A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVO apresentar dados primários sobre Redes Bayesianas, enquanto uma das áreas da Inteligência Artificial (IA), visando a que os alunos da disciplina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVO apresentar dados primários sobre Redes Bayesianas, enquanto uma das áreas da Inteligência Artificial (IA), visando a que os alunos da disciplina."— Transcrição da apresentação:

1 REDES BAYESIANAS APRESENTAÇÃO AO CEAAE 2008 ÁREAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

2 OBJETIVO apresentar dados primários sobre Redes Bayesianas, enquanto uma das áreas da Inteligência Artificial (IA), visando a que os alunos da disciplina conheçam informações preliminares das áreas de IA.

3 ROTEIRO A IDÉIA E A HISTÓRIA O CONCEITO UM EXEMPLO APLICAÇÕES

4

5 A IDÉIA Redes bayesianas - modelos que denotam os relacionamentos probabilísticos entre as variáveis, possuindo: Estrutura qualitativa: representando as dependências entre os nós. Estrutura quantitativa: tabelas de probabilidades condicionais dos nós, avaliando, em termos probabilísticos, as dependências.

6 A HISTÓRIA TERMO “REDES BAYESIANAS” FOI USADO POR PEARL (1985)
O TEOREMA:

7 P(xi | xi-1 , ..., x1) = P(xi | Pais (xi))
O CONCEITO P(x1,...,xn) = P(x1 | xn-1 , ..., x1 ) P(xn-1,...,x1) P(x1,...,xn) = P(x1 | xn-1 , ..., x1 ) P(xn-1 | xn-2 , ..., x1 ) ... P(x2 | x1) P(xi | xi-1 , ..., x1) = P(xi | Pais (xi))

8 UM EXEMPLO No jardim de uma casa há apenas duas formas da grama ficar molhada, pela chuva ou pelo regador. Dado que a grama está molhada, qual a probabilidade de ter chovido? Dado que a grama está molhada, qual a probabilidade de o regador ter sido ligado? A chuva tem um efeito direto no uso do regador: quando chove provavelmente não se liga o regador. Pode ser modelada com uma rede bayesiana. três variáveis têm dois estados possíveis T (para verdadeiro) e F (para falso).

9 UM EXEMPLO

10 UM EXEMPLO Seria a probabilidade de estar chovendo dado que a grama está molhada.

11 APLICAÇÕES Inferência bayesiana Máquina de inferência (SE)
Construção de uma distribuição de probabilidades posteriores, dadas probabilidades a priori. Realizada através de cálculos probabilísticos. Utiliza as informações existentes na rede bayesiana. Máquina de inferência (SE)

12 APLICAÇÕES Navegação Terrestre:
(utilidade: Inteligência Artificial no sistema eletrônico de artefatos, “fornecimento” de conhecimento - tentativa do alvo usar meios de despistamento). Reconhecimento de voz: (utilidade na inserção de inteligência na operação de equipamentos de vigilância acústica). Recuperação em Base de Dados de Imagem e Vídeo: (utilidade na recuperação dos dados recebidos com interferência do inimigo).

13 ROTEIRO A IDÉIA E A HISTÓRIA O CONCEITO UM EXEMPLO APLICAÇÕES

14 OBJETIVO apresentar dados primários sobre Redes Bayesianas, enquanto uma das áreas da Inteligência Artificial (IA), visando a que os alunos da disciplina conheçam informações preliminares das áreas de IA.

15 “In hoc signo vinces.” (Com este símbolo vencerás)
(Eusébio, Vita Constantini).


Carregar ppt "OBJETIVO apresentar dados primários sobre Redes Bayesianas, enquanto uma das áreas da Inteligência Artificial (IA), visando a que os alunos da disciplina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google