A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Prof. George Silva

2 Redes sem fio (wireless) aula 03
FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Redes sem fio (wireless) aula 03

3 Objetivo Definir o que é uma rede sem fio
Conhecer o funcionamento da mesma Saber sobre vantagens e desvantagens

4 Introdução Anteriormente, vimos como cuidar da parte cabeada da rede, crimpar cabos, conectores e etc. Hoje, veremos o que é uma rede sem fio, como ela funciona, quais suas vantagens e desvantagens e vamos ver, de forma básica, o que é necessário para configurar um roteador wireless.

5 O básico para redes wireless
Físicos: Roteador wireless ou Access Point (AP); Modem (para distribuir a internet); Adaptador de rede wireless (USB, PCI ou outro); Cabos de rede;

6 O básico para redes wireless
Lógicos: Faixa de IPs; DNS; DHCP; Canal; Nome da rede (SSID); Tipo de segurança (criptografia);

7 Vantagens Baixo Custo; Flexíveis; Fáceis de construir/montar;
Discretas; Mobilidade;

8 Como funciona? O adaptador wireless traduz os dados em sinal wireless e transmite; O roteador wireless recebe o sinal e decodifica, enviando p/Internet através dos cabos. Vice versa.

9 Como funciona?

10 Como funciona?

11 Exemplos de roteadores wireless
Transmitem a 2.4GHz; Padrão IEEE ; Chaveiam rapidamente entre diferentes faixas (canais) para melhor desempenho.

12 Exemplos de roteadores wireless

13 Exemplos de roteadores wireless

14 Padrões IEEE 802.11 802.11b: foi a 1ª versão a chegar no mercado;
mais lento, alcançar maior; Menos comum à medida que baixa o custo dos padrões mais rápidos; Transmite na faixa de frequência de 2,4 GHz do radio espectro; Consegue se comunicar em até 11 megabits de dados p/segundo e usa o código CCK complimentary code keying (chaveamento de código complementar).

15 Padrões IEEE 802.11 802.11g também transmite em 2,4 GHz;
é mais rápido que o b; se comunica em até 54 megabits de dados p/segundo. O padrão g é mais rápido porque usa multiplexação ortogonal por divisão de freqüência (OFDM - orthogonal frequency-division multiplexing), uma técnica de codificação mais eficiente.

16 Padrões IEEE 802.11a transmite em 5 GHz, pode chegar a 54 megabits de dados por segundo e também usa a codificação OFDM. Padrões mais novos, como o n, podem ser até mesmo mais rápidos que o g., transmitindo até 300Mbps. Como o padrão foi finalizado a pouco tempo, ainda é pouco comum.

17 Outros dispositivos

18 Opções de segurança Wired Equivalency Privacy (WEP): codificação de 40, 64 ou 128 bits. Precisa da chave WEP (hexadecimal); pode ser utilizado em hotspots. WiFi Protected Access (WPA): pertence ao padrão i. Usa criptografia de chave temporal. Precisa de senha; também pode ser utilizado em hotspots. A filtragem de endereço de MAC utiliza o endereço único do computador. Permite acesso apenas de computadores específicos. Necessário intervenção manual para adicionar máquina novas.

19 WEP

20 WEP Vulnerável, pois a forma de autenticação pode sofrer ataques conhecidos e dar acesso à chave compartilhada Possui falhas que normalmente são exploradas por usuários mal intencionados

21 WPA Versão melhorada do WEP
Também conhecido como TKIP(Temporal Key Integrity Protocol) Permite que as chaves geradas sejam mudadas com o tempo, dificultando a utilização pela interceptação da mesma Incorpora outras mudanças(chaves temporárias) para dificultar a invasão.

22 WPA2 Versão melhorada do WPA
Utiliza o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard) ao invés do TKIP Bastante robusto comparado ao WPA Utiliza chaves de 128, 192 e 256 bits Mais indicado atualmente

23 Canais

24 Canais

25 Canais

26 Canais

27 ATIVIDADE Cite 3 vantagens e 3 desvantagens da utilização de redes sem fio; Explique como funciona uma rede sem fio. Quais as diferenças entre os padrões a, b, g e n? Podemos montar uma rede mista (cabeada e wireless) e ainda manter a comunicação? Por que?

28 Observações A atividade deve ser feita seguindo o padrão de formatação publicado no fórum e deve ser enviada em PDF. Pesquisem na internet, mas coloquem as referências. Formem grupos de estudo, mas façam a atividade individualmente. Não copiem! Nem de colegas, nem da internet.

29 Ferramentas de apoio e prazos
Apostilas e vídeos do AVASIS; Chat nas terças-feiras; Fórum durante o módulo; Prazo para postagem da atividade: 18 maio 2013, às 23h55. Bons estudos.

30 DÚVIDAS... Fórum.... Diariamente Chat Terças às 20:30


Carregar ppt "Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google