A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIA DIGITAL Gabriel Vieira (mestrado) Grazieli Izidorio (mestrado)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIA DIGITAL Gabriel Vieira (mestrado) Grazieli Izidorio (mestrado)"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA DIGITAL Gabriel Vieira (mestrado) Grazieli Izidorio (mestrado)
Jussamara Ferreira (Acate) Mariele Bonfante (doutorado) Vanessa Collere (doutorado)

2

3 PILARES Cyber infraestrutura (cyberinsfraestructure);
e-Ciência (e-Science); Ciência cidadã (Citizen Science); Transdisciplinaridade (transdisciplinarity).

4 CYBERINFRASTRUCTURE Como a computação apoia pesquisadores.
Combinação de tecnologia, equipes interdisciplinares e novas iniciativas educacionais e de força de trabalho. Sistema Socio-técnico.

5 E-SCIENCE Paradigma para a colaboração global, baseada computacionalmente em pesquisa científica intensiva. Atuando em ambiente de cyber-infraestrutura, empodera os cientistas através de pesquisas colaborativas através de uma rede global.

6 E-SCIENCE É possível potencializar e expandir os horizontes de pesquisa, buscando colaborações globais de forma muito mais ágil e transdisciplinar, uma vez que diversidade de vivências e culturas de cada indivíduo em locais diferentes do mundo faz com que o conhecimento coletivo seja muito mais rico e diversificado, potencializando assim novas descobertas.

7 A combinação de Ciberinfraestrutura e e-Ciência viabiliza o desenvolvimento científico coletivo (crowd Science) por meio de redes globais de pesquisa.

8 CITIZEN SCIENCE Uma forma de coletar e analisar dados, aproximando membros da comunidade em geral (cidadãos) e cientistas profissionais. Todos são co-produtores do conhecimento. A cyber infraestrutura e a e-Ciência promovem e tornam possível o uso da ciência cidadã.

9 TRANSDISCIPLINARITY Junção dos esforços de cientistas e pessoas não acadêmicas na co-produção de conhecimento (cientistas, professores, alunos, pessoas do governo e empresas). Trabalho colaborativo conectado fortemente com a tecnologia.

10 CIÊNCIA DIGITAL Sistema compartilhado pelas comunidades científica e social, engajadas em resolver problemas complexos baseados no bem comum e compartilhando métodos, dados, informações, através de infraestrutura tecnológicas e metodológica.

11

12 EXEMPLO 5 Fonte:

13

14

15 Impactos da Ciência Digital
Profundas mudanças na produção do conhecimento científico; Demanda princípios normativos, como transparência, prestação de contas e coprodução de projetos e políticas públicas; Necessidade de revisão dos processos de gestão da tecnologia e da ciência tradicional para incluir novos atores; Novas habilidades do cientista digital: competências computacionais (manuseio de bases de dados e sistemas) e competências comportamentais (abertura, humildade, empatia, gestão de conflitos).

16 REFLEXÕES A ciência digital resulta da combinação de elementos tecnológicos, metodológico, institucional, econômico, social e cultural. A ciência digital encoraja todos os cidadãos a se tornarem beneficiários e co-criadores da ciência. Esta transformação só pode ser feita numa sociedade educada e consciente.


Carregar ppt "CIÊNCIA DIGITAL Gabriel Vieira (mestrado) Grazieli Izidorio (mestrado)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google