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II Ciclo de Debate sobre Mobilidade Urbana Sustentável

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Apresentação em tema: "II Ciclo de Debate sobre Mobilidade Urbana Sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 II Ciclo de Debate sobre Mobilidade Urbana Sustentável
Aspectos Individuais e barreiras associadas com o uso de bicicleta por adultos em Curitiba Prof. Ms. Marilson Kienteka Gpaq - Grupo de pesquisa em atividade física e qualidade de vida. PUC-PR Boa Tarde Primeiramente gostaria de agradecer a presença de todos, também agradecer aos Professores Fabio Duarte, Wagner Campos, Ciro Añes e Rodrigo Reis por estarem aqui hoje, participando deste processo de formação, suas sugestões e opiniões serão de grande contribuição para uma melhor formulação desta dissertação. O estudo que vou apresentar agora, faz parte do processo de mestrado do programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR. Sob orientação do Dr. Professor Rodrigo Siqueira Reis.

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3 Uso da Bicicleta em Curitiba
Prevalência do Uso de bicicleta Barreiras associadas com o uso da bicicleta. Experiências de intervenções que resultaram no aumento da prevalência do uso de bicicleta

4 Domínios da Atividade Física
Lazer Trabalho DOMÍNIOS Na literatura existe evidência cientifica convincente que sugere que a atividade física (aquelas que fazemos do lazer, no trabalho, nas tarefas domésticas e ainda na forma de deslocamento) é um componente importante do estilo de vida para uma boa saúde. Evidências científicas convincentes, sugerem que a atividade física associadas com bons hábitos e alimentação balanceada, podem contribuir para a melhoria e manutenção da saúde Transporte Doméstica

5 Seja no lazer ou no transporte, a bicicleta apresenta-se como um modo prático de se chegar a um destino em menor tempo... ...também proporciona a oportunidade de se obter a atividade física saudável no curso diário da vida.

6 ...contribui para a redução do tráfego, da poluição sonora e a emissão de gases poluentes...
Em geral ...é um modo vantajoso e atraente para o acúmulo de atividade física e a obtenção dos benefícios para a saúde.

7 Sobre o uso da bicicleta
Estado da Arte Sobre o uso da bicicleta

8 Exploratória sobre o uso de bicicleta Percepção de barreiras
Foram incluídos no estudo 16 setores de elevado walkability sendo 8 setores de baixa renda e 8 de elevada renda e 16 com baixo walkability sendo 8 setores de baixa renda e 8 de elevada renda. 8 – elevado walkability - baixa renda – 8 – elevado walkability - elevada renda - 8 – baixo walkability - baixa renda – 8 – baixo walkability - elevada renda –

9 Prevalência do uso da bicicleta em adultos de Curitiba
...quando comparamos com outros estudos

10 Prevalência do uso da bicicleta no Mundo
11,2% 16,5% Transporte Lazer 1.4. OBJETIVOS DO ESTUDO Objetivo geral Analisar a associação entre os fatores individuais e ambientais para o uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte em adultos residentes na cidade de Curitiba-PR. Objetivos específicos Analisar as evidências disponíveis na literatura a cerca dos fatores individuais e ambientais associados com o uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte em adultos. Verificar a associação entre os aspectos individuais e ambientais com o uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte em adultos.

11 Prevalência do uso da bicicleta em adultos de Curitiba
...verificamos que os resultados ficaram mais aquém...

12 Prevalência do uso da bicicleta no Mundo
11,2% 16,5% Transporte Lazer 1.4. OBJETIVOS DO ESTUDO Objetivo geral Analisar a associação entre os fatores individuais e ambientais para o uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte em adultos residentes na cidade de Curitiba-PR. Objetivos específicos Analisar as evidências disponíveis na literatura a cerca dos fatores individuais e ambientais associados com o uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte em adultos. Verificar a associação entre os aspectos individuais e ambientais com o uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte em adultos.

13 Prevalência do uso da bicicleta no Mundo
3,7% 7,4% Transporte Lazer 1.4. OBJETIVOS DO ESTUDO Objetivo geral Analisar a associação entre os fatores individuais e ambientais para o uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte em adultos residentes na cidade de Curitiba-PR. Objetivos específicos Analisar as evidências disponíveis na literatura a cerca dos fatores individuais e ambientais associados com o uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte em adultos. Verificar a associação entre os aspectos individuais e ambientais com o uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte em adultos. ...na estratificação por gênero...

14 Frequência do uso da bicicleta estratificada por gênero
Foram incluídos no estudo 16 setores de elevado walkability sendo 8 setores de baixa renda e 8 de elevada renda e 16 com baixo walkability sendo 8 setores de baixa renda e 8 de elevada renda. 8 – elevado walkability - baixa renda – 8 – elevado walkability - elevada renda - 8 – baixo walkability - baixa renda – 8 – baixo walkability - elevada renda – ...na estratificação por faixa etária...

15 Frequência do uso da bicicleta estratificada por faixa etária
Foram incluídos no estudo 16 setores de elevado walkability sendo 8 setores de baixa renda e 8 de elevada renda e 16 com baixo walkability sendo 8 setores de baixa renda e 8 de elevada renda. 8 – elevado walkability - baixa renda – 8 – elevado walkability - elevada renda - 8 – baixo walkability - baixa renda – 8 – baixo walkability - elevada renda – ...na percepção das barreiras que foram associadas...

