A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1

2 Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO

3 Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

4 Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 4 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.

5 Conteúdos formativos Competência 4 da BNCC – Comunicação
Leitura em voz alta. Situações didáticas de ensino e de aprendizagem. Documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

6 Agrupamentos Parte 1: coletivo
Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

7 Sequência de Atividades

8 Atividade 1 - Contextualização
Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

9 Atividade 2 - Leitura em voz alta
Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar, disponível no site da Revista Bula:

10 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 4 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. Para a discussão propomos as questões a seguir.

11 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 1 Como desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento? Quais ações precisam ser desenvolvidas na escola para que os alunos possam aprender a se comunicar de maneira eficiente levando em consideração os mais diferentes interlocutores? Como inserir os alunos aos multiletramentos típicos dos textos produzidos em diversos contextos analógicos e digitais?

12 Competência 4 - BNCC Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

13 Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos)
Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

14 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Nesta atividade, os professores analisarão as subdivisões a respeito da competência 4 da BNCC e a sua progressão no decorrer dos anos. Momento 1 – Conversa Coletiva Contextualização do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”, do Movimento pela Base e realize uma leitura compartilhada, no qual discutam os princípios básicos dessa competência, para isso utilize o quadro a seguir.

15

16 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 27 a 30 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

17 Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões
Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Como podemos desenvolver a “escuta” dos estudantes ao longo da escolaridade básica? Quais ações precisam ser tomadas para que os alunos possam desenvolver-se em suas habilidades relacionadas a fala pública, expressando suas ideias e opiniões, levando em consideração a progressão analisada. Quais situações de ensino e de aprendizagem podem colaborar para que o aluno possa desenvolver suas capacidades relacionadas a sustentação de ideias em discussões? Que ações precisam ser desencadeadas na escola para que os alunos sejam inseridos em práticas multiletradas de uso da linguagem verbal?

18 Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Escuta, páginas 27.
Grupo 2 – Expressão, página 28. Grupo 3 – Discussão, página 29. Grupo 4 – Multiletramento, página 30.

19 Socialização das ideias dos grupos.
Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

20


Carregar ppt "Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google