A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERMOQUÍMICA Termoquímica é a área da Química que estuda a liberação ou absorção de calor em reações químicas ou em transformações de substâncias como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERMOQUÍMICA Termoquímica é a área da Química que estuda a liberação ou absorção de calor em reações químicas ou em transformações de substâncias como."— Transcrição da apresentação:

1 TERMOQUÍMICA Termoquímica é a área da Química que estuda a liberação ou absorção de calor em reações químicas ou em transformações de substâncias como dissolução e mudanças de estado físico.

2 TERMOQUÍMICA Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.

3 TERMOQUÍMICA Exemplos: energia armazenada em alimentos (constituídos de proteínas, carboidratos e gorduras); processo de combustão; queima de combustíveis fósséis; fotossíntese.

4 TERMOQUÍMICA As transformações termoquímicas podem ser: Transformações endotérmicas: absorvem energia. AB + calor A + B Transformações exotérmicas: liberam energia. A + B AB + calor

5 TERMOQUÍMICA

6 Numa reação exotérmica o meio ambiente "ganha" calor (aumento=variação positiva) à custa do sistema em reação que "perde" energia ( diminuição=variação negativa). Numa reação endotérmica o meio ambiente "perde" calor (diminuição=variação negativa) cedendo-o ao sistema em reação que "ganha" energia (aumento=variação positiva).

7 TERMOQUÍMICA O total de energia liberada ou absorvida em uma transformação de um dado sistema, a pressão constante, é definido como a entalpia do sistema, ou seja, essa é o conteúdo energético global de um sistema, resultante da soma das energias química e térmica..

8 TERMOQUÍMICA Conceitos importantes: Energia química – É proveniente das ligações entre os átomos e da coesão entre as moléculas. Energia térmica – É proveniente dos movimentos de rotação e translação e da vibração de átomos e moléculas.

9 TERMOQUÍMICA Diagrama da Entalpia Na reação exotérmica Hr > Hp, então neste tipo de reação o valor de H será sempre negativo. O sinal negativo de H quer dizer apenas que a energia foi liberada.

10 TERMOQUÍMICA Diagrama da Entalpia Na reação endotérmica Hr < Hp, então neste tipo de reação o valor de H será sempre positivo. O sinal positivo de H quer dizer apenas que a energia foi absorvida.

11 TERMOQUÍMICA Fatores que influem no valor da entalpia:

12 TERMOQUÍMICA Considerações: A variedade alotrópica mais reativa sempre estará num patamar de energia mais alto, no diagrama de entalpia. As determinações de H devem ser feitas a temperatura constante, pois ela influi no seu valor. Geralmente as transformações são feitas em condições-padrão, a 25ºC.

13 TERMOQUÍMICA Considerações: Não é possível determinar diretamente a entalpia de cada substância participante de uma reação, mas podemos determinar experimentalmente a variação da entalpia H, que ocorre quando uma reação química é realizada. Assim, temos: H = H final(produtos) - H inicial (reagentes) ou H = Hp - Hr


Carregar ppt "TERMOQUÍMICA Termoquímica é a área da Química que estuda a liberação ou absorção de calor em reações químicas ou em transformações de substâncias como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google