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Marcello Santos O controle do abuso de drogas psicoativas ilegais e os benefícios para redução de acidentes.

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1 Marcello Santos O controle do abuso de drogas psicoativas ilegais e os benefícios para redução de acidentes

2 Sumário 1.Acidentes de transito no Brasil 2.Drogas psicoativas e acidentalidade 3.Exames toxicológicos 4.Impacto dos exames toxicológicos na acidentalidade - estudo de caso

3 Sobre o que falaremos? Fator Humano – Dentro do fator humano, na questão do abuso das substâncias psicoativas, – Dentro da questão das substâncias psicoativas, nas drogas ilegais.

4 Acidentes de trânsito no Brasil

5 Portanto, aproximadamente 42 milhões de pessoas morreram vítimas do trânsito nos últimos 115 anos (1896 a 2011) NO MUNDO NO BRASIL Em 31 anos (1970 a 2010) Em 115 anos (1898 a 2010) Dados preliminares atualizados até 24/11/11 Fonte: Ministério da Saúde - DATASUS Histórico de mortes no trânsito Em 2011 aprox fatalidades no Brasil

6 . Acidentes de trânsito no Brasil 35% dos acidentes ocorridos em 2004 nas rodovias federais envolviam veículos de carga e causariam mais de 40% das vítimas fatais. Fonte: Ipea de dezembro de 2006

7 O Brasil tem apresentado um grande aumento proporcional no número de acidentes de trânsito com vítimas: Acidentes de trânsito no Brasil Fonte: Ipea de dezembro de ,8% População % Aumento da frota de veículos + 16,8% Aumento da população + 46,1% Aumento dos acidentes de trânsito com vítimas

8 Drogas psicoativas e acidentalidade

9 Situação do motorista O Motorista profissional é vítima de uma combinação de: 1.Condições de trabalho que o empelem ao abuso de drogas ( distância da familia, carga horária, falta de descanso adequado ) etc.., 2.Oferta abundante de drogas ( postos nas estradas, bares e restaurantes de beira de estarda ) etc.., 3.Falta de policiamento, 4.Falta de elementos de elementos de controle e dissuasão

10 Tipos de drogas mais usadas e suas consequencias na habilidade de dirigir Álcool Reduz a capacidade de reação e a capacidade de avaliação de risco. Maconha Reduz substancialmente a atenção e a capacidade de reagir rapidamente a situações de risco; Seus efeitos na atenção e reação superam em muito o período de sua psicoatividade. Anfetaminas/Metanfetaminas Estimulam a tomada de risco. Podem induzir a paranóia. Reduzem a capacidade de avaliar corretamente o estado de vigília e a necessidade de descanso. As metanfetaminas tem efeito psicoativos duradouros. Cocaína/Crack/Merla Estimula a tomada de risco. Induz a paranóia. Reduz a capacidade de avaliar corretamente o estado de vigília e a necessidade de descanso. Aumenta substancialmente o risco cardíaco. Aumenta a possibilidade de ingestão simultânea de álcool. Fonte: European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addition 2007

11 Prevalência de álcool e drogas ilícitas em motoristas vítimas fatais de acidentes de trânsito Fontes: Mercer, G.W.; Jeffery, W.K. - Alcohol, drugs, and impairment in fatal traffic accidents in British Columbia. Accident Analysis & Prevention 27(3): , 1995 / Bravo, P.A.; Bravo, S.M.; Porras, B.; Valderrama, J.; Erazo, A.; Bravo, L.E. - P revalencia de sustancias psicoactivas asociadas con muertes violentas en Cali. Colomb Med 36: , 2005 / Schwilke, E.W.; Santos, M.I.S.; Logan, B.K. - Changing patterns of drug and alcohol use in fatally injured drivers in Washington State. J Forensic Sci 51(5): , 2006 Seymour, A.; Oliver, J.S. - Role of drugs and alcohol in impaired drivers and fatally injured drivers in the Strathclyde police region of Scotland, For Sci Int 103: , 1999 CanadáColômbiaEUAEscócia ÁLCOOL DROGAS ILÍCITAS 36,6% 23,7% 41,1% - 9,3%31,9% 35% 68%

12 Drummer et al. (2002) relata que em estudos em acidentes com mortes indicam um risco 6,6 vezes maior ( > 5ng/ml THC ) ou 2.1 vzes maior ( < 5ng/ml THC ) para condutores que fizeram uso de maconha. Centenas de outros estudos demostram a relação do consumo de drogas com a acidentalidade. Aumento do risco por uso de drogas em motoristas Risco de condutores que em condições normais Risco de condutores que fizeram uso de maconha Fonte: Drummer et al. (2004) Australia Fatally injured drivers (N-3,398)

13 Em 2010, a Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com uma universidade, realizou exames toxicológicos em voluntários em caminhoneiros do ES. O resultado foi alarmante: Uso de drogas pelos motoristas profissionais no Brasil Fonte: BHTrans um em cada três motorista dirigia naquele momento sob o efeito de psicoativos.