16 Barreiras no uso da bicicleta no Transporte e no Lazer

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18 Percepção de barreiras associadas com o uso da bicicleta no Transporte
Intervalo de confiança de 95%. ...e no lazer

19 Barreiras encontradas no uso da bicicleta no Lazer
Intervalo de confiança de 95%. ...em resumo

20 As associações encontradas no uso de bicicleta foram:
Resumo dos achados As associações encontradas no uso de bicicleta foram: Transporte Lazer Ações voltadas as Mulheres Sexo (masculino) > 50 anos Idade (30 a 39,9 anos) Idade (18 a 39,9 anos) Barreiras Barreiras Adultos Jovens Não ter bicicleta Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Clima desfavorável ...como implicações práticas de incentivo ao uso da bicicleta voltados as...

21 Implicações Práticas Ações voltadas as Mulheres > 50 anos A criação de rotas seguras (ciclovias e ciclofaixas separadas do trânsito) Leis mais rígidas de proteção ao ciclista Formação integral de ambos, ciclistas e motoristas, inclusive na base escolar Londres, Paris, Barcelona, Portlan, NY, Muenster, Groningen, Odense, (Holanda, Dinamarca e Alemanha) (Holanda, Dinamarca, Alemanha, Londres, R.U. e Paris, Fr.

22 As associações encontradas no uso de bicicleta foram:
Posse de bicicleta As associações encontradas no uso de bicicleta foram: Transporte Lazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Idade (18 a 39,9 anos) Barreiras Barreiras Adultos Jovens Não ter bicicleta Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Clima desfavorável ...como implicações práticas voltadas ao incentivo ao uso da bicicleta voltados as...

23 Implicações Práticas Posse de Bicicleta
Redução de imposto para aquisição de bicicleta. Precedente - Intervenção

24 Evolução da frota de veículos no Brasil
ANO AUTOMÓVEIS 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2011 Fonte: DENATRAN

25 Evolução veículos/habitantes
Crescimento da frota de automóveis (carros) Projeções 2005 – – – 2004 Implementação ...distância...

26 Percepção da distância
As associações encontradas no uso de bicicleta foram: Transporte Lazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Idade (18 a 39,9 anos) Barreiras Barreiras Adultos Jovens Não ter bicicleta Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Clima desfavorável ...como implicações práticas voltadas ao incentivo ao uso da bicicleta voltados as...

27 Sugestões de Implicações Práticas
Distância Amenizada pela criação de rotas seguras por ciclovias e ciclofaixas bem “conectadas”, diminuindo a percepção negativa da distância entre os destinos.

28 Implicações Práticas Distância amenizadas pela criação de
Ciclovias e ciclofaixas bem “conectadas” Sorocaba - Vitor Lippi Bogotá - Enrique Peñalosa

29 Sugestões de Implicações Práticas
Distância amenizadas pela criação de Ciclovias e ciclofaixas bem “conectadas” London - UK NY - US ...motivação...

30 Falta de vontade - motivação
As associações encontradas no uso de bicicleta foram: Transporte Lazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Idade (18 a 39,9 anos) Barreiras Barreiras Adultos Jovens Não ter bicicleta Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Clima desfavorável ...como implicações práticas voltadas ao incentivo ao uso da bicicleta voltados as...

31 Implicações Práticas Motivação
Bloqueio de ruas no fim de semana para carro (Paris, Copenhagen e Odense, Muenste, Groningen, Bogotá, Curitiba) Integração da bicicleta com o transporte público (Bogotá, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra)

32 Implicações Práticas Motivação
Contemplação nos projetos urbanos iminentes na cidade Projeto: Metro de Curitiba Linha CIC – Centro Boulevard no local das linhas do expresso com ciclovias e pistas de caminhada. Projeto de remodelação da Av. Visconde de Guarapuava - Curitiba

33 Percepção de muita poluição
As associações encontradas no uso de bicicleta foram: Transporte Lazer Sexo (masculino) Idade (30 a 39,9 anos) Idade (18 a 39,9 anos) Barreiras Barreiras Adultos Jovens Não ter bicicleta Não ter bicicleta Distância Falta de Vontade Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Clima desfavorável ......

34 Implicações Práticas Na diminuição da Poluição
Implantação de programas de redução de consumo de combustíveis fósseis. ...são medidas eficazes na percepção de menos poluição. ...clima desfavorável...

35 As associações encontradas no uso de bicicleta foram:
Clima desfavorável As associações encontradas no uso de bicicleta foram: Transporte Lazer Sexo (masculino) Previsão do Tempo Idade (30 a 39,9 anos) Idade (18 a 39,9 anos) Barreiras Barreiras Adultos Jovens Não ter bicicleta Não ter bicicleta Sazonalidade Distância Falta de Vontade Falta de Vontade Muita Poluição Clima desfavorável Clima desfavorável ...mais pesquisas...

36 Continuidade nas pesquisa
Sobre os fatores que estão associados ao uso da bicicleta Barreiras para sua prática em diferentes cidades

37 Pesquisa sobre o modelo ideial
Ciclovia compartilhada com pedestres Ciclofaixa na rua com distinção de cor Ciclovia separada da rua por faixa de grama. Ciclofaixa separa da rua por estacionamento

38 Viabilização das intervenções
Sinergia entre as áreas de estudo Viabilização das intervenções de forma direta e eficaz Ciências e Saúde Arquitetura e Urbanismo Engenharias Resultados a curto e médio prazo.

39 Obrigado


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