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Título do artigo (= seminário) Nome do autor (sobrenome) Instituição do autor (ex.: UFPB) Referência completa Nome do aluno (completo)

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1 Título do artigo (= seminário) Nome do autor (sobrenome) Instituição do autor (ex.: UFPB) Referência completa Nome do aluno (completo)

2 Introdução Apresente como tópicos curtos Tópicos = guia para o palestrante Cada tópico vai ser explicado oralmente Letra tamanho 20 no mínimo (senão ninguém vai enxergar nada...) Aspectos teóricos do trabalho Apresente os principais conceitos Descreva-os rapidamente 1 ou 2 slides são o suficiente para a introdução Sugestão de proporção de tempo para cada parte: Introdução (15%) Área de estudo + material e métodos (20%) Resultados (50%) Discussão e conclusão (15%) Ou considere a proporção de espaço usado por cada parte no artigo Finalize a introdução listando as questões a serem respondidas com a pesquisa = objetivos.

3 Introdução Este é um slide mostrando o que não fazer. Evite parágrafos extensos, pois eles cansam a platéia. Eles deixamo slide pesado, são chatos de ler, levam tempo para ser lidos, sendo que muitas vezes não dá tempo de ler tudo e a platéia fica indecisa entre ler o texto ou prestar atenção no que o expositor diz. Parágrafos longos induzem o palestrante a ficar virado para o slide e lendo o parágrafo, sugerindo que o palestrante não tem domínio sobre o assunto. Pior do que um parágrafo longo, somente um parágrafo longo que foi copiado, passado num tradutor eletrônico e colado no slide. Além da falta de ética, o resultado é horrível. Acredite: qualquer professor consegue reconhecer facilmente um texto traduzido em tradutor eletrônico, mesmo que você tente corrigi-lo. Você pode ver um exemplo no parágrafo abaixo. Isto não será aceito. As espécies do pest estão movendo também o poleward e para cima. Sobre os 32 anos passados, a traça processionary do pinho (pityocampa de Thaumetopoea) expandiu 87 quilômetros em seu limite do norte da escala em France e m em seu limite altitudinal superior em Italy (Battisti et al. 2005). Na escala rochosa da montanha dos estados unidos, o besouro do pinho da montanha (ponderosae de Dendroctonus) respondeu a umas temperaturas mais mornas alterando seu ciclo de vida.

4 Área de estudo Uma figura vale mais que mil palavras: Mapa indicando o local (às vezes disponível no próprio artigo) Use ferramentas como o Google Earth. Foto do tipo de vegetação/habitat do local

5 Material e métodos Artigos: Artigos sem materiais e métodos: Artigos de revisão Artigos com materiais e métodos: Artigos com experimentos Artigos descritivos Metodologia em tópicos É importante que seus colegas entendam como o estudo foi feito. Uma figura vale mais que mil palavras: Animais e plantas estudados: Fotos Nomes científicos corretos Apresente o desenho experimental visualmente: Identifique as unidades amostrais desenhe a disposição delas no espaço desenhe a disposição delas no tempo Mostre as relações entre as etapas da metodologia...

6 Resultados Hummmm... O artigo fala de um teste estatístico que não entendo... Não se detenha descrevendo a estatística, não é este o objetivo da disciplina Prefira enfatizar fatos e conceitos ecológicos Apresente os resultados significativos Seja sucinto...

7 Resultados Uma figura vale mais que mil palavras: Apresente todas (ou quase todas) as figuras do artigo A informação que puder ser convertida em figura, deve ser convertida. Evite apresentar tabelas grandes: Você tem as seguintes opções em ordem de preferência: 1ª opção: converter tabela em figura Compreensão mais rápida e fácil 2ª opção: resuma a tabela, elimine o excesso 3ª opção: destaque com cores os valores mais importantes...

8 Resultados Converter tabela em texto

9 Resultados Estilo do slide: Sóbrio(clean) Colorido Carnavalesco

10 Discussão A discussão compara os resultados do artigo com os resultados de outras pesquisas A discussão aprofunda questões conceituais Oportunidade de discutir conceitos Oportunidade de discutir métodos Oportunidade de propor novas interpretações/idéias...

11 Conclusão Relacione as conclusões com os objetivos, questões ou hipóteses apresentados no final da introdução.... Se você conseguiu ler e interpretar o artigo e preparar um bom seminário: Parabéns Boa nota Mais importante ainda: Provas de inglês para admissão em mestrado não são mais complexas do que o seminário que você acabou de fazer. Apenas o tempo é mais curto.


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