A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma história …... saída da tela. Era uma vez um senhor chamado Dordio Gomes. Ele tinha 41 anos e já era um grande pintor. Gostava de pintar paisagens,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma história …... saída da tela. Era uma vez um senhor chamado Dordio Gomes. Ele tinha 41 anos e já era um grande pintor. Gostava de pintar paisagens,"— Transcrição da apresentação:

1 uma história …... saída da tela

2 Era uma vez um senhor chamado Dordio Gomes. Ele tinha 41 anos e já era um grande pintor. Gostava de pintar paisagens, pessoas, cidades e até se pintava a ele próprio.

3 Era um sonhador, tinha muita imaginação…também pintava coisas imaginárias, por exemplo árvores em forma de pessoa.

4 Vivia numa vila alentejana, rodeada por campos. A sua casa ficava numa ponta da vila, era modesta, sem grande riqueza.

5 A sua família era pobre mas simpática. A sua mulher gostava de apanhar frutos no campo, de plantar flores e bordar tapetes. Tinham um filho de 9 anos que apesar de ser um diabrete, também era uma criança amiga que ajudava a mãe e o pai. Adorava ver o pai a pintar e ajudava-o a preparar as cores.

6 Um dia pai e filho resolveram dar um passeio pelos campos dourados. Viram camponeses a trabalhar; o ceifeiro, ao calor, ceifava arduamente.

7 Já cansados, ao pôr do sol, os camponeses carregaram as carroças com o trigo e preparavam-se para regressar a casa. Ao verem Dordio Gomes e o filho cumprimentaram-no.

8 Convidaram-nos para um piquenique. Sentaram-se debaixo das árvores, comeram pão com chouriço, beberam vinho e água fresquinha.

9 Voltou para casa inspirado e logo pegou nos pincéis para pintar os bons momentos que passou; pintou paisagens, o piquenique, o pôr-do- sol…

10 A sua mulher gostava de coser bonitos tapetes, com muitas cores, flores, animais e outros motivos. Passava o dia na fábrica com as amigas.

11 Um dia, um pastor amigo bateu-lhe à porta. Conversaram e deu-lhe uma ideia: fazer uma exposição com os seus quadros, numa grande cidade. Assim, poderia ficar famoso e ganhar dinheiro.

12 Ele gostou da ideia e partiu com a sua família rumo às grandes cidades. Primeiro foi para o Porto.

13 Lá pintou bonitas paisagens do rio Douro.

14 Como tinha muita imaginação acrescentou banhistas ao seu quadro.

15 A sua fama foi muita e convidaram-no a fazer uma exposição em Lisboa. Aí também ficou famoso, pois todos gostaram dos seus quadros.

16 Regressou à sua terra cheio de saudades dos familiares e amigos.

17 De volta aos campos, os seus amigos não o reconheceram pois já tinham passado uns bons anos. Quando começou a contar a sua vida eles logo se lembraram dele.

18 Como prova de amizade pintou quadros para todos. Famoso, mas humilde continuou o resto da sua vida na sua humilde casa, rodeado por bons amigos.

19 História inventada pela Turma de 3º/4º E


Carregar ppt "Uma história …... saída da tela. Era uma vez um senhor chamado Dordio Gomes. Ele tinha 41 anos e já era um grande pintor. Gostava de pintar paisagens,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google