A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 27 EFEITOS DE SENTIDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 27 EFEITOS DE SENTIDO."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 27 EFEITOS DE SENTIDO

2 Os sentidos do diminutivo
Tradicionalmente, o diminutivo é ensinado como uma indicação formal de diminuição de tamanho. Mas, dependendo do contexto em que o diminutivo é usado, ele pode assumir as mais diversas significações, indicando manifestações da emoção e das intenções do falante.

3 Exemplo: jeitinho Enunciado Significado Ele tem jeitinho especial
para lidar com as pessoas.   Jeans com jeitinho parisiense.   Casa com jeitinho de chácara.   Não me agrada esse jeitinho brasileiro. Significado Habilidade Modo de ser Igual, com características semelhantes Maneira de burlar a lei

4 ADMIRAÇÃO/ SURPRESA Dois amigos se encontram e um deles convida o amigo para conhecer a sua casinha (sentido afetivo, de aconchego). Quando o amigo chegou em frente à casa, declara admirado: - Que casinha, hein!... Na realidade, a casa não era uma casinha, (no sentido de pequena), mas uma casa grande, o que causa surpresa por não corresponder à expectativa criada quando o amigo se referiu à sua propriedade.

5 IRONIA/ DEPRECIAÇÃO/ ANTIPATIA
Você gosta mesmo de ler esse jornalzinho? Esse doutorzinho não acertou um diagnóstico sequer. Vai entender o que esse povinho quer fazer da vida. Ele nos serviu um vinhozinho qualquer. Nesses casos, a entonação de voz ajuda a reforçar o sentido irônico ou depreciativo do termo empregado no diminutivo.

6 ATENUAR SENTIDO Ao dizer “senti um friozinho na barriga só de pensar em perder meu emprego”, a pessoa deve estar atenuando o gelo de medo que sentiu ao pensar em algo desfavorável/ desagradável.  Essa atenuação ocorre para desarmar certas palavras que, na sua forma original, são desagradáveis, como operação. Se um médico disser que o paciente passará por uma operaçãozinha, parece que é algo mais banal do que se disser operação, uma palavra que denota uma situação que certamente durará horas e pela qual pacientes graves passam.  Pensando em palavras menos trágicas, mas que podem ser atenuadas: você pode passar horas tomando chopinho e comendo porçõezinhas de fritas sem o peso na consciência que você poderia ter se tivesse tomado dois chopes com duas porções de fritas. 

7 REFORÇAR SENTIDO Quando o diminutivo sugere alguma incumbência ou ordem, não indica que a pessoa deverá realizá-la mais lenta ou rapidamente, mas sim acentuar a recomendação, reforçar o sentido. João, vá depressinha apanhar o meu remédio na farmácia. Maria, é bom que estude devagarinho.

8 AFETIVIDADE Nesse caso, o diminutivo denota sentimentalismo, carinho ou cuidado com algo ou com a outra pessoa envolvida na comunicação.  Que saudade da minha caminha! Que comidinha gostosa a sua mãe faz! Gostou do cafezinho? Às vezes, essa afetividade pode infantilizar a pessoa a quem o emissor se refere: - Filho, quer um leitinho quentinho? (e o filho tem mais de 21 anos de idade)

9 FORMA CONSOLIDADA Existem palavras que, embora utilizem o sufixo diminutivo, não têm significação de diminutivo, dependendo, sempre, do contexto em que são utilizadas. Pombinhos: casal feliz Santinho: propaganda eleitoral impressa em formato pequeno, com foto do candidato e informações sobre ele. Folhinha: folha com o calendário impresso. Patricinha: mulher que se veste com excessivo apuro. Vaquinha: ajuda mútua, caixinha. (Ex.: Não tinha dinheiro, então, fez-se uma vaquinha entre os amigos para comprar a carne para o churrasco.)

10 Os sentidos do aumentativo
Depreciação ou ironia Você é mandona, hein?! Tire o bocão do meu refrigerante! Exaltação positiva Meu vizinho é um gatão. Que camiseta lindona. Fizemos um jogaço ontem. Ele é um maridão, gosta muito dela. Humor Ela tem um irmãozudo que vocês precisam ver. (Isto é, um irmão muito atraente.)

11 Os sentidos dos prefixos super, hiper, ultra, ou composição com o radical mega
Exaltação positiva Esta embalagem é supereconômica. Ouça, isso é hiperimportante. Vejam como sou ultrarrápida. Não perca a megaliquidação de verão.

12 Significado de ditados populares
Do arco-da-velha Significado: Coisas do arco-da-velha são coisas inacreditáveis, absurdas. Chato de galocha Significado: Pessoa muito chata, resistente e insistente. Dourar a pílula Significado: Melhorar a aparência de algo. Ficar a ver navios Significado: Esperando algo que não aconteceu ou não apareceu. Esperar em vão. Cair no conto do vigário Significado: Ser enganado por algum vigarista. Vá se queixar ao bispo Significado: Como quem manda ir se queixar de algum problema a outra pessoa. Sem eira nem beira Significado: Pessoas sem bens, sem posses.

13 Santinha do pau ôco Significado: Pessoa que se faz de boazinha, mas não é.
Não entender patavina Significado: Não saber nada sobre determinado assunto. Nada mesmo. Pensando na morte da bezerra Significado: Estar distante, pensativo, alheio a tudo. Nhenhenhém Significado: Conversa interminável em tom de lamúria, irritante, monótona. Resmungo, rezinga. Da pá virada Significado: Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio. Onde Judas perdeu as botas Significado: Lugar longe, distante, inacessível. Casa de mãe Joana Significado: Onde vale tudo, todo mundo pode entrar, mandar, etc. O pior cego é o que não quer ver Significado: Diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade.

14 Os sentidos da vírgula

15

16 Leia um exemplo de falta de pontuação e suas implicações textuais:
Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena. Escreveu assim: “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres” Morreu antes de fazer a pontuação. Com quem ficou a fortuna do homem? Eram quatro concorrentes.

17 O sobrinho fez a seguinte pontuação: Deixo meus bens à minha irmã
O sobrinho fez a seguinte pontuação: Deixo meus bens à minha irmã? Não, a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.   A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito: Deixo meus bens à minha irmã, não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.   O alfaiate pediu cópia do original. Puxou “a brasa pra sardinha” dele: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.   Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação: Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres. Assim é a vida. Nós é que colocamos os pontos. E isso faz a diferença.

18 Telegrama:  “PERDÃO IMPOSSÍVEL QUE SEJA CUMPRIDA A SENTENÇA.” Fim da linha para o réu:  “PERDÃO IMPOSSÍVEL. QUE SEJA CUMPRIDA A SENTENÇA.” Liberdade:  “PERDÃO. IMPOSSÍVEL QUE SEJA CUMPRIDA A SENTENÇA.”


Carregar ppt "Capítulo 27 EFEITOS DE SENTIDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google