A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS
PROF. LEONAM JUNIOR 8º ANO

2 O ESPAÇO ISLÂMICO NO CONTINENTE ASIÁTICO
Na Ásia existem 21 países cuja a população islâmica ultrapassa 50% de seus habitantes. Irã, Paquistão, Bangladesh e Indonésia são de maioria islâmica pertencente a outras etnias. Fundada por Maomé no século VII. É a religião que mais cresce em número de adeptos. População islâmica crescerá cerca de 35% em vinte anos, passando de 1,6 bilhões em para 2,2 bilhões em 2030. Segunda maior religião do mundo.

3 CARACTERÍSTICAS DO ISLAMISMO
Alá é o único Deus e Maomé é o último profeta. Voltar-se na direção da cidade de Meca. Orar cinco vezes ao dia. Jejuar no Ramadã. Ir no mínimo uma vez à cidade de Meca. Destaque para Sunitas e Xiitas. Sunitas: mais tolerantes a influência de outras culturas. (maioria da população) Xiitas: Mais tradicionalistas e menos tolerantes com outras culturas.

4 O BUDISMO NO CONTINENTE ASIÁTICO
Surgiu no nordeste da Índia 4 séculos antes de Cristo. Fundado por Sidarta Gautama, o Buda. Tem como princípios: Evitar o mal e fazer o bem. Cultivar a própria mente. Alcançar o fim do ciclo do sofrimento do indivíduo (samsara). Entendimento da realidade última (nirvana). Preservação da vida e moderação. Concentração meditativa para obter disciplina moral e a sabedoria.

5 BUDISMO E O DALAI LAMA Dalai Lama foi expulso do Tibete em 1959 pelo governo chinês. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1989 por não incentivar a violência na invasão tibetana. Tibete, Mongólia, Sri Lanka, Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja, Japão, Coreia do Sul, Vietnã e Malásia.

6 Dalai lama

7 DIVERSIDADE CULTURAL E CONFLITOS NA ÍNDIA
Segundo maior em população com 1 bilhão e 200 milhões de habitantes. Possui hinduístas, muçulmanos, cristãos, budistas, sikhs. 70% da população é indo-ariana, 25% dradivianos, 3% mongol. Conflitos étnicos e territoriais. Índia e Paquistão disputam o controle da Caxemira, região no norte da Índia controlada por hindus, sendo que na Caxemira a maioria da população é muçulmana.

8 REGIÃO DA CAXEMIRA

9

10 CONFLITOS NA ÍNDIA Guerrilha Maoista conhecida como Naxalita.
O Partido Comunista (maoista) luta pelos direitos dos mais pobres na zona rural. Atuam na fronteira da Índia com o Nepal e Paquistão (corredor vermelho).

11 DESERTO DE GOBI


Carregar ppt "CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google