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Aspectos Individuais e barreiras associadas com o uso de bicicleta por adultos em Curitiba Prof. Ms. Marilson Kienteka Gpaq - Grupo de pesquisa em atividade.

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1 Aspectos Individuais e barreiras associadas com o uso de bicicleta por adultos em Curitiba Prof. Ms. Marilson Kienteka Gpaq - Grupo de pesquisa em atividade física e qualidade de vida. PUC-PR II Ciclo de Debate sobre Mobilidade Urbana Sustentável

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3 Uso da Bicicleta em Curitiba Prevalência do Uso de bicicleta Barreiras associadas com o uso da bicicleta. Experiências de intervenções que resultaram no aumento da prevalência do uso de bicicleta

4 Domínios da Atividade Física DOMÍNIOS LazerTrabalho Doméstica Transporte

5 Seja no lazer ou no transporte, a bicicleta apresenta-se como um modo prático de se chegar a um destino em menor tempo......também proporciona a oportunidade de se obter a atividade física saudável no curso diário da vida.

6 ...contribui para a redução do tráfego, da poluição sonora e a emissão de gases poluentes... Em geral...é um modo vantajoso e atraente para o acúmulo de atividade física e a obtenção dos benefícios para a saúde.

7 Estado da Arte Sobre o uso da bicicleta

8 Exploratória sobre o uso de bicicleta Percepção de barreiras

9 Prevalência do uso da bicicleta em adultos de Curitiba...quando comparamos com outros estudos

10 Prevalência do uso da bicicleta no Mundo Transporte Lazer 11,2% 16,5%

11 Prevalência do uso da bicicleta em adultos de Curitiba...verificamos que os resultados ficaram mais aquém...

12 Prevalência do uso da bicicleta no Mundo Transporte Lazer 11,2% 16,5%

13 Prevalência do uso da bicicleta no Mundo Transporte Lazer 3,7% 7,4%...na estratificação por gênero...

14 Frequência do uso da bicicleta estratificada por gênero...na estratificação por faixa etária...

15 Frequência do uso da bicicleta estratificada por faixa etária...na percepção das barreiras que foram associadas...

16 Barreiras no uso da bicicleta no Transporte e no Lazer

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18 Percepção de barreiras associadas com o uso da bicicleta no Transporte Intervalo de confiança de 95%....e no lazer

19 Barreiras encontradas no uso da bicicleta no Lazer Intervalo de confiança de 95%....em resumo

20 Resumo dos achados As associações encontradas no uso de bicicleta foram: TransporteLazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Barreiras Idade (18 a 39,9 anos) Falta de Vontade Clima desfavorável Não ter bicicleta Barreiras AdultosJovens...como implicações práticas de incentivo ao uso da bicicleta voltados as... Ações voltadas as Mulheres > 50 anos

21 A criação de rotas seguras (ciclovias e ciclofaixas separadas do trânsito) Leis mais rígidas de proteção ao ciclista Formação integral de ambos, ciclistas e motoristas, inclusive na base escolar Londres, Paris, Barcelona, Portlan, NY, Muenster, Groningen, Odense, (Holanda, Dinamarca e Alemanha) (Holanda, Dinamarca, Alemanha, Londres, R.U. e Paris, Fr. Implicações Práticas Ações voltadas as Mulheres > 50 anos

22 Posse de bicicleta As associações encontradas no uso de bicicleta foram: TransporteLazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Barreiras Idade (18 a 39,9 anos) Falta de Vontade Clima desfavorável Não ter bicicleta Barreiras AdultosJovens...como implicações práticas voltadas ao incentivo ao uso da bicicleta voltados as...

23 Posse de Bicicleta Redução de imposto para aquisição de bicicleta. Precedente - Intervenção Implicações Práticas

24 Evolução da frota de veículos no Brasil ANO AUTOMÓVEIS Fonte: DENATRAN

25 Crescimento da frota de automóveis (carros) Projeções 2005 – – – 2004 Evolução veículos/habitantes Implementação...distância...

26 Percepção da distância As associações encontradas no uso de bicicleta foram: TransporteLazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Barreiras Idade (18 a 39,9 anos) Falta de Vontade Clima desfavorável Não ter bicicleta Barreiras AdultosJovens...como implicações práticas voltadas ao incentivo ao uso da bicicleta voltados as...

27 Distância Amenizada pela criação de rotas seguras por ciclovias e ciclofaixas bem conectadas, diminuindo a percepção negativa da distância entre os destinos. Sugestões de Implicações Práticas

28 Distância amenizadas pela criação de Ciclovias e ciclofaixas bemconectadas Implicações Práticas Sorocaba - Vitor Lippi Bogotá - Enrique Peñalosa

29 Distância amenizadas pela criação de Ciclovias e ciclofaixas bem conectadas Sugestões de Implicações Práticas...motivação... NY - US London - UK

30 Falta de vontade - motivação As associações encontradas no uso de bicicleta foram: TransporteLazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Barreiras Idade (18 a 39,9 anos) Falta de Vontade Clima desfavorável Não ter bicicleta Barreiras AdultosJovens...como implicações práticas voltadas ao incentivo ao uso da bicicleta voltados as...

31 Bloqueio de ruas no fim de semana para carro (Paris, Copenhagen e Odense, Muenste, Groningen, Bogotá, Curitiba) Implicações Práticas Integração da bicicleta com o transporte público (Bogotá, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra) Motivação

32 Contemplação nos projetos urbanos iminentes na cidade Projeto de remodelação da Av. Visconde de Guarapuava - Curitiba Projeto: Metro de Curitiba Linha CIC – Centro Boulevard no local das linhas do expresso com ciclovias e pistas de caminhada. Implicações Práticas Motivação

33 Percepção de muita poluição As associações encontradas no uso de bicicleta foram: TransporteLazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Barreiras Idade (18 a 39,9 anos) Falta de Vontade Clima desfavorável Não ter bicicleta Barreiras AdultosJovens......

34 Na diminuição da Poluição Implantação de programas de redução de consumo de combustíveis fósseis. Implicações Práticas...são medidas eficazes na percepção de menos poluição....clima desfavorável...

35 Clima desfavorável As associações encontradas no uso de bicicleta foram: TransporteLazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Barreiras Idade (18 a 39,9 anos) Falta de Vontade Clima desfavorável Não ter bicicleta Barreiras AdultosJovens...mais pesquisas... Sazonalidade Previsão do Tempo

36 Sobre os fatores que estão associados ao uso da bicicleta Barreiras para sua prática em diferentes cidades Continuidade nas pesquisa

37 Ciclofaixa separa da rua por estacionamento Pesquisa sobre o modelo ideial Ciclovia compartilhada com pedestres Ciclovia separada da rua por faixa de grama. Ciclofaixa na rua com distinção de cor

38 Sinergia entre as áreas de estudo Viabilização das intervenções de forma direta e eficaz Ciências e Saúde Arquitetura e Urbanismo Engenharias Resultados a curto e médio prazo. Viabilização das intervenções

39 Obrigado


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