A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período imperial REGÊNCIAS II REINADO I REINADO Constituição 1824

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período imperial REGÊNCIAS II REINADO I REINADO Constituição 1824"— Transcrição da apresentação:

1 Período imperial REGÊNCIAS II REINADO I REINADO Constituição 1824
1822 1831 1840 1889 I REINADO AVANÇO LIBERAL Guarda Nacional Código Penal Ato Adic. de 34 Diogo Feijó Cabanagem e Farrapos; REGRESSO CONSERVADOR Araújo Lima Lei Interpretativa do Ato Adicional; Balaiada e Sabinada; Constituição 1824 Confederação Equador Guerra Cisplatina Abdicação Café (vale paraíba – oeste paulista); Parlamentarismo às avessas; Fim do ciclo de revoltas (Praieira -1848); Conciliação

2 Facções políticas que disputam o poder
Restauradores: pregavam a volta de D. Pedro I para o Brasil (caramurus). Moderados: Defendiam uma monarquia constitucional, onde o imperador teria poderes limitados (Chimangos). Exaltados: Defendiam a República e a descentralização política (Farrapos). Os restauradores e uma parte dos moderados formaram os REGRESSISTAS e posteriormente os CONSERVADORES. Os exaltados e o restante dos moderados formaram os PROGRESSISTAS, que formaram o partido LIBERAL.

3 REGÊNCIAS (1831-40) P. Brasileiro toma o poder do Estado;
moderados eliminam restauradores e exaltados; moderados (elite agrária) se divide em 1834 P Português Restaurador Progressistas Liberal P Brasileiro Moderado Regressistas Conservador Exaltado

4 REBELIÕES REGENCIAIS Risco de fragmentação; federalismo e separatismo; anti-unitarismo Cabanagem ( / PA) Farroupilha ( / RS) Sabinada (1837 a 38 / BA) Balaiada ( / MA) Malês (1835 / BA)

5

6 Revolta dos Malês (BA):
O termo "Malê" deriva de imale, palavra ioruba que designa muçulmano . Escravos muçulmanos X Escravidão.

7 Cabanagem /PA Caráter popular;
Líderes: Malcher e Irmãos Vinagre. Malcher foi preso por matar um homem e mudou de lado - não era mais do lado dos cabanos. Os Irmãos Vinagre fingiam estar do lado do cabanos. Cabanos tomam o poder mas são traídos e reprimido pelos seus líderes

8 Balaiada (MA): Caráter popular
Líderes: Manuel dos Anjos (fabricante de balaios - liderou a revolta), Raimundo Gomes (vaqueiro) e Cosme Bento (ex-escravo). Bem-te-vis (liberais) X conservadores. Foi sufocada.

9 Sabinada (BA): Caráter separatista e republicano (separar a Bahia do Brasil). Líder: Francisco Sabino (médico). Proclamar a República Provisória Bahiense.

10 Revolução Farroupilha (RS/SC):
Caráter separatista e republicano. Altos impostos cobrados sobre o charque (carne de sol) - principal produto. Líderes: Bento Gonçalves, Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi. Batalha de Porongos: Batalha planejada por Duque de Caxias e Davi Canabarro para que os negros de ambos os lados se matassem em uma batalha final. Estavam com medo que os negros brasileiros e farrapos, que estavam com armas nas mãos, se unissem e tentassem acabar com a escravidão

11 No Brasil, tanto no Primeiro Reinado, quanto no período regencial, a) aconteceram reformas políticas que tinham por objetivo a democratização do poder. b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a pôr em perigo a independência. c) disseminaram-se as idéias republicanas até a constituição de um partido político. d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do período colonial. e) houve tentativas de separação das províncias que puseram em perigo a unidade nacional. Resposta: E Comentário: Uma das principais preocupações da elite agrária brasileira foi quanto a preservação da unidade territorial após a independência. As diversidades regionais e a marginalização da maioria da sociedade, responsáveis por grandes diferenças de interesses, determinaram a eclosão de movimentos separatistas, como a Confederação do Equador (1824) ou ainda a Farroupilha e a Sabinada, já no período regencial.

12 (A) Revoltas Liberais de 1842 e a Revolta de Manuel Congo.
Ao estabelecer critérios para o exercício da cidadania, a Constituição brasileira de 1824 criou limites à participação de diversos grupos sociais na organização política do Estado. Assinale a opção que identifica corretamente revoltas e conflitos, ocorridos no Brasil, envolvendo demandas desses grupos excluídos do exercício da cidadania. (A) Revoltas Liberais de 1842 e a Revolta de Manuel Congo. (B) Sabinada e a Confederação do Equador. (C) Balaiada e a Guerra dos Farrapos. (D) Revolta dos Malês e a Cabanagem. (E) Revolta dos Praieiros e a Revolta do Quebra Quilos. Resposta : D As revoltas liberais de 1842, a Confederação do Equador, a Guerra dos Farrapos e a Revolta dos Praieiros expressaram, entre outras, insatisfações de grupos proprietários, cidadãos do Império do Brasil, representantes do que se denominava a "boa sociedade imperial".


Carregar ppt "Período imperial REGÊNCIAS II REINADO I REINADO Constituição 1824"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google