A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Distribuídos Silvia Cristina Sardela Bianchi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Distribuídos Silvia Cristina Sardela Bianchi."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Distribuídos Silvia Cristina Sardela Bianchi

2 Agenda Definição de sistemas distribuídos Características dos sistemas distribuídos Tipos de sistemas distribuídos Sistemas de computação distribuídos Sistemas de informação distribuídos Sistemas distribuídos pervasivos 2

3 Definição de Sistemas Distribuídos Um sistema distribuído é uma coleção de computadores autônomos conectados por uma rede e equipados com um sistema de software distribuído (Colouris). Um sistema distribuído é uma coleção de computadores independentes que apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente (Tanenbaum). 3

4 Definição de Sistemas Distribuídos Você sabe que existe um sistema distribuído quando a falha um computador que você nunca ouviu falar impede que você faça qualquer trabalho (Leslie Lamport). 4

5 Características Dos Sistemas Distribuídos 5 Compartilhamento de recursos Compartilhamento de recursos : – Hardware, software e dados – de maneira controlada e eficiente – Problema – Problema : segurança Concorrência Concorrência : – Atribuição de parcela de tempos para diferentes processos – Acesso concorrente a recursos compartilhados requer sincronização

6 Características Dos Sistemas Distribuídos 6 Heterogeneidade Heterogeneidade : – Rede, hardware, S.O., linguagens de programação, implementação de diferentes desenvolvedores. – Middleware: para suportar a heterogeneidade e oferecer uma visão de um sistema único.

7 Middleware 7 Interoperabilidade Interoperabilidade : – Middleware é um software de conectividade que consiste em um conjunto de serviços que permite a interação, através da rede, de múltiplos processos executando em uma ou mais máquinas.

8 Vantagens do Middleware Redução da complexidade: o middleware provê os serviços comuns de troca de mensagens entre os componentes do sistema. Transparência de localização. O cliente e o servidor não precisam se conhecer diretamente. Isola os componentes da aplicação de sua implementação que pode estar desenvolvida em outra linguagem e residente em outra plataforma.

9 Características Dos Sistemas Distribuídos 9 Abertura Abertura : – Possuem interfaces bem definidas e totalmente disponíveis (públicas). – IDL (Linguagem de definição de interface): nomes das funções, tipos de parâmetros, valores de retorno e possíveis execuções.

10 IDL: Linguagem de Definição de Interface O cliente necessita saber: o quais são os serviços que estão disponíveis no servidor. o como acioná-los. o quais os parâmetros devem ser passados. Portanto: o IDL é uma linguagem de definição e não de programação. o IDL é utilizada para definir interfaces e não para escrever algoritmos.

11 Exemplo da utilização da IDL CC++Java Delphi CJava IDL CLIENTESERVIDOR MIDDLEWARE

12 Exemplo da utilização da IDL: WSDL (Web Serivces)

13 Características Dos Sistemas Distribuídos 13 Transparência Transparência : – Acesso: oculta diferenças na representação de dados e no modo de acesso a um recurso. – Localização: oculta o lugar em que um recurso está localizado. – Migração: oculta que um recurso pode ser movido para uma outra localização. – Relocação: oculta que um recurso pode ser movido para uma outra localização enquanto o uso.

14 Características Dos Sistemas Distribuídos 14 Transparência Transparência : – Concorrência: oculta que um recurso pode ser compartilhado por diversos usuários concorrentes. – Replicação: oculta que um recurso é replicado. – Falha: oculta a falha e a recuperação de um recurso.

15 Características Dos Sistemas Distribuídos 15 Extensibilidade Extensibilidade : – Em caso de adição de software ou hardware, não há degeneração. Escalabilidade Escalabilidade : – Mudanças na escala do sistema computacional não modificam o comportamento do sistema. Tolerância a falhas Tolerância a falhas : – Alto grau de disponibilidade aos seus usuários, mesmo na presença de falhas. – Redundância de hardware, recuperação de software.

16 Tipos de sistemas distribuídos Sistemas de computação distribuídos Sistemas de informação distribuídos Sistemas distribuídos pervasivos 16

17 Sistemas de Computação Distribuídos Utilizado para tarefas de computação de alto desempenho. Distribuir a carga de uma determinada aplicação em vários computadores melhores adaptados para executar esta tarefa. Exemplo: Cluster, Computação em Grade, Computação em Nuvem.

18 18

19 Vantagens da distribuição de processamento Distribuir a carga de uma determinada aplicação em computadores melhores adaptados para executar esta tarefa. Utilizar recursos de hardware e software disponíveis em plataformas heterogêneas. Diminuição de custo: explorar os recursos computacionais existente.

20 Sistemas de Informação Distribuídos Sistemas de processamento de transações (Tanenbaum): Transação aninhada subtransação dois bancos de dados independentes Banco de dados da companhia aérea Banco de dados do hotel subtransação

21 Sistemas de Informação Distribuídos Sistemas de processamento de transações (Tanenbaum):

22 22 Exemplo de soluções: TIBCO, Websphere, Weblogic, etc. Sistemas de Informação Distribuídos Integração de aplicações empresariais (Tanembaum):

23 Sistemas Pervasivos Instabilidade é o comportamento esperado destes sistemas. Dispositivos de computação móveis e embutidos: o Pequenos, o Alimentação por bateria, o Mobilidade e conexão sem fio. Ausência de controle administrativo humano.: podem ser configurados pelos proprietários e precisam descobrir o ambiente automativamente. Dinamismo no ambiente. Pode não haver transparência na distribuição.

24 Sistemas Pervasivos Tipos de sistemas (Tanenbaum): o Sistemas domésticos: integram TV, sistemas de áudio e vídeo, jogos, etc.. o Sistemas eletrônicos para tratamento de saúde: o Redes de sensores

25 25


Carregar ppt "Sistemas Distribuídos Silvia Cristina Sardela Bianchi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google