A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nossa Senhora da Conceição Aparecida Celebramos hoje a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Essa devoção, uma das principais expressões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nossa Senhora da Conceição Aparecida Celebramos hoje a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Essa devoção, uma das principais expressões."— Transcrição da apresentação:

1

2 Nossa Senhora da Conceição Aparecida

3 Celebramos hoje a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Essa devoção, uma das principais expressões da piedade do povo brasileiro, teve início em 1717, com três humildes pescadores. Lançaram por muito tempo as redes sem êxito. No entanto, após ter encontrado em dois lances de rede o corpo e a cabeça de uma imagem da Imaculada Conceição – a pesca foi abundante.

4 Os pescadores viram naquela imagem, apanhada nas redes, um sinal de que não estavam sozinhos, nem desamparados. A pequena imagem de terracota e de cor negra foi levada para a casa de um deles e aí, então, passou a ser venerada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, porque foi achada (aparecida) nas águas do Rio Paraíba.

5 Aos poucos, as pessoas foram se reunindo ao redor daquela imagem para rezar e agradecer e, cada dia que passava, mais aumentava o número de fiéis devotos, tornando, então, necessário dar início à construção, em 1846, de uma igreja maior, inaugurada em 1888 e que hoje é conhecida como a Basílica Velha.

6 O número de romeiros continuava a aumentar. Em 1955 iniciou-se, então, a construção do Santuário atual. Ela quis escolher essa terra para derramar as bênçãos de Deus sobre o Brasil e o povo devoto que vai lá para venerar a milagrosa imagem e para proclamar seus louvores e graças.

7 A 2ª Leitura fala de uma "Mulher" que "apareceu" no céu. (Ap 12, ª.15-16ª) * Essa "Mulher" simboliza o Povo de Deus, a Comunidade. No texto, representa a Comunidade-Noiva de Deus. Aqui, Maria aparece como símbolo da Igreja nascente. A 1ª Leitura fala de Ester, uma jovem judia, que intercede junto ao Rei pela VIDA do seu Povo. (Est 5,1b-2;7,2b-3)

8 No Evangelho, Maria nos ensina que o melhor caminho é "fazer sempre o que Jesus mandar" (Jo 2,1-11) Jesus inicia a vida pública, participando num banquete de bodas em Caná da Galiléia, com sua mãe e os discípulos. Maria percebe que o vinho está acabando e a festa corre o perigo de ser interrompida para vexame dos noivos. Maria intercede e fala discretamente ao Filho: "Eles não têm mais vinho". E dá aos serventes uma orientação: "Fazei o que Ele vos disser".

9 Os serventes cumprem a orientação de Maria e, a pedido de Jesus, enchem as seis talhas de água. "E a tímida água viu o seu Senhor e corou..." A Mensagem da Aparecida: A Mãe de Deus se manifestou simples, sem mensagem especial. Mas, há uma mensagem bem clara, que brota da própria imagem e do contexto histórico em que ela apareceu no rio Paraíba.

10 1.NOSSA SRA APARECIDA NOS OFERECE JESUS: A imagem pequenina é uma escultura da Imaculada Conceição. Ela está grávida, porque a missão de Maria é oferecer-nos Jesus, fruto bendito do seu ventre. 2. NOSSA SRA APARECIDA NOS UNE A JESUS: A cabeça vem separada do corpo. Maria é imagem da Igreja. É preciso unir corpo e cabeça para que o povo se torne Corpo místico de Cristo.

11 Foi pescada e colocada dentro duma Barca, símbolo evangélico da Igreja de Jesus. Ela nos convida a viver dentro da Igreja, como participantes fiéis e ativos. 4. NOSSA SENHORA APARECIDA NOS CONVIDA À ORAÇÃO: tem as mãos postas em oração, revelando seu papel de intercessora junto a Deus por nós e convidando-nos a nos unir a ela em oração. 3. NOSSA SENHORA APARECIDA NOS CHAMA A SER IGREJA:

12 6. N. SRA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS POBRES: Deixa-se pescar por três pescadores pobres e trabalhadores. Suas casas tornam-se o seu primeiro templo. 5. NOSSA SRA APARECIDA BROTA DAS ÁGUAS: A água é elemento de vida e de purificação. Lembra o Batismo como nascimento e a Confissão, como purificação e perdão.

13 7. NOSSA SRA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS NEGROS: A cor negra traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada. Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial e anuncia a esperança de libertação. 8. NOSSA SRA APARECIDA É O SORRISO DE DEUS PARA NÓS: Os lábios da imagem estão entreabertos num doce sorriso. É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.

14 para que evitem todos os perigos desse mundo violento e possam descobrir os verdadeiros valores da vida. Que Maria proteja com maternal proteção todas as CRIANÇAS, Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

15 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Hoje: segunda-feira, 9 de junho de 2014 as 08:29:13 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto


Carregar ppt "Nossa Senhora da Conceição Aparecida Celebramos hoje a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Essa devoção, uma das principais expressões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google