A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (Parallel Virtual File System) Equipe: Alexandre Ferreira Gilson Carlos Kildare.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (Parallel Virtual File System) Equipe: Alexandre Ferreira Gilson Carlos Kildare."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (Parallel Virtual File System) Equipe: Alexandre Ferreira Gilson Carlos Kildare Alexandre Rodrigo Mendes PROFESSOR: ALBERTO VIEGAS

2 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 1. INTRODUÇÃO 1.1 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA Os PCs estão se tornando muito populares para criação de clusters em aplicações paralelas. Esse fato fez com aumentasse a quantidade de softwares para essa plataforma. Porém, existe uma área que ainda não avançou, que é o sistema I/O paralelo, diante desta carência iremos apresentar o PVFS como a soluções para este tipo de aplicação.

3 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 2. CONCEITOS PRELIMINARES CLUSTER - Pode ser definido como um conjunto de nós processadores (PCs ou estações) autônomos e que interligados comportam-se como um sistema de imagem única. NODE: Computador conectado a uma rede, podendo funcionar como servidor permanente ou temporário.

4 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 2. CONCEITOS PRELIMINARES

5 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 3. DEFINIÇÃO PVFS – (Parallel Virtual File System) é um sistema de arquivos distribuído desenvolvido para prover alta performance e escalabilidade paralela para clusters de PCs com sistema operacional linux.

6 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 4. CARACTERÍSTICAS DO PVFS: Distribuição física de dados em múltiplos discos e múltiplos nós; Acesso transparente para programas e aplicações já existentes, sem ter que recompilá-los; Alta performance de acesso em modo usuário; Um espaço de nomes consistente para todo o cluster (para um sistema de arquivos paralelo poder ser usado facilmente, ele deve prover um espaço de nomes único em todo o cluster, e deve ser possível acessá-lo através dos utilitários mais comuns).

7 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 5. FUNCIONAMENTO Os dados armazenados no PVFS são distribuídos entre vários nós que compõe o cluster, usando algoritmos de distribuição diferentes. Cada um desses nós é chamado de I/O node. Separando os dados em vários nós, as aplicações passam a ter muitos caminhos para encontrá-los, através da rede e através dos discos em que estão armazenados. Isso elimina o gargalo de I/O e aumenta o potencial total da banda para múltiplos clientes.

8 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 5. FUNCIONAMENTO PVFS divide os arquivos em várias partes entre os nós de dados, independentemente do tamanho deles.

9 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 6. OS COMPONENTES DO PVFS: SERVIDOR DE META-DADOS - (metadata server) é um daemon que gerencia todos os dados que constituem as informações, como: seu nome, sua localização na hierarquia de diretórios, seu dono, seus atributos, e como seus dados estão distribuídos entre os vários nós de dados do sistema, mas não o conteúdo dos arquivos.

10 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 6. OS COMPONENTES DO PVFS: O SERVIDOR DE DADOS (I/O server) - Gerencia o armazenamento do conteúdo dos arquivos, bem como a recuperação dos mesmos, nos discos locais conectados nos nós.

11 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 6. OS COMPONENTES DO PVFS: A API nativa do PVFS- possibilita acesso em modo usuário aos servidores do PVFS. Esta biblioteca, chamada de libpvfs, cuida das operações necessárias para mover dados entre os clientes e servidores, mantendo-as transparentes para o usuário. OBS: API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos)

12 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 6. OS COMPONENTES DO PVFS: O suporte no kernel do linux para o PVFS - provê as funcionalidades necessárias para se poder usar o comando mount nos clientes.

13 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 7. DIAGRAMA DOS COMPONENTES

14 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 7.1 Cliente realizando consulta 7. DIAGRAMA DOS COMPONENTES

15 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 8. INSTALAÇÃO O pacote para instalação está disponível no site: Arquivo: pvfs tar.gz Tutorial completo de instalação no site: talando-PVFS-no-CentOS.html

16 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 9. CONCLUSÃO O PVFS é um sistema de arquivos distribuído e paralelo que se preocupa em diminuir o gargalo provocado pelo tráfego de dados, seja pela rede, seja pela velocidade do armazenamento físico.

17 ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 10. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS CLUB DO HARDWARE Disponível em: Acesso em 28 de agosto de 2009 Instituto de Matemática e Estatística da USP Disponível em: sad/monografia.html Acesso em 30 agosto de 2009


Carregar ppt "ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADOS A OBJETO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (Parallel Virtual File System) Equipe: Alexandre Ferreira Gilson Carlos Kildare."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google