A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICRO PROJETO DE ENSINO A Índia Antiga e o surgimento do Budismo: Uma forma de Contestação Por Letícia Vieira e Sandro Velleda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICRO PROJETO DE ENSINO A Índia Antiga e o surgimento do Budismo: Uma forma de Contestação Por Letícia Vieira e Sandro Velleda."— Transcrição da apresentação:

1 MICRO PROJETO DE ENSINO A Índia Antiga e o surgimento do Budismo: Uma forma de Contestação Por Letícia Vieira e Sandro Velleda

2 Objetivo Geral Contribuição do Budismo para a construção da cultura oriental. Objetivo Especifico Instigar o senso critico dos alunos trabalhando conceitos de ética, diversidade cultural, democracia e cidadania.

3 A Índia Antiga Chegada dos povos indo-europeus ao norte da Índia no século XVI a. C.; Divisão social em três Varnas, trifuncionalidade (sacerdotes, guerreiros e produtores); Criação de uma quatro varna para inclusão da população não lingüisticamente e culturalmente indo-européia; Justificação da superioridade dos Brâmanes através do Bramismo, religião extraída do Vedismo.

4 Surgimento de novas religiões Contestação do poder dos Brâmanes por duas novas heresias o Janismo e o budismo; Resposta dos Brâmanes através de reforma Religiosa, construído desta forma os princípios do hinduismo; Aumento das castas, sempre com os Brâmanes como classes dirigentes; O Buda histórico.

5 O rei Açoka Contribuição do Rei Açoka, imperador de Mauria, para difusão do budismo na Índia e sua expansão pelo sudeste asiático; Terceiro concílio e a divergências entre os theras (os mais velhos) e a Grande assembléia (ao mais novas e inovadores) Criação das escolas Theravada e Mahayana.

6 As escolas budistas Theravada - segue uma linha mais conservadora e fiel às doutrinas originais. Os seguidores baseiam-se no Cânone Páli, e almejavam retornar aos ensinamentos monásticos primitivos; Mahayana - Sendo um grupo progressista dentro do budismo, esta corrente abriu espaço para leigos, assimilando elementos das religiões nativas daqueles locais onde se estabelecia.

7 Expulsão do Budismo da Índia Morte do rei Açoka e progressivo combate dos brâmanes ao Budismo, uma vez que a nova religião ameaçava seus privilégios culminou com o declínio da religião na Índia e sua posterior expulsão do país. Entretanto o rei Açoka já havia feito um trabalho de difusão do budismo no sudeste asiático.

8 Expansão do Budismo e contribuição as culturas locais China, século I d.C., interação com o taoísmo, e interação social com as idéias de Confúcio; Coréia,século IV d.C., religião protetora do Estado, com força espiritual para unificação da península da Coréia; Japão, século VI d.C., contribuição para inserção da cultura chinesa no país; Entre o século VII e IX o Budismo perdeu força, mas suas raízes já estavam fixadas em diversos pontos da Ásia o que foi fundamental para seu renascimento.

9 A Globalização e o contra senso Hoje vivemos em uma sociedade globalizante aonde as diferenças sociais são enormes culminando com o desemprego, degradação da situação econômica que como conseqüência tem o aumento dos excluídos e dos abandonados a própria sorte. Deste contexto a perda da fé e da espiritualidade. O retorno da recessão e do desemprego faz reaparecer, no campo do imaginário sócio-cultural, novas crenças incompatíveis com o espírito da racionalidade, assim como, de formas mágicas, podemos citar, como exemplo, tarô, talismãs, cartas, quiromancias, curandeiros etc. É o acaso tomando o lugar do sagrado. Nessa perspectiva o ressurgimento de antigas religiões vem à tona. Nesse vácuo o budismo renasceu.

10 O budismo sempre foi uma religião que interagiu com a respectiva região, ao contrario de outras religiões, ela não faz oposição a crenças locais. A busca pela espiritualidade é seu ideal, porém não foge de procurar resolver as mazelas cotidianas das populações aonde esta estabelecida.

11 O Budismo Hoje Preocupação com a questão ecológica muito debatida no mundo globalizado; Oposição a Ditadura em Mianmar; Luta pela independência do Tibete, tendo em seu líder espiritual, Dalai Lama, prêmio Nobel da Paz, em 1989, o símbolo da resistência.

12

13

14 Não existe tal coisa como lixo apenas coisas úteis no lugar errado (autor desconhecido)

15 O budismo e o Ocidente Introduzido, no século XIX, pelo filosofo alemão Arthur Schopenhauer, bem como por imigrantes chineses e japoneses na Europa e Ámerica; As guerras do Vietnã e a repressão chinesa no Tibete provocaram a fuga de centenas de monges para o Ocidente; Entre os locais escolhidos para o exílio estava o estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

16 Cultura Filmes: Sete anos no Tibet O pequeno Buda Livros de Dalai Lama que se tornaram best Sellers.

17 "Transformar nosso coração e mente é compreender como funcionam os pensamentos e as emoções" Dalai Lama


Carregar ppt "MICRO PROJETO DE ENSINO A Índia Antiga e o surgimento do Budismo: Uma forma de Contestação Por Letícia Vieira e Sandro Velleda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google