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Produção sob encomenda sem configuração de variantes SAP Best Practices.

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Apresentação em tema: "Produção sob encomenda sem configuração de variantes SAP Best Practices."— Transcrição da apresentação:

1 Produção sob encomenda sem configuração de variantes SAP Best Practices

2 ©2012 SAP AG. All rights reserved.2 Objetivo, benefícios e principais etapas do processo Objetivo O processo empresarial abrange todas as etapas, desde a cotação até a entrega e faturamento do produto acabado e todos os componentes dependentes na produção sob encomenda (PSE). Além disso, o cenário é suportado pelas funções principais da contabilidade de objeto de custo obrigatórias, como cálculo de custo preliminar e encerramento do período. Benefícios Histórico da cotação Plano de faturamento incluindo adiantamento Administração de modificações na produção Principais etapas do processo Criação do cabeçalho da cotação Criação da cotação sucessiva com referência à primeira cotação Solicitação do cliente para modificar a cotação Criar ordem do cliente com referência à cotação sucessiva aceita O limite de crédito dos clientes é verificado A confirmação da ordem é enviada ao cliente e o processo de produção é iniciado Faturamento parcial – adiantamento após confirmação da ordem O cliente solicita uma modificação técnica A ordem do cliente e a lista técnica são recalculadas Entrega e faturamento do produto acabado

3 ©2012 SAP AG. All rights reserved.3 Aplicações SAP necessárias e Funções da empresa Necessário SAP enhancement package 6 for SAP ERP 6.0 Funções da empresa Especialista em engenharia Planejador da produção Administração de vendas Administrador do faturamento Contador de contas a receber Supervisor de produção Encarregado do depósito Especialista da área de produção Controlador de custos de produtos

4 ©2012 SAP AG. All rights reserved.4 Descrição detalhada do processo Produção sob encomenda sem configuração de variantes Este cenário descreve toda a seqüência de processos para um processo de vendas normal (Produção sob encomenda) com um cliente. O processo empresarial engloba todas as etapas, desde a cotação até a compensação de uma conta de cliente após o recebimento do pagamento. O processamento da cotação é a primeira etapa do processo de produção. O cenário é iniciado com uma solicitação de cotação de entrada. Uma cotação é criada no sistema da SAP em resposta à RFQ do cliente. O cliente solicita uma modificação na cotação e uma cotação subseqüente é criada. Finalmente, o cliente aceita a segunda cotação e uma ordem do cliente de referência é criada. Uma confirmação da ordem é enviada ao cliente e o processo de produção é iniciado. Neste momento, o cliente solicita uma modificação técnica. Desse modo, a ordem do cliente e a lista de técnica são recalculadas. O processo é finalizado com a entrega e o faturamento das mercadorias produzidas. O processo pode ser aprimorado individualmente com a execução de etapas adicionais, como criação de número de série, subcontratação, administração de qualidade na produção, administração de créditos e encerramento de centro e empresa.

5 ©2012 SAP AG. All rights reserved.5 Diagrama do fluxo do processo Produção sob encomenda sem configuração de variantes: PSE de processamento de cotação Administração de vendas Evento Cotação aceita? Previsão do plano para produto acabado (144) PSE de processament o de cotação Solicitação de cotação PSE Recusar primeira cotação Imprimir confirmação da ordem PSE = Produção sob encomenda; SAD = Sistema de administração de documento Criar, imprimir e enviar cotação ao cliente Opcional: utilizar o Easy DMS para atribuir especificação do cliente à cotação Criar cotação subseqüente e enviar ao cliente Sim Não

6 ©2012 SAP AG. All rights reserved.6 Diagrama do fluxo do processo Produção sob encomenda sem configuração de variantes: produção de peças para subconjunto Admin.de vendas Doc.de faturamento Planejador da produção Evento Contabilidad e de clientes Suprimento de componentes usando o processamen-to de compras (130) Criar ordem do cliente com referência à cotação subseqüente e imprimir confirmação da ordem Necessidade de matéria- prima para subconjunto Problemas de crédito devem ser resolvidos (108) Criar fatura, imprimir solicitação de adiantamento e enviar ao cliente Lançar adiantamento do devedor Avaliar situação de necessidades de armazenamento

