A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Alexsandra Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Alexsandra Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Alexsandra Ribeiro

2 BRIÓFITAS São plantas que apresentam características de transição do ambiente aquático para o terrestre. Não possuem raízes e a absorção da água ocorre diretamente através da superfície do corpo do gametófito em contato com o substrato, fixo por meio de estruturas denominadas de RIZÓIDES. São vegetais onde começa a diferenciação de tecidos como a epiderme para proteção. Como qualquer outro vegetal, são capazes de realizar fotossíntese, sendo autótrofos fotossintetizantes.

3 BRIÓFITAS São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão célula a célula. O que limita o tamanho desses vegetais. O transporte de água de célula a célula é muito lento e as células mais distantes morreriam desidratadas. São plantas comuns em locais úmidos e que não recebem luz direta do sol. São sensíveis à poluição e a ausência delas indica má qualidade do ar.

4 BRIÓFITAS A restrição a locais úmidos deve-se à ausência dos vasos condutores e também à dependência da água para reprodução.

5 Briófitas- Representantes Hepáticas- Hepatos= fígado. -O nome hepática vem da aparência de algumas espécies com o fígado humano; -Cerca de espécies viventes; -Ocorrem principalmente em locais úmidos e sombreados (temperados e tropicais); freqüentemente epífitas; -O gametófito é a geração dominante; se fixam no solo por meio de rizóides e formam estruturas chamadas de gametófitos.Após a fecundação, o ovo ou zigoto dá origem ao esporófito. -O esporófito é pequeno e nutricionalmente dependente do gametófito; -Células dos gametófitos possuem muitos cloroplastos.

6 Briófitas-Representantes Musgos O gametófito cresce verticalmente. Possui um eixo ereto principal- CAULÓIDE de onde partem os filóides. Nesse grupo estão os musgos- de-turfeira, que têm grande importância econômica. Eles forma a turfa, utilizada no melhoramento da textura e da capacidade de retenção de água nos solos. Podendo, ainda, depois de seca ser utilizada como combustível.

7 Ciclo de vida das briófitas

8 PTERIDÓFITAS Primeiras plantas vasculares. A presença de vasos aumenta a eficiência do transporte de nutrientes. Primeiras a apresentar tecidos de sustentação. Se mantendo eretas e maiores que as briófitas. Vivem em ambientes úmidos,porém recebem mais luminosidade que as briófitas. Possuem raiz e caule definido,Não apresentam flores ou sementes. Podendo ser epífitas (vivem sobre o tronco de árvores) ou aquáticas. Os principais exemplos de pteridófitas são as samambaias e as avencas.

9 PTERIDÓFITAS Vasos condutores Xilema- transporta água e sais minerais das raízes até as folhas. Floema- transporta o açúcar e outros componentes orgânicos das folhas, onde é produzida, para as demais partes da planta O xilema é constituído por estruturas denominadas traqueídes-são células mortas e ocas. Suas paredes celulares são reforçadas de lignina, uma substância rígida e impermeável. O floema é constituído por células crivadas- São células alongadas e vivas, com citoplasma mas sem núcleo.

10 PTERIDÓFITAS

11

12 A fase duradoura é o esporófito. O esporófito possui esporângios, que se agrupam em estruturas chamadas soros. O gametófito, denominado prótalo, é bem menos desenvolvido que o esporófito A maioria das samambaias são hermafroditas.

13 Ciclo reprodutivo das pteridófitas HAPLODIPLOBIONTE


Carregar ppt "BRIO=musgo; FITO= planta Prof: Alexsandra Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google