A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi se acumulando... Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. A Quaresma também é um tempo de purificação propício para renovar nossa vida cristã e purificar o nosso coração daquelas impurezas que foram se acumulando.

4 As leituras tratam de pontos fundamentais da religião judaica: a LEI e o TEMPLO, que também estavam precisando de uma purificação... Na 1ª Leitura Deus proclama a LEI, como parte de uma Aliança. (Ex 20,1-17) - É um momento forte da História da Salvação. Deus se apresenta desde o começo como Libertador: "Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou da escravidão do Egito"

5 Os mandamentos brotam do amor de Deus "Libertador", que depois de ter libertado seu povo da escravidão material do Egito, quer libertá-lo também de toda escravidão moral. - O Decálogo explicita aquela lei do amor, que Deus imprimira no coração do homem desde a Criação, mas que este depois esquecera e deturpara. - Os Mandamentos indicam o caminho seguro para ser feliz e ser o Povo da Aliança.

6 - Mas Israel não foi fiel a esse compromisso: muitos abusos esvaziaram o verdadeiro sentido… - Era necessário restaurar a antiga Lei e aperfeiçoá-la… no sentido do amor e da interioridade… sem formalismos. Precisava uma NOVA ALIANÇA… É o que Cristo veio realizar: "Não vim suprimir a Lei… mas completar, aperfeiçoar…"

7 Na 2ª Leitura, São Paulo sugere uma conversão à lógica de Deus. Seu projeto de Salvação passa pela morte na cruz. "Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios " (1Cor 1,22-25) No Evangelho, Jesus se apresenta como o novo TEMPLO. (Jo 2,13-25) O Templo era um lugar muito sagrado para os judeus. Todo judeu devia ir ao templo ao menos uma vez por ano para oferecer um sacrifício a Deus.

8 As ofertas para os sacrifícios rendiam muito dinheiro e provocavam abusos e exploração. O gesto ousado de Cristo não é apenas zelo de purificação do templo. É anúncio da abolição do velho templo e do culto aí celebrado. O antigo templo já tinha concluído a sua função. Surgirá um Novo Templo. Jesus é agora o "lugar" onde Deus reside, onde se encontra com os homens.

9 Nós somos pedras vivas desse novo Templo. - O nosso testemunho é sinal de Deus para os irmãos? - As nossas comunidades dão testemunho da vida de Deus? - A Igreja é essa "Casa de Deus" onde as pessoas podem encontrar a proposta de libertação e de Salvação de Deus? - Qual é o verdadeiro "Culto" que Deus aprecia? - Jesus purificou o templo de seus profanadores… e nos convida a purificar também o templo do nosso coração…

10 Qual a nossa atitude diante da Lei de Deus, elencada nos 10 mandamentos, resumida por Jesus em dois, e ampliada por ele no Sermão da Montanha? - É um tabu ou uma resposta livre ao amor de Deus? - Cristo nos lembra: "Quem me ama, guarda os meus mandamentos…" Jesus exige respeito na sua casa Se voltasse às nossas igrejas, deveria expulsar alguém com o chicote?

11 diante da Lei de Deus, nas práticas religiosas e no respeito às pessoas! Só assim o nosso culto será realmente agradável a Deus! Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Essa celebração nos leva a refletir sobre o ESPÍRITO com que vivemos a nossa religião: A CF nos lembra outro Templo sagrado, muitas vezes profanado pela VIOLÊNCIA ou pela ganância dos "vendilhões" de hoje: A pessoa Humana.


Carregar ppt "Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google