7 ©2012 SAP AG. All rights reserved.7 Diagrama do fluxo do processo Produção sob encomenda sem configuração de variantes: produção de peças para subconjunto; modificação técnica de produto acabado, suprimento de estoque para montagem final Planejador produção Admin. de vendas Evento A ordem planejada deve ser convertida em ordem de produção Produção Criar ordem de produção (subconjunto) Confirmar ordem de produção Avaliar situação de estoque/necessi dades após modificação técnica A solicitação de modificação do cliente é considerada Lançar mercado- rias manual- mente Solicitação de modificação técnica (produto acabado) Controla- dor de custos de produtos Compra- dor Suprimento de material estocável sem QM (130) Suprimento de material estocável com QM (127) Suprimento e consumo de estoque em consignação (139) Subcontrataçã o MM (138) Produção repetitiva (149) Suprimento de componentes usando o processamento de compras Disponi bi- lização do material Liberar ordens de produção Recalcular lista técnica do cliente Modificar ordem, imprimir confirmação da ordem e enviar ao cliente (após adição do material) Especialista em engenharia Especiali sta chão de fábrica Svuper Prod. Review Order Confirmations

8 ©2012 SAP AG. All rights reserved.8 Diagrama do fluxo do processo Produção sob encomenda sem configuração de variantes: montagem final; processamento da remessa; processamento de faturamento Planejador da produção Contabili- dade de clientes Evento A ordem planejada deve ser convertida em ordem de produção Produção Converter ordem planejada em ordem de produção Liberar ordens de produção Opcional: verificar números de série na ordem de produção Doc.de faturamen- to Registrar entrada de mercadorias para ordem de produção com atribuição de número de série Avaliar situação de estoque/ necessidades Confirmar atividades de montagem Admin.de vendas Especialista de chão-de- fábrica Opcional: imprimir documentação da ordem Componente s de retirada (lista de picking) Saída manual de mercadorias em vez de lista de picking Disponibi- lização do material para montage m Processamento da ordem do cliente: Venda no depósito (109) Eliminar bloqueios do documento de faturamento Criar fatura, imprimir ordem de pagamento e enviar ao cliente Lançar fatura por marcos Criar fatura, imprimir ordem de pagamento de encerramento e enviar ao cliente Lançar fatura de encerramento Concluir processo

9 ©2012 SAP AG. All rights reserved.9 Legenda SímboloDescriçãoComentários da utilização Faixa: identifica uma função do usuário, como revisor de faturas ou representante de vendas. Esta faixa também pode identificar uma unidade organizacional ou grupo de empresas, em vez de uma função específica. Os outros símbolos de fluxo do processo nesta tabela aparecem nestas linhas. Você tem tantas linhas quantas forem necessárias para cobrir todas as funções no cenário. A faixa de função contém tarefas comuns àquela função. Eventos externos: contém eventos que começam ou terminam o cenário, ou influenciam o curso de eventos do cenário. Linha de fluxo (sólida): a linha indica a seqüência normal de etapas e direção do fluxo no cenário. Linha de fluxo (pontilhada): a linha indica o fluxo de tarefas utilizadas com pouca freqüência ou tarefas condicionais em um cenário. A linha também pode levar a documentos envolvidos no fluxo do processo. Conecta duas tarefas em um processo de cenário ou um evento sem etapas Atividade comercial/evento: identifica uma ação que leva para dentro ou para fora do cenário, ou um processo externo que ocorre durante o cenário Não corresponde a uma etapa da tarefa no documento Processo da unidade: identifica uma tarefa que é abordada etapa a etapa no cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário no total, coloque o número e nome do cenário aqui. Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a sub-processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário em parte, coloque aqui o número e o nome do cenário bem como os números das etapas daquele cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Decisão do processo: identifica um ponto de decisão/ramificação, significando uma escolha a ser feita pelo usuário final. As linhas representam escolhas diferentes que surgem de partes diferentes do losango. Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa no documento; reflete uma escolha a ser feita após a execução da etapa SímboloDescriçãoComentários da utilização Para o próximo/Do próximo diagrama: leva à página seguinte/anterior do diagrama O fluxograma continua na página seguinte/anterior Impressão/documento: identifica um documento, relatório ou formulário impresso Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Dados reais financeiros: indica um documento de lançamento financeiro Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Planejamento do orçamento: indica um documento de planejamento do orçamento Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Processo manual: cobre uma tarefa que é feita manualmente Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; utilizado para refletir uma tarefa que é executada manualmente, como descarregar um caminhão em um depósito, que afeta o fluxo do processo. Versão/dados existentes: este bloco cobre dados que são alimentados de um processo externo Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; essa forma reflete os dados provenientes de uma fonte externa; esta etapa não tem linhas de fluxo de entrada Decisão aprovar/reprovar do sistema: este bloco cobre uma decisão automática feita pelo software Em geral, não corresponde uma etapa da tarefa no documento; é utilizado para refletir uma decisão automática feita pelo sistema após a execução de uma etapa. Externoao SAP Atividade comercial/ evento Processo da unidade Referência a processo Referência a sub- processo Decisã o do proces so Conexão do diagrama Impressão/ documento Dados reais financeiros Planejamento do orçamento Process o manual Versão/ dados existentes Decisão de aprovar/ reprovar do sistema

