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar SERE WEB FECHAMENTO DE PERÍODO LETIVO => Após registrar a aulas dadas e faltas durante o período letivo ao final deve-se calcular as turmas e efetuar verificação para devidas correções para fechamento das turmas no sistema.

25 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar Lembrete!!! Os cursos de CELEM ou Atividade Complementar devem estar com o Sistema de Avaliação conforme indicado no Regimento Escolar e proposta dos Cursos. (Calcular as turmas, mas não emitir RF) Os cursos de CELEM ou Atividade Complementar devem estar com o Sistema de Avaliação conforme indicado no Regimento Escolar e proposta dos Cursos. (Calcular as turmas, mas não emitir RF)

26 Sistema Estadual e Registro Escolar Geração do Arquivo de RF Realizar a Crítica de Consistências e corrigir o que for necessário; Realizar a Crítica de Consistências e corrigir o que for necessário; Emitir os Relatórios Finais, conferir; Emitir os Relatórios Finais, conferir; Emitir os Ofícios de Encaminhamento e principalmente conferir o Relatório de Validação de Informações de Movimento e Rendimento Escolar; Emitir os Ofícios de Encaminhamento e principalmente conferir o Relatório de Validação de Informações de Movimento e Rendimento Escolar; O arquivo não será gerado em disquete!! O arquivo não será gerado em disquete!! SERE WEB

27 Sistema Estadual e Registro Escolar Geração do Arquivo de RF Sistema Estadual e Registro Escolar Geração do Arquivo de RF A entrega do arquivo com os dados do Relatório Final no SERE-WEB será direto pela Internet! A escola fará a Crítica e após toda a rotina de correção e conferencia dos relatórios, inclusive o de Validação das Informações de Rendimento e Movimento Escolar, ao Gerar o Arquivo será feito o UPLOAD para a Base WEB de entrega de RF20**. Portanto, a escola só deve gerar o arquivo quando tudo estiver conferido!!! SERE WEB

28 Sistema Estadual e Registro Escolar Geração do Arquivo de RF Sistema Estadual e Registro Escolar Geração do Arquivo de RF Atenção!!! Após o UPLOAD do arquivo de RF20** para a Base WEB, não haverá substituição de arquivo. Qualquer correção só será feita mediante Processo Protocolado!!! SERE WEB

29 Cuidados Especiais Alunos que solicitam transferência no final do Período Letivo, após o cálculo do Resultado, deve levar somente a Declaração de Transferência e o Histórico Escolar. Não registrar a movimentação de Transferência no Sistema porque sobrescreve ao resultado final e como o aluno concluiu a série, deve ser Aprovado, Reprovado, Aprovado com Dependência ou Reprovado por Freqüência conforme o caso. SISTEMA ESTADUAL DE REGISTRO ESCOLAR SISTEMA ESTADUAL DE REGISTRO ESCOLAR

30 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar CENSO ESCOLAR Fornece informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional, subsidiando a definição e a implementação de políticas orientadas para a promoção da eqüidade, efetividade e qualidade do ensino. Fornece informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional, subsidiando a definição e a implementação de políticas orientadas para a promoção da eqüidade, efetividade e qualidade do ensino.

31 CENSO ESCOLAR As informações coletadas no Censo Escolar servem de base para: As informações coletadas no Censo Escolar servem de base para: Cálculo do coeficiente de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Cálculo do coeficiente de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), entre outros. Repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), entre outros.

32 CENSO ESCOLAR Mantém um cadastro único e centralizado de escolas, alunos e docentes/auxiliares de educação infantil. Mantém um cadastro único e centralizado de escolas, alunos e docentes/auxiliares de educação infantil. Garante maior qualidade e fidedignidade das informações prestadas ao Censo Escolar. Garante maior qualidade e fidedignidade das informações prestadas ao Censo Escolar. Identifica a duplicidade de cadastro de alunos e docentes. Identifica a duplicidade de cadastro de alunos e docentes.

33 CENSO ESCOLAR Levantamento de informações estatístico- educacionais de âmbito nacional, realizado anualmente. Levantamento de informações estatístico- educacionais de âmbito nacional, realizado anualmente. A coordenação nacional é do INEP/MEC. A coordenação nacional é do INEP/MEC. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

34 CENSO ESCOLAR Esse levantamento abrange a Educação Básica, em suas diferentes etapas – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional em nível técnico – e modalidades – Ensino Regular, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Esse levantamento abrange a Educação Básica, em suas diferentes etapas – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional em nível técnico – e modalidades – Ensino Regular, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Abrange estabelecimentos de ensino de todas as redes (estadual, federal, municipal, privada). Abrange estabelecimentos de ensino de todas as redes (estadual, federal, municipal, privada).

35 CENSO ESCOLAR Pesquisa declaratória que tem como responsável pela informação o diretor ou secretário(a) municipal de educação, e cuja referência é a última quarta-feira de maio. Pesquisa declaratória que tem como responsável pela informação o diretor ou secretário(a) municipal de educação, e cuja referência é a última quarta-feira de maio.

36 CENSO ESCOLAR

37 O cronograma nacional é estabelecido por meio de portaria do Ministro da Educação, sendo de responsabilidade do Secretário de Estado da Educação, o seu cumprimento; O cronograma nacional é estabelecido por meio de portaria do Ministro da Educação, sendo de responsabilidade do Secretário de Estado da Educação, o seu cumprimento; Reunião Técnica Nacional - mês de abril; Reunião Técnica Nacional - mês de abril; Capacitação com os responsáveis nos NREs e municípios que atuam como multiplicadores para escolas – maio; Capacitação com os responsáveis nos NREs e municípios que atuam como multiplicadores para escolas – maio; ETAPAS DO CENSO ESCOLAR:

38 CENSO ESCOLAR Coleta, digitação e exportação (migração) dos dados pela Internet –maio a setembro; Coleta, digitação e exportação (migração) dos dados pela Internet –maio a setembro; Consistências e auditorias de qualidade dos dados informados – setembro; Consistências e auditorias de qualidade dos dados informados – setembro; Publicação dos Dados Preliminares no D.O.U. – outubro; Publicação dos Dados Preliminares no D.O.U. – outubro;

39 CENSO ESCOLAR Envio aos gestores municipais e estaduais de relatórios de matrícula e inconsistência de dados (auditorias) – outubro; Envio aos gestores municipais e estaduais de relatórios de matrícula e inconsistência de dados (auditorias) – outubro; Correção de problemas e inconsistências (auditorias) apontadas nos relatórios – novembro; Correção de problemas e inconsistências (auditorias) apontadas nos relatórios – novembro;

40 CENSO ESCOLAR Verificação final dos dados processados após análise e correção de inconsistências - novembro Verificação final dos dados processados após análise e correção de inconsistências - novembro Publicação final no D.O.U. - dezembro Publicação final no D.O.U. - dezembro A partir da publicação, esses dados são utilizados como base para repasse em todos os programas/projetos do MEC/INEP/FNDE. A partir da publicação, esses dados são utilizados como base para repasse em todos os programas/projetos do MEC/INEP/FNDE.

41 Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar Mudanças Ocorridas em Março/2010 Notes Enviado em 02/03/2010

42 Equipe do SERE/NRE Curitiba Bibianlene Nascimento Guimarães Juliana Teles Mendes Fone: e Site:


Carregar ppt "Sistema Estadual e Registro Escolar Sistema Estadual e Registro Escolar Complementação Curricular (Viva Escola) Complementação Curricular (Viva Escola)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google