A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSESSORIA DE IMPRENSA Data 11 de Novembro Órgão de Comunicação RTP Online Descrição Meio On-line.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSESSORIA DE IMPRENSA Data 11 de Novembro Órgão de Comunicação RTP Online Descrição Meio On-line."— Transcrição da apresentação:

1

2 ASSESSORIA DE IMPRENSA

3 Data 11 de Novembro Órgão de Comunicação RTP Online Descrição Meio On-line

4 Data 11 de Novembro Órgão de Comunicação SIC Online Descrição Meio On-line

5 Data 11 de Novembro Órgão de Comunicação Lusa Descrição Meio On-line Lisboa, 11 Nov (Lusa) - Uma cerimónia reunindo ateus, agnósticos e representantes das várias religiões e credos marca domingo o ponto alto das celebrações em Portugal da Semana da Compaixão, iniciativa internacional que pretende alertar para a necessidade de se entender o próximo. Ideia lançada em Fevereiro do ano passado por Karen Armstrong, uma ex-freira católica que se tem dedicado ao estudo das religiões monoteístas, a Semana da Compaixão inicia-se quinta-feira, dia em que será revelada a Carta da Compaixão, documento elaborado por personalidades religiosas de praticamente todo o mundo. Em Portugal, ao longo da semana de 12 a 19, nos templos das várias confissões religiosas, desde católicos a hindus, passando por budistas, muçulmanos, baha'is, ismaelitas e judeus, vão ser feitas homilias, sermões e alocuções em que o tema central vai ser a compaixão, disse à Lusa Abdool Vakil, que chefia a comissão portuguesa para a Carta da Compaixão. Abdool Vakil integra a European Muslim Network, um grupo de reflexão a nível europeu que aderiu à iniciativa lançada por Karen Armstrong e que conta com o patrocínio do Dalai Lama. "Mas quisemos ir mais longe e lançámos um repto a agnósticos e ateus para que também estivessem ao nosso lado na cerimónia de domingo. A compaixão não tem a ver só com religião, há pessoas que não acreditam em Deus ou têm dúvidas sobre a existência de Deus, mas acreditam na compaixão", acrescentou o presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa. "É preciso desmistificar o termo compaixão, pois a palavra inglesa 'compassion' não significa dó ou pena do outro. Compaixão, na feliz expressão do teólogo católico Leonardo Boff, é a capacidade de sair do seu eu e ir para o outro; tentar sentir o que o outro pode sentir de alegria ou de tristeza, compartilhar o sentimento negativo ou positivo do outro e compreendê-lo", sublinhou. Depois de deixar o convento inglês onde era freira católica, Karen Armstrong dedicou-se ao estudo dos aspectos comuns das três religiões abraâmicas (cristianismo, judaísmo e islamismo), tendo concluído que no âmago delas está a compaixão, o que a tem levado a tentar fazer com que os crentes redescubram este valor fundamental. Em Fevereiro de 2008, ao receber o prémio TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), Karen Armstrong lançou o desafio de se criar uma Carta da Compaixão, envolvendo personalidades de todo o mundo, ligadas às religiões, projecto que será revelado na quinta-feira. A redacção do documento, com base nos contributos recolhidos ao longo de ano e meio, é da responsabilidade de um Conselho da Consciência, formado por líderes e pensadores religiosos de todo o mundo e que inclui personalidades como o arcebispo Desmond Tutu, prémio Nobel da Paz, o rabi David Saperstein, Tariq Ramadan, professor de Estudos Islâmicos e o Sheikh Ali Gomaa, grande Mufti do Egipto.

6 Data 11 de Novembro Órgão de Comunicação Expresso Online Descrição Meio On-line

7 Data 12 de Novembro Órgão de Comunicação Jornal IOnline Descrição Meio On-line

8 Continuação

9 Data 15 de Novembro Órgão de Comunicação Público Descrição Jornal Generalista Página 20 + Contracapa

10 Continuação

11 Data 15 de Novembro Órgão de Comunicação RTP Descrição Telejonal Duração Min seg a seg Programa: Telejornal Link: Telejornal-de rtp&post=4533 (minuto 34) Telejornal-de rtp&post=4533 Reportagem sobre a iniciativa Charter for Compassion e encontro na Mesquita Central de Lisboa. Entrevistas a Dr. Abool Vakil, Dr. Mário Soares, Padre Peter Stilwell e Dr. António Costa.

12 Data 15 de Novembro Órgão de Comunicação RTP 2 Descrição Jornal 2 Duração 2 min. e 23 seg. Ateus, agnósticos e religiosos reuniram-se em Lisboa pela Compaixão. Foi o ponto alto em Portugal da Semana da Compaixão. Declarações de Abdool Vakil, líder comunidade islâmica de Lisboa, Mário Soares, Comissão Liberdade Religiosa, Peter Stillwell, igreja católica romana, António Costa, presidente da câmara de Lisboa.

13 Data 15 de Novembro Órgão de Comunicação TVI Descrição Jornal Nacional Duração 1 min. e 47 seg. Em Lisboa reuniram-se hoje, representantes de várias religiões e credos, ateus e agnósticos. Foi o ponto alto das celebrações da Carta da Compaixão.

14 Data 15 de Novembro Órgão de Comunicação TVI 24 Descrição Jornal de Domingo Duração 1 min. e 46 seg. Em Lisboa reuniram-se hoje, representantes de várias religiões e credos, ateus e agnósticos. Foi o ponto alto das celebrações da Carta da Compaixão. Declarações de Abdool Vakil, Presidente da Comunidade Islâmica; Mário Soares, Comissão da Liberdade Religiosa; Pe. Peter Stilwel, Igreja Católica Romana.

15 Data 15 de Novembro Órgão de Comunicação TVI 24 Descrição Jornal da Manhã Duração 1 min. e 46 seg. Em Lisboa reuniram-se hoje, representantes de várias religiões e credos, ateus e agnósticos. Foi o ponto alto das celebrações da Carta da Compaixão. Declarações de Abdool Vakil, Presidente da Comunidade Islâmica; Mário Soares, Comissão da Liberdade Religiosa; Pe. Peter Stilwel, Igreja Católica Romana.

16 Data 15 de Novembro Órgão de Comunicação Blog Inclusão e Cidadania Descrição Online

17 Continuação

18

19

20

21 Data 16 de Novembro Órgão de Comunicação 24 Horas Descrição Jornal Generalista Página 14

22 Data 16 de Novembro Órgão de Comunicação Correio da Manhã Descrição Jornal Generalista Página 18

23 Obrigado. Av. Duque Loulé, 123 7º Lisboa PORTUGAL Telefone Fax


Carregar ppt "ASSESSORIA DE IMPRENSA Data 11 de Novembro Órgão de Comunicação RTP Online Descrição Meio On-line."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google