A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Web Services Erika Hmeljevski Estefania Borm Leonardo Malagoli

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Web Services Erika Hmeljevski Estefania Borm Leonardo Malagoli"— Transcrição da apresentação:

1 Web Services Erika Hmeljevski Estefania Borm Leonardo Malagoli
Nicolas Timmerman Web Services

2 Agenda 1 Definição 2 Arquitetura 3 Padrões 4 Vantagens/Desvantagens

3 Web Sevices – O que são? São aplicações identificadas por uma URL, disponíveis na Web com a finalidade de oferecer serviços para integração de sistemas e comunicação entre aplicações diferentes. São serviços independentes de plataforma e de linguagem de programação.

4 Classes de Web Services
Big Web Services : o serviço oferece um conjunto arbitrário de operações RESTful Web Services : manipulam representações XML de recursos Web usando um conjunto uniforme de operações stateless.

5 Big Web Services As interações entre Web Services e outras aplicações é feita através da troca de mensagens XML em formato SOAP A forma de interação é pré-definida pelo próprio serviço, através da descrição da interface em WSDL São registrados com um registro de serviço privado ou público usando o padrão UDDI

6 Arquitetura de Web Services

7 Arquitetura de Web Services
Provedores: fornecem serviços e publicam a descrição dos serviços oferecidos Clientes: localizam as descrições de serviços e requisitam a sua execução Agência: (Service Discovery Agency) local de publicação da descrição de Web Services para respectiva localização

8 SOAP - Simple Object Access Protocol
Protocolo para troca de informações estruturadas entre aplicações, independente de plataforma ou linguagem. As mensagens SOAP são documentos XML que aderem a uma especificação fornecida pelo órgão W3C.

9 SOAP - Simple Object Access Protocol
Web services expõem objetos de negócio para chamadas SOAP através de HTTP e executam chamadas de funções remotas. Os consumidores dos web services estão aptos a invocar as chamadas de métodos no objetos remotos usando SOAP e HTTP.

10 WSDL- Web Services Description Language
Define os métodos, os parametros de E/S, os tipos de dados, o protocolo de transporte e a URL da extremidade onde o serviço Web será hospedado. Utiliza formato XML para descrever serviços web. Para efeito de comparação, WSDL equivaleria à IDL (Interface Definition Language) de Corba.

11 Elementos principais da WSDL
- Definições de tipos de dados - determinam a estrutura e o conteúdo das mensagens - Operações abstratas - especificam as operações que poderão ser realizadas ao conteúdo da mensagem - Ligação de serviços - definem o transporte de rede que carregará a mensagem até seu destino.

12 UDDI – Universal Description, Discovery and Integration
Protocolo padrão para publicar ou localizar serviços web em uma arquitetura orientada a serviços (SOA). Um serviço de registro UDDI gerencia informação sobre provedores, implementações e metadados de serviços. Provedores publicam serviços com UDDI. Clientes descobrem serviços com UDDI.

13 RESTful Web Services – Web API
Representational State Transfer é uma arquitetura utilizada para descrever interfaces Web que utilizam XML e HTTP, sem as abstrações adicionais dos protocolos baseados em trocas de mensagens (como o SOAP). Tem foco na interação com recursos stateful ao invés de mensagens ou operações.

14 RESTful Web Services – Web API
Permitem uma combinação de múltiplos Web Services em novas aplicações conhecidas como mashups. Serviços REST não requerem XML, SOAP ou WSDL.

15 Vantagens - Reutilização de aplicações existentes;
Utilização de padrões abertos; Interoperabilidade de plataformas e linguagens; Simplificação do processo de desenvolvimento;

16 Riscos e Desvantagens Disponibilidade Interfaces Imutáveis
Garantia de Execução Desempenho Segurança e Privacidade Suporte a transações

17 Referências Nascimento, Edson. Web Services: Sistemas de Informação cliente-servidor Notas de Aula. Oya, Juliano K. ; Silva, Denis T. Interoperabilidade entre aplicações utilizando Web Services e SOA.

18 Obrigada!


Carregar ppt "Web Services Erika Hmeljevski Estefania Borm Leonardo Malagoli"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google