A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

António A. Arnaut N. Duarte 1 Teclado. 2 Dentro da área assinalada, deve habituar-se a dividi-la ao meio. Deve usar o dedo ou a mão do respectivo lado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "António A. Arnaut N. Duarte 1 Teclado. 2 Dentro da área assinalada, deve habituar-se a dividi-la ao meio. Deve usar o dedo ou a mão do respectivo lado."— Transcrição da apresentação:

1 António A. Arnaut N. Duarte 1 Teclado

2 2 Dentro da área assinalada, deve habituar-se a dividi-la ao meio. Deve usar o dedo ou a mão do respectivo lado (esquerda e direita) dentro da zona que lhe pertence, evitando o cruzar dos dedos ou das mãos no teclado. Se tem duas mãos...

3 António A. Arnaut N. Duarte 3 Os invisuais, por exemplo, sabem situar as mãos no teclado através de umas pequenas saliências que existem nas teclas que estão assinaladas. Por favor observe com atenção no seu teclado, e se quiser utilize o seu sentido do tacto, futuramente.

4 António A. Arnaut N. Duarte 4

5 5 Teclas de Função As teclas na fila superior do teclado, numeradas de F1 a F12, designam-se por teclas de função. Usam-se para facilitar a introdução de comandos, não necessitando de repetir uma sequência de teclas. Por exemplo, em qualquer aplicativo Windows, F1 é sempre Ajuda.

6 António A. Arnaut N. Duarte 6 Escape Em muitas aplicações serve para sair do programa. Anular. Nos aplicativos Windows, tem a mesma utilidade do botão Cancelar.

7 António A. Arnaut N. Duarte 7 Tabulador Usa-se para fazer avançar o cursor um certo número de espaços para a direita. No Word, por exemplo, tem imensa utilidade para fazer o início dos parágrafos. Ficam sempre todos alinhados e certos.

8 António A. Arnaut N. Duarte 8 Caixa Alta Quando se deseja continuar a introduzir dados em letras maiúsculas, prime-se esta tecla; quando activada, acende-se a luz indicadora no canto superior direito do teclado.

9 António A. Arnaut N. Duarte 9 Shift (mudar) Permite passar das letras minúsculas para maiúsculas e vice-versa, assim como usar os símbolos existentes na parte superior das teclas com algarismos e outros sinais de pontuação. Há 2 teclas (destros e canhotos).

10 António A. Arnaut N. Duarte 10 Ctrl (controle) Usa-se em conjunto com outras teclas. Quando usada deve manter-se premida até se pressionar a tecla complementar. Há 2 teclas (destros e canhotos).

11 António A. Arnaut N. Duarte 11 Alt (alternativa) Usa-se sempre em conjunto com outras teclas para a execução de determinadas funções do programa em uso. É a alternativa ao rato. Mais à frente veremos como se faz.

12 António A. Arnaut N. Duarte 12 Alt Gr (3º símbolo) Dá acesso a alguns símbolos e sinais indicados nas teclas e por vezes voltadas para o utilizador. Mais simplesmente, permite inserir o 3º símbolo das teclas (por - tecla 2 - para o ou o - tecla E - mais recentemente para o euro). Gr

13 António A. Arnaut N. Duarte 13 Barra de Espaços É a maior tecla existente no teclado. Usa-se para separar as palavras por um espaço, ou seja, premida uma vez faz avançar o cursor de texto um espaço para a direita. Se lá deixarmos ficar o dedo, continuará a dar espaços até.....

14 António A. Arnaut N. Duarte 14 Enter (comando) Faz mover o cursor da sua posição para o início da linha seguinte, ou seja, força a mudança de linha (ponto final, parágrafo). Usa-se para executar uma ordem (comando); prime-se esta tecla para o mandar executar. Há duas teclas – pode usar a que quiser !

15 António A. Arnaut N. Duarte 15 Backsapce (borracha) Faz mover o cursor uma posição para a esquerda, apagando o caracter imediatamente atrás, por isso, faz a vez da borracha, por exemplo no Word, quando nos enganamos.

16 António A. Arnaut N. Duarte 16 PrtScr (Print Screen) Usa-se para a impressão em papel, de qualquer imagem do écran (tela inteira). Em combinação com a tecla Alt, faz uma cópia da caixa de diálogo que estiver activa.

17 António A. Arnaut N. Duarte 17 Break (pausa) Quando premida (uma vez) pára a execução do programa em uso, assim como a apresentação no monitor. Quando premida novamente, volta tudo ao normal, ou seja, a funcionar novamente.

18 António A. Arnaut N. Duarte 18 Num Lock (teclado numérico) Usa-se para activar ou desactivar as teclas numéricas; para utilizar os números deve premir-se esta tecla, acendendo o indicador luminoso no canto superior direito do teclado.

19 António A. Arnaut N. Duarte 19 Teclas direccionais Como o próprio nome indica, são as teclas que nos permitem, por exemplo, deslocar num texto ou numa folha de cálculo, na direcção que pretendemos. Têm muita utilização nos jogos.

20 António A. Arnaut N. Duarte 20 Teclas auxiliares de texto TECLAO QUE FAZ... HOMELeva o cursor para o início da linha CTRL + HOMELeva o cursor para i início do texto ENDLeva o cursor para o fim da linha CTRL + ENDLeva o cursor para o fim do texto PAGE UPPágina anterior (desloca para cima) PAGE DOWNPágina seguinte (desloca para baixo)


Carregar ppt "António A. Arnaut N. Duarte 1 Teclado. 2 Dentro da área assinalada, deve habituar-se a dividi-la ao meio. Deve usar o dedo ou a mão do respectivo lado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google