10 ©2012 SAP AG. All rights reserved.10 No part of this publication may be reproduced or transmitted in any form or for any purpose without the express permission of SAP AG. The information contained herein may be changed without prior notice. Some software products marketed by SAP AG and its distributors contain proprietary software components of other software vendors. Microsoft, Windows, Excel, Outlook, PowerPoint, Silverlight, and Visual Studio are registered trademarks of Microsoft Corporation. IBM, DB2, DB2 Universal Database, System i, System i5, System p, System p5, System x, System z, System z10, z10, z/VM, z/OS, OS/390, zEnterprise, PowerVM, Power Architecture, Power Systems, POWER7, POWER6+, POWER6, POWER, PowerHA, pureScale, PowerPC, BladeCenter, System Storage, Storwize, XIV, GPFS, HACMP, RETAIN, DB2 Connect, RACF, Redbooks, OS/2, AIX, Intelligent Miner, WebSphere, Tivoli, Informix, and Smarter Planet are trademarks or registered trademarks of IBM Corporation. Linux is the registered trademark of Linus Torvalds in the United States and other countries. Adobe, the Adobe logo, Acrobat, PostScript, and Reader are trademarks or registered trademarks of Adobe Systems Incorporated in the United States and other countries. Oracle and Java are registered trademarks of Oracle and its affiliates. UNIX, X/Open, OSF/1, and Motif are registered trademarks of the Open Group. Citrix, ICA, Program Neighborhood, MetaFrame, WinFrame, VideoFrame, and MultiWin are trademarks or registered trademarks of Citrix Systems Inc. HTML, XML, XHTML, and W3C are trademarks or registered trademarks of W3C®, World Wide Web Consortium, Massachusetts Institute of Technology. Apple, App Store, iBooks, iPad, iPhone, iPhoto, iPod, iTunes, Multi-Touch, Objective-C, Retina, Safari, Siri, and Xcode are trademarks or registered trademarks of Apple Inc. IOS is a registered trademark of Cisco Systems Inc. RIM, BlackBerry, BBM, BlackBerry Curve, BlackBerry Bold, BlackBerry Pearl, BlackBerry Torch, BlackBerry Storm, BlackBerry Storm2, BlackBerry PlayBook, and BlackBerry App World are trademarks or registered trademarks of Research in Motion Limited. Google App Engine, Google Apps, Google Checkout, Google Data API, Google Maps, Google Mobile Ads, Google Mobile Updater, Google Mobile, Google Store, Google Sync, Google Updater, Google Voice, Google Mail, Gmail, YouTube, Dalvik and Android are trademarks or registered trademarks of Google Inc. © 2012 SAP AG. All rights reserved INTERMEC is a registered trademark of Intermec Technologies Corporation. Wi-Fi is a registered trademark of Wi-Fi Alliance. Bluetooth is a registered trademark of Bluetooth SIG Inc. Motorola is a registered trademark of Motorola Trademark Holdings LLC. Computop is a registered trademark of Computop Wirtschaftsinformatik GmbH. SAP, R/3, SAP NetWeaver, Duet, PartnerEdge, ByDesign, SAP BusinessObjects Explorer, StreamWork, SAP HANA, and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP AG in Germany and other countries. Business Objects and the Business Objects logo, BusinessObjects, Crystal Reports, Crystal Decisions, Web Intelligence, Xcelsius, and other Business Objects products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of Business Objects Software Ltd. Business Objects is an SAP company. Sybase and Adaptive Server, iAnywhere, Sybase 365, SQL Anywhere, and other Sybase products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of Sybase Inc. Sybase is an SAP company. Crossgate, EDDY, B2B 360°, and B2B 360° Services are registered trademarks of Crossgate AG in Germany and other countries. Crossgate is an SAP company. All other product and service names mentioned are the trademarks of their respective companies. Data contained in this document serves informational purposes only. National product specifications may vary. The information in this document is proprietary to SAP. No part of this document may be reproduced, copied, or transmitted in any form or for any purpose without the express prior written permission of SAP AG.


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