A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Informáticos e Hardware

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Informáticos e Hardware"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Informáticos e Hardware
Aula 01

2 Sistemas Informáticos
Definição Pode-se dizer que um sistema informático é o conjunto de dispositivos e equipamentos mecânicos, elétricos e eletrônicos que compõem os computadores e seus periféricos

3 Sistemas Informáticos
Supercomputador Um supercomputador nos anos 60 e 70 eram aqueles computadores que ocupavam salas inteiras. Hoje um computador de mesa ultrapassa em muito a capacidade de processamentos desses velhos “supercomputadores” Mas o que é um supercomputador?

4 Sistemas Informáticos
De uma forma simples, um supercomputador, é hoje aquela máquina capaz de processar um volume MUITO grande de informações num espaço de tempo ínfimo. A sua construção segue o mesmo padrão dos computadores de mesa, ou seja, unidade de processamento, e unidade de armazenamento, a diferença está no número de processadores utilizados na sua confecção.

5 Sistemas Informáticos
Veja o exemplo do BlueGene/L, da IBM, que assumiu o posto de mais veloz do mundo. O IBM BlueGene/L é um protótipo que está sendo desenvolvido em conjunto com o Lawrence Livermore National Laboratory para ser instalado nesse laboratório no ano que vem. São processadores, capazes de realizar 70,72 trilhões de cálculos por segundo. Na segunda posição aparece o Columbia, uma supermáquina com processadores, construída pela SGI para a NASA, com desempenho de teraflops.

6 Sistemas Informáticos
Uso Para processamento de volumes muito grandes de informações Exemplo - A partir de janeiro de 2006, a Receita coloca em operação um equipamento (T-REX) capaz de cruzar informações com rapidez e precisão de um número de contribuintes equivalente ao do Brasil, EUA e da Alemanha juntos. Com esse computador e software, a Receita terá uma análise do contribuinte em segundos. Processos de empresas que levam até um ano para ser analisados poderão ser concluídos em uma semana

7 Sistemas Informáticos
Mainframes Os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memória, e controlam atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Operam em MIPS (milhões de instruções por segundo) A IBM domina o mercado de Mainframes, mas também existem outros fabricantes como a Sun.

8 Sistemas Informáticos
Uso Bancos Empresas de aviação Universidades Órgãos governamentais Etc.

9 Sistemas Informáticos
Minicomputadores e microcomputadores A diferença entre um minicomputador e um microcomputador só é verificada quando essas máquinas começam a operar Ambos apresentam as mesmas características físicas: Gabinete, monitor, teclado, mouse. As diferenças estão no modo como é feito o processamento

10 Sistemas Informáticos
Minicomputadores São os servidores de redes de alto fluxo de informações. Computadores com 3 a 4 processadores trabalhando juntos no processamento das informações Os processadores podem ser de 32 ou 64 bits Geralmente são multiusuários ou seja, pode ser acessado por diversos usuários ao mesmo tempo, também são multitarefas, executando várias tarefas ao mesmo tempo.

11 Sistemas Informáticos
Os microcomputadores Máquinas via de regra com um processador; O processador pode ser de 32 ou 64 bits; Capacidade de armazenamento que varia ente 128 MB a mais de 4 GB; Recursos multimídia; Multitarefa.

12 Sistemas Informáticos
Portáteis São computadores de dimensões reduzidas, leves e que possuem uma bateria interna possibilitando seu uso em qualquer lugar; Utilizam os mesmos tipos de processadores dos microcomputadores de mesa (desktop); Possuem geralmente as mesmas capacidades de processamento e armazenamento;

13 Sistemas Informáticos
Devido a tecnologia para a miniaturização das peças, o seu custo é de quase 100% a mais do que os similares de mesa. Handhelds São computadores de mão como os PDAs e os PalmTops São usados como organizadores pessoais, agenda, calculadora, etc; Utiliza pacotes de programas especiais e reduzidos; Possível criar textos, planilhas de dados; Permitem enviar e receber dados, como na Internet, através do sistema Hi-Fi.

14 Hardware Hardware é a parte material do computador composto por vários tipos de equipamentos, caracterizados por sua participação no sistema como um todo. (Meireles,1994) Hardware é um sistema informático que inclui o seguinte: (Baber, Meyer e Pfaffenberger; 2000) Computador – como sendo apenas, o a unidade de processamento central (CPU), os circuitos que processam os dados e a memória do computador. Periférico – termo que inclui todos os componentes adicionais de hardware reunidos em torno da CPU e da memória.

15 Hardware CPU – termo geralmente usado para designar todo o conjunto interno do computador. Desta forma pode-se dizer que a CPU é formada por: Microprocessador; Unidades de armazenamento; Vias de acesso e saída de dados.

16 Hardware Microprocessador
Chip responsável pelo processamento de dados, contendo dois subcomponentes, a unidade de controle e a unidade lógico aritmética. A unidade de controle coordena e controla todas as partes do computador, sob a direção de um software (S.O.), a unidade de controle gerencia quatro operações básicas que são:

17 Hardware Busca (fetch) – Onde se busca a próxima instrução do programa que está sendo executado na memória do computador; Decodificação – descobre o que o programa está dizendo para o computador fazer; Execução – executa a ação solicitada pelo programa; Gravação (write-back) – escreve os resultados para um registro interno (um local temporário) ou para a memória. Esse processo é denominado ciclo de máquina ou ciclo de processamento.

18 Hardware

19 Hardware Armazenamento Pode ser primário ou secundário
Armazenamento Primário Formado pelas memórias ROM e RAM ROM – Read Only Memory, é a memória onde está gravada o programa de inicialização da maquina. O usuário não tem acesso, ela é apenas de leitura e seu conteúdo não pode ser apagado RAM – Randon Access Memory, é a memória de trabalho do computador; Todos os dados que estão sendo processados, incluindo os programas que estão ativos estão nessa memória

20 Hardware As vias de acesso de dados são as Portas I/O
São conexões mecânicas onde instala-se os controladores dos periféricos

21 Hardware Periféricos São os dispositivos que estão conectados de forma mecânica ao computador (soquete ou cabo) Podem ser classificados em três grupos: Entrada Saída Armazenamento Destacamos:

22 Entrada Scanners WebCan
Aparelho de leitura ótica que permite converter imagens, fotos, ilustrações e textos em papel, num formato digital que pode ser manipulado em computador. WebCan Dispositivo de captura de vídeo utilizado para conversações e vídeo conferência via Internet.

23 Entrada Sensores Dispositivos eletrônicos utilizados como receptor de dados, podendo ser os mais variados tipos, tais como luz, presença, profundidade, calor, pressão, etc.

24 Saída Impressoras Plotters
Dispositivos de saída que tem por finalidade imprimir em papel ou filme plástico os resultados do processamento. Plotters Dispositivos de saída de dados utilizados para impressão de projetos e desenhos de engenharia em papeis de tamanho especial.

25 Armazenamento São conhecidos também como memória secundária de um sistema informático Drivers de Mídia São dispositivos utilizados para gravar e recuperar dados em mídias de armazenamento (disquetes, discos rígidos, cds, dvds, fitas magnéticas, etc.) São os Drivers de disquete, HDs, Gravadores de CDs e DVDs, gravadores de fitas DAT, etc.

26 Armazenamento PenDrives e Memory Stick
Dispositivos de armazenamento que utilizam memórias RAM de um tipo especial (reduzido) e de alta capacidade de armazenamento


Carregar ppt "Sistemas Informáticos e Hardware"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google