A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia 2 Capítulo 1 – Exercícios (1ª Série) Alexsandra Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia 2 Capítulo 1 – Exercícios (1ª Série) Alexsandra Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Biologia 2 Capítulo 1 – Exercícios (1ª Série) Alexsandra Ribeiro

2 INSTRUÇÕES Leia atentamente cada questão e faça o que se pede. Responda cada questão sempre no modo de edição, ou seja, não responda no modo de apresentação. Após resolver as questões salve o arquivo com o seu nome na pasta indicada pelo professor Bons estudos!

3 Organize cada taxon abaixo relacionando-os com a figura abaixo: (arraste a caixa de texto posicionando-a ao lado de acordo com a sequência indicada na figura) ESPÉCIE REINO FAMÍLIA ORDEM FILO GÊNERO CLASSE

4 Organize as letras embaralhadas montando a palavra correta, após decifrar a palavra, defina-a, como mostra o exemplo: (DICA: A primeira letra é a inicial da palavra a ser decifrada). F G O L I E A I N H I M O G L O A O A L A N O I A G C A D L A R G A M O FILOGENIA – designa as relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos.

5 RECORDANDO O QUE VOCÊ ESTUDOU NO CAPÍTULO 1, CORRIJA OS TERMOS CIENTÍFICOS A SEGUIR NAS CAIXAS DE TEXTO EM BRANCO AO LADO DE CADA TERMO CIENTÍFICO: ARAUCARIA Angustifolia canis familiares Sapiens Homo FELIS CATUS

6 BASEANDO-SE NA FIGURA ABAIXO, RESPONDA: a) Que tipo de conceito de espécie está relacionada a figura? b) Diferencie as duas principais definições de espécie.

7 Analise as figuras a seguir e classifique os órgãos apresentados em cada figura em órgãos análogos ou homólogos, justificando sua resposta. R – R –

8 Classificando-se os seres vivos, é possível estabelecer uma ordem na diversidade da natureza, facilitando a sua compreensão. Assim, assinale V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas: ( ) O sistema binomial de nomenclatura adota a Espécie como unidade básica de classificação. ( ) Em taxonomia, uma Ordem engloba diversas Famílias, assim como um Gênero reúne diferentes Espécies. ( ) Um determinado vegetal, de acordo com a classificação vigente, pertencerá obrigatoriamente a um Reino, a um Filo ou Divisão, a uma Classe, a uma Ordem, a uma Família, a um Gênero e a uma Espécie. ( ) O Reino Protista engloba organismos unicelulares eucariontes, entre os quais se incluem protozoários e certas algas. ( ) O Reino Fungi engloba os cogumelos, os liquens e as briófitas. ( ) Os seres vivos pertencentes ao Reino Monera se caracterizam por serem todos unicelulares, com uma membrana nuclear bem estruturada.

9 De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico 'Felis catus' aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem ('Felis silvestris'), o lince ('Felis lynx') e o puma ou suçuarana ('Felis concolor') são espécies relacionadas ao gato. a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados? b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico? c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais. Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique. RESPOSTAS: a) b) c) RESPOSTAS: a) b) c)

10 De acordo com as principais características dos representantes de cada reino, associe as colunas abaixo, ligando cada reino as suas respectivas características: Reino Monera Reino Protista Reino Fungi Reino Metazoa Reino Metaphyta Representados por seres eucariontes, pluricelulares e heterótrofos. Representados por seres eucariontes e heterótrofos como o bolor e a levedura. Representados por seres eucariontes como o plasmódio, a ameba e as diatomáceas. Representados por seres procariontes e unicelulares como as bactérias e as cianofíceas. Representados por seres eucariontes, autótrofos e pluricelulares. DICA!! Clique em uma das retas ao lado e posicione de acordo com o reino e sua característica.

11 Cite o nome das representações abaixo e cite uma semelhança e uma diferença entre elas. SEMELHANÇA: DIFERENÇA:

12 De acordo com seus conhecimentos sobre vírus, DESCREVA as principais características desse sistema biológico (vírus), acrescente uma figura que represente o vírus e EXPLIQUE duas doenças causadas por vírus.

13


Carregar ppt "Biologia 2 Capítulo 1 – Exercícios (1ª Série) Alexsandra Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google