A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar que cabe a Deus e ao Mundo. Na 1ª Leitura, o Profeta nos lembra que Deus se serviu de um rei pagão para libertar da Babilônia o seu povo. (Is 45,1.4-6)

4 No ano 538, depois de conquistar a Babilónia, permitiu aos judeus voltarem à própria terra e começarem a reconstruir o templo e a cidade de Jerusalém. O profeta chama o rei pagão de "ungido do Senhor". Ciro torna-se instrumento de Deus, mesmo sem o conhecer, sem mesmo ser membro do povo da Aliança. * O profeta vê no acontecimento a mão de Deus agindo na história do seu povo. Ciro, Rei da Pérsia, foi um excelente comandante e político iluminado. Conquistou todos os impérios do oriente, inclusive a Babilónia.

5 Deus pode servir-se de qualquer pessoa para realizar os seus projetos. Pode servir-se de dirigentes até sem religião, desde que sejam competentes, honestos e saibam promover o bem-estar e a paz. - O contrário também pode acontecer: Nem toda pessoa "religiosa" e bem intencionada tem a necessária competência para uma função pública.

6 Na 2ª Leitura, São Paulo louva o Senhor, porque a Comunidade de Tessalónica abraçou com entusiasmo o Evangelho, e pela ação do Espírito Santo, deu frutos de fé, de amor e de esperança. (1Tes 1,1-5b)

7 No Evangelho, herodianos, favoráveis ao poder romano, fazem uma pergunta capciosa: " É permitido ou não pagar o TRIBUTO a César?" (Mt 22,34-40) - Se dissesse SIM: apareceria como colaborador da dominação. - Se dissesse NÃO: seria denunciado como subversivo. - Jesus percebe a armadilha e denuncia a maquinação: Pede uma moeda e pergunta: "De quem é essa imagem? "Dai pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"

8 "Dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" Dar significa aqui "devolver" a cada um o que lhe pertence. Não deve dar a César o que não lhe pertence: a ADORAÇÃO, devida unicamente a Deus. - Dar a César uma pequena peça de metal com a imagem de um homem... - Dar a Deus toda a Alma, feita à imagem do Criador, que traz impressa a imagem do Homem-Deus. Deus é o único "Senhor" da história e das pessoas.

9 O dinheiro, o poder, o êxito, a realização profissional, a ascensão social, o clube de futebol… podem tomar o lugar de Deus e passar a dirigir e a condicionar a vida de muitas pessoas. Essa troca sempre traz escravidão, alienação, frustração e sentimentos de solidão e de orfandade. * Nosso Deus é o "Senhor" a quem servimos em nossa Vida? UM PERIGO: Tirar o lugar de Deus.

10 Jesus lembra-nos: - "Dar a César..." (a imagem de César) O Cristão tem obrigações para com a Sociedade. Nenhum país funciona se a população não der a César o que é de César... O cristão autêntico deverá ser um membro activo do seu país. Deverá pagar os impostos, respeitar as leis justas, evitar a corrupção, participar da vida do país e lutar por uma sociedade mais justa e mais fraterna.

11 - "Dar a Deus" (o homem é "imagem" de Deus) Por isso, seus direitos e sua dignidade devem ser respeitados por todos. É um grande crime contra Deus destruir ou menosprezar a imagem de Deus que existe em qualquer pessoa.

12 Dar à Comunidade o que é obrigação: Participar na Vida e Acção missionária da Igreja. Ela lembra-nos: somos responsáveis para que haja "VIDA para todos os Povos". E o Papa deseja que o "Dia mundial das missões encoraje todos a tomar consciência da urgente necessidade de anunciar o Evangelho".

13 A Bíblia condena os que "sonegam" o tributo do templo... - Hoje ainda existem estes sonegadores? + Estamos dando a César o que é de César e a Deus o que é de Deus? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Colaborar pela sua manutenção, pelo DÍZIMO... Se todos o fizerem, poderemos confiar num mundo mais justo e fraterno.

14 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Hoje: segunda-feira, 16 de junho de 2014 as 17:30:35 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto


Carregar ppt "O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google