A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONDE SE SITUA Junto à Golegã, onde o rio Almonda e o rio Tejo se encontram. É uma zona húmida sujeita a cheias ou inundações que começam geralmente em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONDE SE SITUA Junto à Golegã, onde o rio Almonda e o rio Tejo se encontram. É uma zona húmida sujeita a cheias ou inundações que começam geralmente em."— Transcrição da apresentação:

1 . OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO VISITA DE ESTUDO À RESERVA NATURAL DO PAUL DO BOQUILOBO

2 ONDE SE SITUA Junto à Golegã, onde o rio Almonda e o rio Tejo se encontram. É uma zona húmida sujeita a cheias ou inundações que começam geralmente em Outubro ou Novembro e diminuem na Primavera. No Verão ainda há zonas de várzeas, valas e linhas de água.

3 A SUA IMPORTÂNCIA O Paul tem a importante função de regulador do sistema hídrico: absorvendo excessos de água no período das chuvas e alimentando os lençóis freáticos no período seco. Contribui para melhorar a qualidade das águas.

4 A SUA FLORA E VEGETAÇÃO No centro da reserva podes encontrar os habitats naturais. Nas linhas de água há salgueiros, freixos e choupos… Nas várzeas inundáveis podes ver espécies como o bunho, caniço, espadana… Nas zonas imersas de água podes encontrar o jacinto de água, a mal casada…

5 A SUA FAUNA Nesta reserva podes encontrar 27 espécies de mamíferos, como a lontra, o rato-do-campo ou o morcego arborícola. 221 espécies de aves como a águia-pesqueira, a felosa, garças… 11 espécies de répteis, como a cobra-de-água-de-colar, lagartixa-ibérica ou o cágado de carapaça estriada… 13 espécies de anfíbios como a rã-verde ou o tritão-marmorado… 16 espécies de peixes como a boga portuguesa e o ruivaco… Há também grande diversidade de insectos.

6 VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS
Acabaste de ouvir falar de animais como os peixes, as aves ou os répteis. Têm ossos no seu corpo: são animais vertebrados. Outros como os insectos não possuem esqueleto interno. São animais invertebrados.

7 ANIMAIS VERTEBRADOS Podes fazer cinco grupos: 1- Mamíferos 2- Aves
3- Répteis 4- Anfíbios 5- Peixes

8 Caminhar, saltar, correr
Peixes Anfíbios Répteis Aves Mamíferos Deslocam-se a: Nadar Nadar e saltar Rastejar Voar Caminhar, saltar, correr Corpo coberto de: Escamas Pele nua Escamas ou Carapaça penas Pêlos Respiram por: Guelras Pulmões e pele pulmões Têm sangue: Frio frio quente Nascem a partir de: ovos Ventre da mãe

9 CADEIA ALIMENTAR É necessário que os animais comam e sejam comidos para se manter o equilíbrio da natureza

10 MIGRAÇÃO Muitas espécies migradoras utilizam o Paul como local de passagem para nidificar, como é o caso do pato real , da garça vermelha …


Carregar ppt "ONDE SE SITUA Junto à Golegã, onde o rio Almonda e o rio Tejo se encontram. É uma zona húmida sujeita a cheias ou inundações que começam geralmente em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google