A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE 1.Observe a imagem abaixo e assinale o nome referente a estrutura indicada : (A)Pecíolo (B) Bainha (C) Limbo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE 1.Observe a imagem abaixo e assinale o nome referente a estrutura indicada : (A)Pecíolo (B) Bainha (C) Limbo."— Transcrição da apresentação:

1 CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE 1.Observe a imagem abaixo e assinale o nome referente a estrutura indicada : (A)Pecíolo (B) Bainha (C) Limbo (D) Estípula (E) Nervura 2. Observe o exemplar abaixo e assinale corretamente quais estruturas estão indicadas : ( A) Estames (B) Pétalas (C) Ovário (D) Sépalas (E) Grãos de pólen

2 3. O caule possui duas importantes funções. Quais das alternativas abaixo representam as funções do caule : (A) Somente a alternativa IV (B) As alternativas II e IV (C) As alternativas I e III (D) As alternativas II e III I) Sustentação II) Fixação III) Transporte de seiva da raiz para a folha e vice-versa IV) Realização da fotossíntese 4. Uma pessoa tem as seguintes plantas em seu jardim: musgo, samambaia, pinheiro e rosa. Porém deseja fazer um arranjo de flores utilizando somente plantas com vasos condutores de seiva. Quais plantas ela deverá utilizar em seu arranjo? SABAMBAIAS, PINHEIRO E ROSA 5. Qual a principal diferença entre as gimnospermas e as angiospermas? AS ANGIOSPERMAS POSSUEM FLORES, FURTOS E SEMENTES E AS GIMNOSPERMAS APENAS SEMENTES. 6. Quais as substâncias que as raízes retiram do solo para nutrir as plantas? ÁGUA E SAIS MINERAIS 7. Considerando seu conhecimento sobre frutos responda: a)Qual a diferença entre frutos e frutas? FRUTO É TODA ESTRUTURA ORIGINADA DO OVÁRIO DA FLOR. FRUTA É UM FRUTO COMESTÍVEL E GERALMENTE DOCE.

3 b)Cite dois frutos que também são frutas e dois frutos comestíveis que não são frutas. FRUTAS: MANGA E GOIABA FRUTOS QUE NÃO SÃO FRUTAS: FEIJÃO E CAFÉ 8. Um estudante pensou em resumir as informa ç ões que recebeu sobre classifica ç ão das plantas na forma de um pequeno esquema, por é m esqueceu o nome de alguns grupos. Observe o quadro que ele fez e complete com as seguintes palavras: sem sementes, bri ó fitas, pterid ó fitas, gimnospermas e angiospermas. BRIÓFITAS SEM SEMENTES PTERODÓFITAS GIMNOSPERMAS ANGIOSPERMAS 9. Identifique as estruturas de uma planta na ilustra ç ão abaixo: SEMENTES FOLHA RAÍZES PÉTALA CAULE

4 10. Coloque V (verdadeiro) e F (falso) nas afirma ç ões abaixo: ( V ) A á rvore de natal é um pinheiro, portanto é uma gimnosperma. ( F ) As sementes das gimnospermas ficam no interior do fruto. ( F ) Em uma planta sempre h á sementes, flores e frutos. ( V ) Os frutos sempre se originam do ov á rio da flor. ( V ) A parte comest í vel da ma ç ã não é considerado fruto. ( V ) Rizoma, tub é rculo e bulbo são exemplos de caules subterrâneos. ( F ) A cebola, o rabanete e a beterraba são caules tipo bulbo. ( V ) O local onde se formam os grãos de p ó len é chamado de estames. ( V ) O androceu é a parte masculina da flor. ( V ) A região da raiz respons á vel pela absor ç ão de á gua e sais minerais é chamada de pil í fera. ( V ) O tronco, estipe, suculento, colmo e haste são tipos de caules a é reos. ( F ) A vit ó ria-r é gia e o aguap é possuem ra í zes grampiformes. ( V ) O n ó é a região do caule onde surgem os brotos de folhas e flores. ( V ) Na semente o endosperma tem a fun ç ão de proteger o embrião. 11. Qual a importância da abelha para a distribui ç ão das angiospermas na Terra? IMPORTANTE PARA A REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS E SUA PRESERVAÇÃO NA TERRA. B) Em sua opinião, o que poderia ocorrer com esses animais caso os 3% da floresta de arauc á ria exitstentes fossem destru í dos?

5 11. O pinheiro-do-paran á ou arauc á ria é nativa do Brasil e é amplamente distribu í da na Mata Atlântica. Por é m, a explora ç ão das terras de forma indiscriminada a colocou na lista oficial das esp é cies da flora brasileira amea ç adas de extin ç ão, as serrarias e o uso industrial foram os principais respons á veis pelo desmatamento dessas á rvores. Originalmente as florestas de arauc á ria cobriam os estados do Sul e Sudeste brasileiro, hoje restam menos de 3% de sua á rea original. A arauc á ria interage com os animais que constitui uma forma muito importante de dispersão das sementes. Entre esses animais destacam-se os roedores e as aves. Com base no texto acima sobre as arauc á rias, responda: A)Qual a importância dos animais citados no texto para as arauc á rias? SÃO IMPORTANTES PARA A DISPERSÃO DAS EMENTES DE ARAUCÁRIAS E SUA PRESERVAÇÃO B) Em sua opinião, o que poderia ocorrer com esses animais caso os 3% da floresta de arauc á ria existentes fossem destru í dos? ALGUNS ANIMAIS PODERIAM ENTRAR EM EXTINÇÃO NA REGIÃO OU MIGRAREM PARA OUTROS LUGARES.


Carregar ppt "CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE 1.Observe a imagem abaixo e assinale o nome referente a estrutura indicada : (A)Pecíolo (B) Bainha (C) Limbo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google