A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Profª Ahyalla Riceli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Profª Ahyalla Riceli."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Profª Ahyalla Riceli

2 CABEAMENTO ESTRUTURADO AULA 02 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

3 Objetivo Compreender e entender como crimpar um cabo de rede com os conectores macho e fêmea. Compreender e entender como crimpar um cabo de rede com os conectores macho e fêmea. Conhecer as vantagens da integração entre o cabeamento estruturado e a NR- 10 Conhecer as vantagens da integração entre o cabeamento estruturado e a NR- 10

4 Cabos, Crimpagem e NR-10 Os cabos de rede, conectores, ferramentas, crimpagem e utilização com a NR-10

5 Introdução Para que tudo o que vimos na aula anterior funcione, precisamos cuidar primeiramente do cabeamento, ou seja, a parte essencial da nossa rede que será responsável por transportar as informações, através de sinais elétricos.

6 O que será necessário? Cabo UTP-CAT5e Cabo UTP-CAT5e 8P8C macho (RJ45 macho) 8P8C macho (RJ45 macho) 8P8C fêmea (RJ45 fêmea) 8P8C fêmea (RJ45 fêmea) Alicate de crimpagem Alicate de crimpagem Punch down tool Punch down tool Descascador Descascador

7 Outras ferramentas Estilete Estilete Testador de cabos Testador de cabos Chave de fenda e philips Chave de fenda e philips

8 Padrões – EIA/TIA-568B e 568A No cabeamento estruturado, seguimos o padrão da EIA/TIA (Electronics Industries Alliance /Telecommunications Industry Association), mais especificamente, o padrão EIA-568B (para cabos straight (retos ou diretos). Em cabos cross-over para redes 10/100Mb, utilizamos uma combinação do EIA-568B e 568A. Para cabos cross-over de redes gigabit (1000Mb)

9 EIA/TIA-568B – cabo straight

10

11 EIA/TIA-568B + 568A – cabo crossover

12 EIA/TIA-568B + 568A – cabo cross- over

13 Cabo cross-over para redes gigabit

14 Etapas para conectores macho 1.Corte e descasque o cabo, com cuidado para não ferir os fios internos; 2.Destrance os pares e estique os fios; 3.Verifique o padrão a ser usado (EIA-568B, 568A ou cross-over) e coloque os fios na ordem; 4.Faça o acabamento, cortando o excesso; 5.Crimpe o cabo;

15 Crimpagem do conector macho

16 Etapas para conectores fêmea 1.Corte e descasque o cabo, com cuidado para não ferir os fios internos; 2.Destrance os pares e estique os fios; 3.Posicione os fios de acordo com a marcação exibida no conector fêmea; 4.Com a punch down tool, crimpe os cabos; 5.Se for o caso, fixe a fêmea na parede, fazendo o acabamento final.

17 Crimpagem do conector fêmea

18 Dica: mini cabo cross-over Para emergências (e por questões de espaço) podemos fazer um mini cabo cross-over. Para emergências (e por questões de espaço) podemos fazer um mini cabo cross-over.

19 Dica: cabo de testes loopback Também podemos fazer um cabo de testes loopback para placas de rede: 1- Branco com laranja 2- Laranja 3- Branco com laranja (retornando) 4- nada 5- nada 6- Laranja (retornando) 7- nada 8- nada

20 Por fim, NR-10 e cabeamento estruturado Com acesso a planta, Com acesso a planta, fica mais fácil e viável fica mais fácil e viável planejar o cabeamento.

21 Por fim, NR-10 e cabeamento estruturado Podemos fazer o acabamento para o usuário final de várias maneiras, dependendo apenas das nossas possibilidades.

22 Como crimpar um conector fêmea para crossover, um patch panel e como configurar um roteador sem fio

23 Introdução Agora, veremos como crimpar um cabo cross over de emergência e um com conector fêmea, um cabo de loopback (para testar a placa de rede) e um patch panel. Também falaremos das vantagens e desvantagens de utilizar redes sem fio e veremos como configurar um roteador. Agora, veremos como crimpar um cabo cross over de emergência e um com conector fêmea, um cabo de loopback (para testar a placa de rede) e um patch panel. Também falaremos das vantagens e desvantagens de utilizar redes sem fio e veremos como configurar um roteador.

24 Atividade Grave 6 vídeos, narrados por você: 1.Crimpando um cabo de rede straight; 2.Crimpando um cabo de rede cross-over; 3.Crimpando um cabo de testes loopback; 4.Demonstrando o que acontece quando você liga o cabo loopback no seu computador. 5.Crimpando um cabo cross over de emergência e aponte as diferenças do cross over padrão 6.Crimpando um cabo cross over gigabit e explique a diferença para o cross over padrão

25 Observações Formem grupos de estudo, tanto para trocar conhecimentos quanto para ajudar a quem não tem como gravar os vídeos; o tamanho do grupo não tem limite, mas cada aluno deve enviar os seus vídeos, individualmente. Formem grupos de estudo, tanto para trocar conhecimentos quanto para ajudar a quem não tem como gravar os vídeos; o tamanho do grupo não tem limite, mas cada aluno deve enviar os seus vídeos, individualmente. Postem os vídeos no Youtube ou Vimeo e mandem os links em um arquivo TXT para o AVA; Postem os vídeos no Youtube ou Vimeo e mandem os links em um arquivo TXT para o AVA; Não copiem! Nem de colegas, nem da internet. Não copiem! Nem de colegas, nem da internet.

26 Prazo A atividade deve ser postada no AVA até o dia 03/Março/2012, às 23:55. A atividade deve ser postada no AVA até o dia 03/Março/2012, às 23:55.


Carregar ppt "Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Profª Ahyalla Riceli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google