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Seminário Educação Brasileira: diagnóstico e alternativas Instituto Unibanco e IETS 20/10/2005 Educação de Jovens e Adultos Alvana Maria Bof Oficial de.

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1 Seminário Educação Brasileira: diagnóstico e alternativas Instituto Unibanco e IETS 20/10/2005 Educação de Jovens e Adultos Alvana Maria Bof Oficial de Programas em Educação UNESCO

2 A Demanda Potencial de EJA no Brasil Número de analfabetos e índices de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais AnoNúmero absoluto de analfabetos Índice % , , , , ,63 há uma disparidade regional significativa no País: de 7,7% no sul a 26,2% no Nordeste renda familiar é altamente correlacionada ao analfabetismo até um salário mínimo:28,8% acima de cinco salários mínimos: 4,7%. pretos ( 21,54%) e pardos ( 18,18%) - analfabetismo duas vezes superiores ao dos brancos (8,32%). áreas rurais (28,33%) - três vezes maior do que nas áreas urbanas ( 9,72%)

3 A Demanda Potencial de EJA no Brasil Tabela 3. Percentual da população analfabeta de 15 ou mais anos de idade País% de Analfabetos Argentina3,1 Brasil13,6 Chile4,3 Paraguai6,7 Peru10,1 Fonte: CEPAL, Informe Estatístico de las Américas

4 A Demanda Potencial de EJA no Brasil 27,3% - 33 milhões de pessoas com 15 ou mais anos são analfabetas funcionais; Extraído de Castro e Duarte 2003 Cerca de 10 milhões dos jovens de 15 a 24 anos que declararam não freqüentar escola são candidatos a EJA

5 A Oferta de EJA no Brasil Matrícula nos Cursos de EJA Presenciais com Avaliação no Processo – 2003 AnoBrasil Maior crescimento: Nordeste (147%) e Norte (87%)

6 A Oferta de EJA no Brasil Número de Matrículas nos Cursos Presenciais com Avaliação no Processo por nível de ensino e % de crescimento da matrícula no período ( em milhares) AnoEnsino Fundamental – 1ª. a 4ª. série Ensino Fundamental – 5ª. a 8ª. série Ensino Médio % de crescimento no período 18%96%150%

7 A Oferta de EJA no Brasil Matricula de EJA em cursos semi-presenciais/ presença flexível, com avaliação no processo: matrículas: no ensino fundamental no ensino médio. Total geral de matrículas na EJA em 2003: EJA - ensino fundamental: EJA - ensino médio:

8 Evolução do percentual da matricula em EJA proporcionalmente a do ensino regular, por nível de ensino Adaptada de [Gomes, Carnielli e Assunção, 2005] Fonte: MEC/INE/SEEC, Censos Escolares. Nível e modalidade de ensino Ano Ensino Fundamental Regular (a) EJA (b) %proporcional (b)/(a) 6,66,16,26,77,98,19,6% Ensino Médio Regular (a) EJA (b) %proporcional (b)/(a) 6,48,41012,313,210,410,8%

9 A Oferta de EJA no Brasil >Limitação dos dados oficiais >Grande oferta de organizações não-governamentais, associações comunitárias, sindicatos, etc. Alfabetização Solidária: mais de 5 milhões de alfabetizandos Sesi - Educação para o Trabalhador: mais de 2 milhões Movimento de Educação de Base - MEB, MOVA, etc.

10 O Perfil do alunado de EJA expandido Ensino FundamentalEnsino Médio IdadeAlfabetização1ª a 4ª. série 5ª. a 8ª. série 15 a 17 anos a 24 anos a 29 anos a 44 anos a 39 anos de 39 anos Total Número de Matrículas nos Cursos Presenciais de EJA com Avaliação no Processo, por idade

11 O Perfil do alunado de EJA expandido Grupo de alunos de 15 a 17 anos: 56% está matriculado no Ensino Fundamental regular; 37,8% no Ensino Médio Regular 4,8% na EJA-EF Grupo de alunos de 18 a 24 anos: 30,8% no Ensino Fundamental regular 53,3% no Ensino Médio regular; 10,5% na EJA-EF e 4,9% EJA-EM Grupos de alunos de 25 a 29 anos e 30 ou mais: 27,2% e 25,5%, respectivamente, no Ensino Fundamental Regular 29,4% e 17,6%, respectivamente, no Ensino Médio Regular 27% e 36,6% na EJA-EF 14% e 16,2% na EJA-EM

12 O Perfil do alunado de EJA expandido Elevada distorção Idade série nos Ensinos Fundamental e Médio Superposição de funções entre o ensino regular e a educação de jovens e adultos Principalmente no Ensino médio noturno, a grande maioria dos alunos estão acima de 17 anos, tipicamente de EJA

13 O Perfil do alunado de EJA expandido Por que a matrícula desses jovens no ensino regular e não na Educação de jovens e adultos? Efeito FUNDEF Opção voluntária - baixo prestígio social de EJA Aspirações educacionais e profissionais mais elevadas

14 Legislação e Políticas de EJA no Brasil Constituição Federal - assegura a todos que não tiveram acesso em idade própria; LDB - os sistemas devem assegurar cursos e exames PNE: metas: alfabetizar 10 milhões de jovens e adultos em cinco anos erradicar o analfabetismo até o final da década

15 Evolução de políticas, programas e ações em EJA Historicamente a EJA tem sido considerada educação de segunda categoria; Posição secundária no financiamento; Variedade de formas: cursos, exames supletivos, educação a distância ( rádio, televisão, vídeo, etc.) Campanhas de alfabetização

16 Evolução de políticas, programas e ações em EJA Campanhas de alfabetização Mudança nos anos 90 - envolvimento da sociedade civil organizada e governos locais nova concepção: continuidade da alfabetização em classes de EJA Programa Recomeço - Fazendo Escola ( 14 estados e 389 municípios) Programa Brasil Alfabetizado ( mais de milhões de pessoas atendidas e cerca de 3600 municípios ( 2004)

17 Desafios EJA não é residual - medidas são necessárias - remediais e no sistema de ensino (qualidade e eficiência) É preciso pensar EJA no escopo maior - jovens de 15 a 24 anos - criar uma escola para adolescentes e jovens com peculiaridades e identidade própria, atendendo às necessidades do contexto social, inclusive do trabalho ( Braslavsky, 2002) - melhoria da qualidade do ensino - diversificação das oportunidades EJA como força democratizadora ou educação de pobres para pobres Monitoria e Avaliação


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