A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P LATELMINTOS Vermes achatados. C ARACTERÍSTICAS GERAIS Possui representante de vida livre (planária) e também parasitas (tênia) Possuem o corpo fino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P LATELMINTOS Vermes achatados. C ARACTERÍSTICAS GERAIS Possui representante de vida livre (planária) e também parasitas (tênia) Possuem o corpo fino."— Transcrição da apresentação:

1 P LATELMINTOS Vermes achatados

2 C ARACTERÍSTICAS GERAIS Possui representante de vida livre (planária) e também parasitas (tênia) Possuem o corpo fino e alongado, porém ao contrário dos outros vermes esse corpo é achatado. Possuem representantes hermafroditas e de sexos separados.

3 R EPRESENTANTES Planária Tênia Esquistossomo

4 P LANÁRIA Platelminto de vida livre, não causam doenças; Vivem na água ou em locais úmidos; Podem ter até 60 cm de comprimento; São hermafroditas; Reproduz-se sexuada ou assexuadamente; Possuem alta capacidade reprodutiva.

5 P LANÁRIA

6 TÊNIA São parasitas e portanto provocam doenças; São hermafroditas; Pode atingir até 12 metros de comprimento; A Taenia solium pode ser encontrada na carne de porco, já a Taenia saginata pode ser encontrada na carne de boi. O home é o hospedeiro definitivo da tênia.

7 TÊNIA

8 C ICLO DA TENÍASE

9 C OMO PREVENIR ? A prevenção pelos órgãos de saúde pública é feita por meio da melhoria da higiene e controle da alimentação de suínos e bovinos; Instalação de fossas e redes de esgotos adequadas; A prevenção pessoal passa pelo consumo de carne de porco ou boi exclusivamente bem cozida.

10 E SQUISTOSSOMO Causador da esquistossomose, também chamada de doença do caramujo; São de sexos separados; Vivem nas veias do fígado e do intestino delgado do homem; O caramujo é o hospedeiro intermediário e o homem é o hospedeiro definitivo.

11 C ICLO DA ESQUISTOSSOMOSE

12 C OMO PREVENIR ? Evite nadar ou se banhar em água contaminada; Evite águas de origem desconhecida; Erradicação de caracóis (um hospedeiro intermediário para o parasita) em áreas utilizadas por seres humanos; Instalação de fossas e redes de esgotos adequadas.

13 N EMATÓIDES Vermes cilíndricos

14 C ARACTERÍSTICAS GERAIS Vermes cilíndricos de extremidades afiladas; Muitos são parasitas de plantas e animais; Possuem sistema digestório completo; A maioria é microscópico, mas alguns podem passar de um metro;

15 A SCARIS LUMBRICOIDES Causa a ascaridíase, doença que ataca cerca de 25% da população mundial; Podem medir de 15 a 40 cm de comprimento; São de sexos separados; O verme adulto vive no intestino humano; Se não houver tratamento pode levar a morte; Os sintomas variam de acordo com a quantidade de verme parasitando o indivíduo, mas os mais comuns são dor de barriga, emagrecimento, fraqueza, mal-estar, entre outros.

16

17 C OMO PREVENIR ? Higiene pessoal e com os alimentos; Saneamento básico e redede esgoto; Beber sempre água tratada.

18 A NCYLOSTOMA DUODENALE Causa a ancilostomose ou amarelão; O verme se fixa na parede do intestino humano por meio de estruturas semelhantes a dentes; Perfuram a parede do intestino e chegam até os vasos sanguíneos de onde retiram o sangue que serve para alimentarem-se; Provocam anemia, fraqueza, cansaço, falta de ar.

19

20 E NTEROBIUS VERMICULARIS Causa a oxiurose ou enterobíase, que provoca lesões na mucosa do ânus, cólica, tontura e vômito; A movimentação das fêmeas na região do ânus provoca coceira intensa no local; Mede cerca de 1 cm de comprimento; Vivem no intestino grosso humano; A higiene pessoal e com os alimentos previne a contaminação pelo verme.

21 W UCHERERIA BANCROFTI Causador da filariose ou elefantíase; Esse verme causa obstrução dos vasos linfáticos provocando inchaço de algumas regiões do corpo, principalmente nos membros inferiores.


Carregar ppt "P LATELMINTOS Vermes achatados. C ARACTERÍSTICAS GERAIS Possui representante de vida livre (planária) e também parasitas (tênia) Possuem o corpo fino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google