A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Budismo existe há mais de 2.500 anos e é uma das principais influências religiosas, artísticas e culturais provenientes do Oriente. O budismo é originário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Budismo existe há mais de 2.500 anos e é uma das principais influências religiosas, artísticas e culturais provenientes do Oriente. O budismo é originário."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Budismo existe há mais de anos e é uma das principais influências religiosas, artísticas e culturais provenientes do Oriente. O budismo é originário do norte da Índia, onde nasceu Buda, o seu fundador. O budismo é mais do que uma religião, é uma filosofia de vida de caráter psicológico, não é uma crença, mas um venha e veja, uma filosofia, cujos ensinamentos de mais de anos não foram ultrapassados pelos avanços da Filosofia ou Psicologia.

3 Esta religião tem como objetivo a Correta Compreensão, ou seja, o reconhecimento da existência do sofrimento, a verdade da causa do sofrimento, o eterno auge do sofrimento ou o Nirvana e o verdadeiro caminho que leva á cessação do sofrimento, também conhecido como o Nobre Caminho Óctuplo ou o Caminho da Correta compreensão. O conhecido Buda Interior não é nenhum Deus ou qualquer representação transcendente, é a alma humana, o eu, é a parte das pessoas que é capaz de lidar com as dificuldades emocionais, como a angústia, a dor e a auto-imagem. Aceitar o nosso Buda Interior é saber quem somos, é o auto-conhecimento.

4 Existem várias formas de evolução espiritual, entre elas a meditação. Esta, de nome original Bhavana, que significa cultivo do desenvolvimento mental, tem como objetivo libertar a mente dos contínuos pensamentos, das impurezas e perturbações e cultivar qualidades para assim poder levar o homem á mais alta sabedoria de ver as coisas tal como elas são, de ter uma visão interior, o Nirvana. No budismo, a meditação tem como principal objetivo a introspecção, ou seja, desenvolver o auto-conhecimento que só poderá ser realmente atingido quando existe tranquilidade e concentração. Segundo os budistas a concentração leva à sabedoria.

5 O que hoje somos deve-se aos nossos pensamentos de ontem que condicionaram nosso comportamento, e são os nossos atuais pensamentos que constroem a nossa vida de amanhã; a nossa vida é a criação da nossa mente. Se um homem fala ou atua com a mente impura, o sofrimento lhe seguirá da mesma forma que a roda do carro segue ao animal que a arrasta.

6 O fundador do budismo, a quem chamamos Buda, de nome Siddharta Gautama, foi um ser de personalidade excepcional como demonstra a sua lenda.

7 A Primeira Nobre Verdade é a de que a vida é o dukkha, geralmente traduzido por sofrimento. A Primeira Verdade Nobre determina que tudo na vida é sofrimento: O nascimento é sofrimento, envelhecer é sofrimento, a morte é sofrimento, estar ligado àquilo de que não gostamos é sofrimento, separarmo-nos do que amamos é sofrimento, não obter o que almejamos é sofrimento. Segunda Nobre Verdade Buda revela que o sofrimento é causado pelo anseio do homem – o tanha. O tanha é um anseio específico, o desejo da própria satisfação. AS QUATRO NOBRES VERDADES

8 A Terceira Nobre Verdade deriva da Segunda. Se a causa da inadequação da vida é o anseio egoísta, a sua cura reside no ultrapassar deste anseio. Se nos pudéssemos libertar dos estreitos limites dos interesses egoístas para nos dedicarmos à vasta extensão da vida universal, poderíamos aliviar o tormento. A Quarta Nobre Verdade mostra como alcançar a cura. O suplantar do tanha, a saída da nossa prisão, consegue-se através do Caminho das Oito Vias.

9 Roda Do Dharma Representa o Dharma e a própria iluminação, a roda simboliza o evoluir da Lei Universal e dos ensinamentos dos iluminados, em teoria e prática.

10 Ensinamentos de Buda Buda estabeleceu oito princípios ou Regras de Vida que devem ser observadas pelos seus seguidores... e por todos: A Verdadeira Crença: é a crença de que a Verdade é o guia do Homem; A Verdadeira Resolução: ser sempre calmo e nunca fazer dano a nenhuma criatura viva; A Verdadeira Palavra: nunca mentir, nunca difamar ninguém e nunca usar linguagem grosseira ou áspera; O Verdadeiro Comportamento: nunca roubar, nunca matar, e nunca fazer nada de que uma pessoa possa mais tarde arrepender-se ou envergonhar-se;

11 A Verdadeira Ocupação: nunca escolher uma ocupação que seja má, tal como falsificação, manejo de coisas roubadas e coisas semelhantes; O Verdadeiro Esforço: procurar sempre o que é bom e afastar-se do que é mau; A Verdadeira Contemplação: ser sempre calmo e não permitir-se pensamentos que sejam dominados pela alegria ou pela tristeza; A Verdadeira Concentração: consegue-se quando todas as outras regras forem seguidas e uma pessoa tenha atingido o nível da paz perfeita.

12 Os Dalai Lamas são governantes espirituais e temporais do Tibete desde o século XIII. O Dalai Lama não é eleito, ele nasce para a posição, e este nome significa oceano de sabedoria. O atual Dalai Lama do Tibete é Tenzin Gyatso. Este nasceu em 6 de julho de 1935 com o nome de Lhamo Thondup na aldeia de Takster.

13 Aos dois anos foi considerado a 14ª reencarnação de Buda e em 1940 foi levado para a capital Lhasa onde foi declarado chefe tibetiano, e aos 15 anos foi considerado uma autoridade máxima após rigorosa preparação que incluía estudos de filosofia, história e claro, do budismo. Devido à ocupação da China no Tibete, em 1959, exila- se na Índia, juntamente com mais de cem refugiados. Em 1989, o 14º Dalai Lama recebeu o prémio Nobel da Paz, devido ao fato de ser um apoiante da não- violência, da tolerância, do diálogo e da preservação dos recursos naturais do planeta.

14 Abhaya Mudra Gesto da Coragem e da Renúncia Mudras: Gestos das Mãos Bhumisparsa Mudra Gesto Para Receber Iluminação Bhutadamara Mudra Gesto de Proteção Contra o Mal

15 Dharmacakra Mudra Gesto do Ensinamento Dhyana Mudra Gesto de Meditação

16 Namaskara Mudra Gesto de Oração Tarjani Mudra Gesto de Proteção Contra o Mal Varada Mudra Gesto da Compaixão

17 O Lótus Branco Simboliza pureza de corpo, discurso e mente e o florescimento das ações na liberação da felicidade.


Carregar ppt "O Budismo existe há mais de 2.500 anos e é uma das principais influências religiosas, artísticas e culturais provenientes do Oriente. O budismo é originário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google