A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Estado Novo não era fascista mas pode ser considerado “fascistóide”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Estado Novo não era fascista mas pode ser considerado “fascistóide”."— Transcrição da apresentação:

1 O Estado Novo não era fascista mas pode ser considerado “fascistóide”.
AULA – 4 PREVEST/HISTÓRIA DO BRASIL- LIVRO PROF VICENTE A REPÚBLICA POPULISTA ( ) – A Era Vargas: a ditadura do Estado novo O Estado Novo era autoritário, nacionalista, antiliberal e antidemocrático. O Estado Novo não era fascista mas pode ser considerado “fascistóide”. Executivo todo poderoso, Judiciário em “banho maria” e sem poderes, ausência do poder Legislativo. Policial Especial (PE). Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Departamento de Administração do Serviço Público. (DASP).

2 O LEVANTE INTEGRALISTA DE 1938
AULA – 4 PREVEST/HISTÓRIA DO BRASIL- LIVRO PROF VICENTE O LEVANTE INTEGRALISTA DE 1938 CAUSAS. - INTEGRALISTAS APOIAM O GOLPE DE 1937. - GETÚLIO ACENAVA A PLINIO SALGADO QUE OS INTEGRALISTAS PARTICIPARIAM DO PODER NA NOVA ORDEM. - DEPOIS DO GOLPE GETÚLIO DEIXA OS INTEGRALISTAS FORA DO NOVO MINISTÉRIO E COLOCA SUA ASSOCIAÇÃO NA ILEGALIDADE. - DESCONTENTES TENTAM UM GOLPE CONTRA O PALÁCIO DO CATETE E SÃO DERROTADOS.

3 OS MAIS FAMOSOS PRESOS DO ESTADO NOVO.
AULA – 4 PREVEST/HISTÓRIA DO BRASIL- LIVRO PROF VICENTE OS MAIS FAMOSOS PRESOS DO ESTADO NOVO. LUIZ CARLOS PRESTES OLGA JORGE AMADO G. RAMOS P. SALGADO R. DE QUEIROZ M. LOBATO.

4 A CONSTIUTIÇÃO DE 1937 “a polaca”!
AULA – 4 PREVEST/HISTÓRIA DO BRASIL- LIVRO PROF VICENTE A CONSTIUTIÇÃO DE 1937 “a polaca”! Autor: Francisco Campos. Características: a) autoritária e centralista. b) Estado racional(cria espaço para a técnico burocracia). c) intervencionista na economia. d) corporativista para a área sindical. e) não permite a existência de partidos políticos. f) estabeleceu a pena de morte.

5 A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA.
AULA – 4 PREVEST/HISTÓRIA DO BRASIL- LIVRO PROF VICENTE A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA. O ESTADO RACIONALIZOU E INCENTIVOU AS ATIVIDADES JÁ EXISTENTES. A PARTIR DE 1940, PASSOU A INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE ATIVIDADES NOVAS, ESPECIALMENTE NO SETOR DA INDÚSTRIA PESADA. SIDERUGICA DE VOLTA REDONDA

6 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA.
AULA – 4 PREVEST/HISTÓRIA DO BRASIL- LIVRO PROF VICENTE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA.

7 INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA
AULA – 4 PREVEST/HISTÓRIA DO BRASIL- LIVRO PROF VICENTE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA INSTITUTO BRASILEIRO DO CAFÉ (IBC). INSTITUTO DO AÇÚCAR E DO ALCOOL (IAA). CONSELHO NACIONAL DO PETRÓLEO (CNP). CENTRAIS HIDRELÉTRICAS DO RIO SÃO FRANCISCO(CHESF). CAMPANHA DO SOLDADO DA BORRACHA(CSB). SUPERINTENDÊNCIA DE VALORIZAÇÃO DA AMAZÔNIA. DEPARTAMENTO NACIONAL DE PESQUISA MINERAL(DNPM). USINA SIDERURGICA DE VOLTA REDONDA(CSN) COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. FÁBRICA NACIONAL DE MOTORES (FNM).

8 ENFRAQUECIMENTO DO ESTADO NOVO E SUA QUEDA.
AULA – 4 PREVEST/HISTÓRIA DO BRASIL- LIVRO PROF VICENTE ENFRAQUECIMENTO DO ESTADO NOVO E SUA QUEDA. A Segunda Guerra Mundial e a participação brasileira. A oposição norte-americana a política nacionalista de Vargas. O desgaste do governo junto a sociedade brasileira. O Manifesto dos Mineiros. Deposição de Vargas. OS PRACINHAS


Carregar ppt "O Estado Novo não era fascista mas pode ser considerado “fascistóide”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google