A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOLOGIA Professor: Adair Disciplina: Biologia CAJI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOLOGIA Professor: Adair Disciplina: Biologia CAJI."— Transcrição da apresentação:

1

2 CITOLOGIA Professor: Adair Disciplina: Biologia CAJI

3 CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades funcionais e estruturais básicas dos seres vivos!

4 A história da Citologia Hans e Zaccharias Janssen- No ano de 1590 inventaram um pequeno aparelho de duas lentes que chamaram de microscópio. Robert Hooke ( )- Em 1665 observou os espaços vazios de uma cortiça, os quais chamou de célula (pequena cela)

5 A história da Citologia Theodor Schwann (1839) – observa a existência de células nos animais e nos vegetais. Todos os seres vivos são constituídos por células! TEORIA CELULAR

6 TEORIA CELULAR TEORIA CELULAR TODO SER VIVO É CONSTITUÍDO POR CÉLULA TODO METABOLISMO OCORRE EM NÍVEL CELULAR TODO SER VIVO ORIGINA-SE DE CÉLULAS PRÉ-EXISTENTES (BIOGÊNESE) TODA CÉLULA POSSUI MATERIAL GENÉTICO (DNA/RNA)

7 CITOLOGIA Microscópio óptico (até 2000 vezes); Microscópio eletrônico (até 100 milhões de vezes);

8 Citologia Os seres vivos formados por células podem ser divididos em: –Unicelulares: Seres vivos formados por uma única célula. Ex: bactérias, algas e protozoários.

9 Citologia Seres pluricelulares: seres vivos formados por muitas células. Ex: animais e vegetais.

10 Citologia As células podem ser categorizadas por tamanho: –Microscópicas (< 0,1 mm). –Macroscópicas (> 0,1 mm): podem ser vistas a olho nú.

11 Formas das células Esféricas Fusiformes (alongadas) Discóides Estreladas

12 Classificação de Bizozzero Células lábeis: células dotadas de ciclo vital curto. Continuamente produzidas pelo organismo, permitem o crescimento e a renovação constante dos tecidos onde ocorrem. Exemplos: glóbulos brancos (leucócitos), glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e células epiteliais (revestimento). Células estáveis: células dotadas de ciclo vital médio ou longo, podendo durar meses ou anos. Produzidas durante o período de crescimento do organismo essas células só voltam a ser formadas em condições excepcionais, como na regeneração de tecidos (uma fratura óssea, por exemplo). Dentre as células estáveis, podemos citar: osteócitos (ósseas adultas), hepatócitos (células do fígado), células pancreáticas, musculares lisa etc.

13 Células permanentes: células de ciclo vital muito longo, coincidindo, geralmente, com o tempo de vida do indivíduo. São produzidas apenas durante o período embrionário. Na eventual morte dessas células, não há reposição, uma vez que o indivíduo nasce com o número completo e necessário de suas células permanentes. Essas células simplesmente aumentam de volume, acompanhando o crescimento do indivíduo. Como permanentes, podemos citar as células nervosas (neurônios) e as células musculares estriadas.

14 Estruturas das células Basicamente uma célula é formada por três partes básicas: –Membrana: capa que envolve a célula; –Citoplasma: região que fica entre a membrana e o núcleo; –Núcleo: estrutura que controla as atividades celulares.

15 A Membrana Plasmática É uma capa dupla que envolve e protege todo o interior da célula. Permeabilidade Seletiva: capacidade de selecionar as substâncias que entram e saem da célula.

16 Parede celulósica É constituída pela celulose. Reduz a perda de água e promove a rigidez das células.

17 Citoplasma Fica entre a membrana e o núcleo; É preenchido pelo hialoplasma; É onde encontram-se dispersos os organóides (organelas citoplasmáticas) que garantem o bom funcionamento da célula;

18

19 Organelas Citoplasmáticas Complexo de Golgi: É formado por pequenas bolsas. Serve para armazenar e descartar substâncias. Mitocôndria: Responsável pela respiração celular e produção de energia. Células que utilizam bastante energia tem muitas mitocôndrias, por exemplo, as células musculares.

20 Lisossomos: São estruturas responsáveis pela digestão da célula. Retículo Endoplasmático: É responsável pelo transporte, distribuição e armazenamento de substâncias. Forma uma rede de canais que ocupam grande parte do Citoplasma.

21 Centríolos: Participam do processo de formação de cílios e flagelos e da divisão celular (multiplicação das células). Cloroplastos: São responsáveis pela fotossíntese. É nestas estruturas que encontramos a CLOROFILA (pigmento verde). São encontrados apenas nas células vegetais!

22 Núcleo O Núcleo atua na reprodução celular. Também é portador das características hereditárias e coordena as atividades celulares.

23 Carioteca: membrana dupla e porosa que envolve o Núcleo, permitindo a comunicação com o Citoplasma; Nucleoplasma: massa fluída limitada pela Carioteca que ocupa o interior do núcleo; Cromatina: material constituído por DNA (material genético). Responsável pelas CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS. Nucléolo: estrutura que produz proteínas.

24 Ocorre a favor do gradiente de concentração sem gasto de energia (ATP). TRANSPORTE PASSIVO

25 OSMOSE Passagem de solvente do meio menos concentrado em soluto para o meio mais concentrado em soluto.

26

27 TIPOS DE SOLUÇÕES HIPERTÔNICA ISOTÔNICA HIPOTÔNICA

28 ESQUEMA DA SETINHA -(SOLUTO) +(SOLUTO) SOLVENTE

29 SITUAÇÃO I - OSMOSE SOLUÇÃO DO MEIO: HIPERTÔNICA CÉLULA FLÁCIDA (MURCHA) - +

30 SOLUÇÃO DO MEIO: HIPOTÔNICA CÉLULA TÚRGIDA (INCHADA) + - SITUAÇÃO II - OSMOSE

31 SOLUÇÃO DO MEIO: ISOTÔNICA CÉLULA NORMAL = = SITUAÇÃO III - OSMOSE

32 DIFUSÃO FACILITADA Passagem de macromoléculas por proteínas carreadoras denominadas PERMEASES.

33 Ocorre contra o gradiente de concentração com gasto de energia (ATP). Exemplo: BOMBA DE Na + ( Sódio ) e K + ( Potássio) TRANSPORTE ATIVO

34 A célula gasta energia, na forma de ATP, para fazer o transporte oposto desses íons: colocar o Na+ (vermelho) para fora e colocar o K+ (azul) para dentro.

35 TRANSPORTE EM QUANTIDADE

36 ENDOCITOSE FAGOCITOSE Englobamento de partículas SÓLIDAS por pseudópodes. PINOCITOSE Englobamento de partículas LÍQUIDAS por invaginações.

37 EXOCITOSE CLASMOCITOSE OU CLASMATOSE Eliminação de resíduos.


Carregar ppt "CITOLOGIA Professor: Adair Disciplina: Biologia CAJI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google