A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é wi-fi? Wi-Fi é um conjunto de especificações para redes locais sem fio (WLAN) baseada do padrão IEEE 802.11. É licenciada originalmente pela Wi-Fi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é wi-fi? Wi-Fi é um conjunto de especificações para redes locais sem fio (WLAN) baseada do padrão IEEE 802.11. É licenciada originalmente pela Wi-Fi."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é wi-fi? Wi-Fi é um conjunto de especificações para redes locais sem fio (WLAN) baseada do padrão IEEE É licenciada originalmente pela Wi-Fi Alliance que é um grupo formando por varias empresas do ramo tecnológico

3 Principal Vantagem do Wi-Fi Flexibilidade Diminuição de custos Acessibilidade

4 Origem A idéia de se criar redes sem fio não é nova. A indústria se preocupa com essa questão há tempos, mas a falta de padronização de normas e especificações se mostrou como um empecilho, afinal, vários grupos de pesquisa existentes trabalhavam com propostas diferentes.

5 Origem 1831 – Michael Faraday descobre os princípios da indução eletromagnética – James Clarck Maxwell desenvolve sua teoria do eletromagnetismo e prediz a existência de ondas elétricas no éter.

6 Origem Tesla demonstra publicamente a comunicação wireless via rádio em St. Louis, descrevendo em detalhes os princípios da comunicação via rádio – em seqüência, Tesla encontra sinais de recebimento das telegrafias de seu laboratório em Nova Iorque em West Point, Marconi transmite o primeiro telégrafo, e Popoff constrói um receptor para ondas elétricas naturais onde tenta descobrir temporais.

7 Origem 1901 – Marconi usa sintonia entre os receptores e transmissores, e em 12 e 13 dezembro, primeiro sinais são enviados pelo Oceano Atlântico de Poldhu para New Foundland (2800 km) – Schlömilch desenvolve o detector eletrolítico, Poulsen descobre a transmissão de ondas contínuas com um arco elétrico, e surge o primeiro serviço de notícias para navios em mar, o "Serviço Marconi" wireless de Londres para o "Handelsblad" holandês. (...)

8 Funcionamento A transmissão dessa rede é feita por sinais de radiofreqüência, que se propagam pelo ar e podem cobrir áreas na casa das centenas de metros.

9 Funcionamento

10

11

12 Equipamentos Roteador Placa de rede

13 Equipamentos Amplificador de sinal Adaptador USB wi-fi

14 Equipamentos Mouse I Phone

15 Equipamentos Tênis detector de wi-fi Rede pública de wi-fi

16 Segurança WEP WPA WPA2

17 WEP O WEP existe desde o padrão original e consiste em um mecanismo de autenticação que funciona, basicamente, de forma aberta ou restrita por uso de chaves.

18 WPA WPA se baseia na autenticação e cifragem dos dados da rede, mas o faz de maneira muito mais segura e confiável.

19

20 WPA2 Utilizada um protocolo denominado Advanced Encryption Standard (AES), que é bastante seguro e eficiente, mas tem a desvantagem de exigir bastante processamento.

21

22 Dicas de Segurança Habilite a encriptação de sua rede, preferencialmente com WPA ou, se possível, com WPA2. Em ambientes com muitas estações, pode- se utilizar WPA ou WPA2 com um servidor de autenticação RADIUS (Remote Authentication Dial In User Service), um esquema conhecido como WPA-RADIUS; Mude a senha padrão do roteador ou do access point. Muitos invasores conhecem as senhas aplicadas pelos fabricantes e, podem, portanto, acessar as propriedades de uma rede cuja senha não foi alterada;

23 Dicas de Segurança Também é importante desativar o broadcast do SSID (um recurso que faz com uma determinada estação detecte a rede pelo seu nome automaticamente), pois isso impede que dispositivos externos enxerguem a rede e tentem utilizá-la (embora existam técnicas avançadas que conseguem enxergar redes ocultas). É importante frisar, no entanto, que ao fazer isso, você deverá informar o SSID manualmente, se quiser adicionar uma estação à rede. Há um campo apropriado para isso no aplicativo que faz a conexão; Sempre que possível, habilite as opções de firewall;

24 Padrão IEEE Original b a g Super G AfterBurner

25 original A primeira versão do padrão foi lançada em 1997, após 7 anos de estudos, aproximadamente. Com o surgimento de novas versões (que serão abordadas mais adiante), a versão original passou a ser conhecida como ou, ainda, como legacy (neste texto, será chamada de " original").

26 b Este é um local relativamente simples para começar, uma vez que é equivalente ao básico da transmissão que até agora descrevemos. Envia os dados a 2.4Ghz, atinge uma taxa máxima de transferência de 11Mbps e tem a modulação DSSS a assegurar que os seus dados são enviados.

27 a Um kit que obedeça a esta norma usa uma banda a 5Ghz, não sendo compatível com nada. E mais: a frequência superior significa um alcance menor. O OFDM ainda lhe consegue uma velocidade máxima de 54Mbps e os 12 canais não se sobrepõem. Este ponto torna-a numa excelente escolha se tiver imensos utilizadores numa área pequena, como acontece, por exemplo, numa rede empresarial.

28 g Transmite a 2.4Ghz e é compatível com a b. Tem uma velocidade máxima de 54Mbps, usando OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing), uma técnica de modulação usada para a difusão de áudio digital.

29 Super G A g não é suficientemente rápida? O fabricante de chipsets Atheros produziu a sua versão de 108Mbps. Entre outras opções, este usa o Channel Bonding para transmitir dados simultaneamente em dois canais. É muito bom, a não ser que exista uma rede semelhante na vizinhança. Se ocorrer esse caso, vai verificar-se bastante interferência.

30 AfterBurner Esta é a resposta da Broadcom ao Super G. O AfterBurner começa por usar a tecnologia convencional g e depois corta nos tempos de envio de pacotes de dados. Deste modo, afirma conseguir uma velocidade de 125Mbps, sem o problemático Channel Bonding.

31 Equipe Philipe Costa Rodrigo Dinis Dias Jann Bruno Marcelo Rodrigues


Carregar ppt "O que é wi-fi? Wi-Fi é um conjunto de especificações para redes locais sem fio (WLAN) baseada do padrão IEEE 802.11. É licenciada originalmente pela Wi-Fi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google