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1 Modelos de Sistemas Distribuídos. Introdução - Dificuldades e ameaças para SD. Grande variação na utilização de SD )carga de trabalho e requerimentos.

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1 1 Modelos de Sistemas Distribuídos. Introdução - Dificuldades e ameaças para SD. Grande variação na utilização de SD )carga de trabalho e requerimentos de largura de banda e latência). Grandes variações de ambientes (heterogeneidade). Problemas internos (falhas, conflitos de atualização de dados, relógios não sincronizados).. Ameaças externas (ataques).. Modelos Arquiteturais. Requerimentos de Projeto para Arquiteturas Distribuídas

2 2 Introdução. Existem 2 conjuntos de modelos de sistemas distribuídos: -> Conjunto dos Modelos Arquiteturais; -> Conjunto dos Modelo Fundamentais;. Cada modelo tem a intenção de disponibilizar uma descrição abstrata e simplificada, mas consistente dos aspectos relevantes do projeto de sistemas distribuídos. Introdução

3 3 Modelos Arquiteturais estão preocupados com a disposição das partes do sistema distribuído e da relação entre elas Modelos Fundamentais preocupam-se com as propriedades que são comuns a todos os modelos arquiteturais. Introdução

4 4 Modelos Arquiteturais. A arquitetura de um Sistema é sua estrutura em termos de componentes especificados separadamente, e assim fazer um sistema confiável, gerenciável, adaptável e de custo razoável. Considerando:. Localização dos componentes na rede de computadores (definindo padrões de distribuição de dados e carga de trabalho). A inter-relação entre os componentes (os papéis funcionais e os padrões de comunicação entre eles). Termos que ajudam:.Processo servidor, processo cliente e processos pares Modelos

5 5 Arquitetura de Software. Originalmente é a estruturação do software como camadas ou módulos em um único computador e mais recentemente em termos de serviços oferecidos e requisitados entre processos localizados no mesmo ou em computadores diferentes. (ver fig. 2.1 pg 32 Coulouris 01) -> Plataforma (hardware/Sistema Operacional. Ex: intel x86/Windows, PowerPC/Mac OS X) -> Middleware (modelo de programação conveniente mascarando heterogeneidade) Arquitetura

6 6 Arquiteturas de Sistema. Cliente/Servidor: Quem requisita serviço assume o papel de cliente. Os servidores podem tornar-se clientes de outros servidores.. Processos Pares: Todos os processos praticam papéis similares interagindo cooperadamente (sem distinção entre servidores e clientes). Ex. Aplicação de quadro branco distribuído.. Serviços disponibilizados por múltiplos servidores: Servidores em computadores separados podem implementar serviços baseando-se na interação constante, particionando os componentes do serviço (objetos por ex.) e distribuí-los entre eles. Ex: Web. Servidores Proxy e Cache: Armazenamento de informações de forma a aumentar a performance. Ex. Web Arquitetura

7 7 Variações no Modelo Cliente/Servidor. Código Móvel. Ex. Applet. Agentes Móveis. Computadores de Rede (boot remoto). Thin Clients. Dispositivos móveis e Redes Espontâneas (computação ubíqua) Arquitetura

8 8 Requerimentos de Projeto para Arquiteturas Distribuídas. Performance - Tempo de Resposta (Responsiviness) - Throughput (taxa de processamento) - Balanceamento da Carga Computacional. Qualidade de Serviço - Afetada pela Confiabilidade, Segurança e Performance (características dos modelos fundamentais). Uso de Caching e Replicação (protocolos). Fidedignidade ou Confiabilidade - Tolerância a Falhas - Segurança Arquitetura


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