14 30% dos caminhoneiros fazem uso freqüente de alguma substância ilícita. A conclusão é de uma pesquisa do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT/MT). Uso de drogas pelos motoristas profissionais no Brasil Depois das anfetaminas, a droga mais consumida é a cocaína, inclusive crack. O objetivo: ficar acordado e conseguir trabalhar por mais horas seguidas. A prevalência das anfetaminas deve ser menor a partir da proibição da ANVISA dessas substâncias, sendo substituídas pelas metanfetaminas e cocaína/crack. Fonte: Renata Pompeu, repórter da Agência Brasil

15 Como reduzir a acidentalidade decorrente do abuso de drogas? Melhoria das condições de trabalho, Maior repressão ao tráfico de drogas, Educação, Exames toxicológicos

16

17 Exames toxicológicos Janela de detecção Tempo de alcance retroativo

18 TIPO DE AMOSTRA URINACABELOSALIVA CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Janela de Detecção Até 3 dias diasAté 6 horas Avaliação do padrão de consumo NãoSimNão Possibilidade de mascaramento AltaInexistenteBaixa Facilidade de Contra-Prova posterior DificilSimplesDificil Confirmação por métodos cientificamente válidos Válido COLETA E LOGÍSTICA Tempo de coleta AltoBaixoMédio Complexidade da coleta MédioBaixo Constrangimento do processo de coleta AltoMédio Perecibilidade da amostra SimNãoSim Facilidade de armazenamento BaixoAlto Tabela comparativa

19 EXAME TOXICOLÓGICO DE LARGA JANELA DE DETECÇÃO Oferta Mais de 7 empresas independentes provedoras da tecnologia ( 3 com laboratórios no Brasil ), Mais de laboratórios associados. Drogas detectadas Cocaína e derivados (crack, merla…) Maconha e derivados Anfetaminas (rebite) Metanfetaminas (rebite) Ecstasy Ópio Mofina Heroína Codeína Utilizado, no Brasil, por: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Abin, Depen, Exército, Aeronáutica, Marinha, 23 Polícias militares e Bombeiros, 12 Polícias civis e institutos de criminalistica, Diversas agências prisionais, Algumas dezenas de empresas como a Azul, Passaredo, TRIP e TAM.

20 Estudo de Caso

21 Caso J. B. Hunt ( EUA ) Descrição da empresa: – A J. B Hunt é uma das maiores empresas de transporte dos EUA, com faturamento superior a 3 bilhões de dólares. – Possui cavalos e carretas, com motoristas. Desafio: – A empresa seguia um programa completo DOT incluindo testagem por urina ( admissional, randomico com 25% ao ano e pós-acidente ). – Os acidentes envolvendo drogas subiam e entre setembro de 2005 e fevereiro de 2006 dois acidentes fatais envolvendo drogas indicaram a necessidade de mudanças. Novas providências: a adoção de exames toxicológicos de larga janela de detecção em adição ao programa obrigatório de urina. Objetivos: – Detectar e tratar os usuários repetitivos de drogas antes que eles participassem de acidentes e aumentar a segurança. – Para isso iniciaram exames de larga janela admissionais e randomizados, em paralelo aos exames obrigatórios de urina.

22 indivíduos testados com ambas tecnologias simultaneamente Comparação entre os exames positivos – curta janela de detecção ( urina ) e larga janela de detecção ( queratina ) na admissão e randomicos. Urina Positivos559 Taxa de positivos0.86% Queratina Positivos3.690 Taxa de positivos5.69% * Os exames de larga janela tiveram 6.6 vezes mais positivos. Para cada usuário detectado na urina, mais de cinco outros passariam indetectados. Maio de 2006 até Fevereiro 2013

23 J.B. HUNT Os exames toxicológicos de queratina ocasionaram uma drastica redução do uso de drogas e acidentes no estudo com indivíduos. A positividade nos exames randomicos caiu de 1,4% para 0,2% Nenhum acidente ocasionado por drogas nos últimos 5 anos!

24 Exames toxicológicos Uso recomendado dos exames toxicológicos no âmbito dos motoristas profissionais: Admissional e/ou concessional de CNH profissional Larga janela de detecção Objetivo: não habilitação ( acesso ) até a reabilitação, Randomizado Larga janela de detecção Urina Objetivo: dissuasão e reabilitação, Blitz ( no momento da direção ) Saliva Objetivo: dissuasão e eventual responsabilização nos termos da lei, Pós-acidente Urina Objetivo: estudos estatísticos e eventual responsabilização.

25 Obrigado (11) Os créditos por alguns dos slides aqui apresentados são dos pesquisadores da UNIFESP


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