A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Profª Ahyalla Riceli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Profª Ahyalla Riceli."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Profª Ahyalla Riceli

2 REDES SEM FIO (WIRELESS) AULA 03 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

3 Objetivo Definir o que é uma rede sem fio Definir o que é uma rede sem fio Conhecer o funcionamento da mesma Conhecer o funcionamento da mesma Saber sobre vantagens e desvantagens Saber sobre vantagens e desvantagens

4 Introdução Anteriormente, vimos como cuidar da parte cabeada da rede, crimpar cabos, conectores e etc. Hoje, veremos o que é uma rede sem fio, como ela funciona, quais suas vantagens e desvantagens e vamos ver, de forma básica, o que é necessário para configurar um roteador wireless.

5 O básico para redes wireless Físicos: Roteador wireless ou Access Point (AP); Roteador wireless ou Access Point (AP); Modem (para distribuir a internet); Modem (para distribuir a internet); Adaptador de rede wireless (USB, PCI ou outro); Adaptador de rede wireless (USB, PCI ou outro); Cabos de rede; Cabos de rede;

6 O básico para redes wireless Lógicos: Faixa de IPs; Faixa de IPs; DNS; DNS; DHCP; DHCP; Canal; Canal; Nome da rede (SSID); Nome da rede (SSID); Tipo de segurança (criptografia); Tipo de segurança (criptografia);

7 Baixo Custo; Baixo Custo; Flexíveis; Flexíveis; Fáceis de construir/montar; Fáceis de construir/montar; Discretas; Discretas; Mobilidade; Mobilidade; Vantagens

8 Como funciona? 1.O adaptador wireless traduz os dados em sinal wireless e transmite; 2.O roteador wireless recebe o sinal e decodifica, enviando p/Internet através dos cabos. 3.Vice versa.

9 Como funciona?

10

11 Exemplos de roteadores wireless 1.Transmitem a 2.4GHz; 2.Padrão IEEE ; 3.Chaveiam rapidamente entre diferentes faixas para melhor desempenho.

12 Exemplos de roteadores wireless

13

14 Padrões IEEE b: b: foi a 1ª versão a chegar no mercado; foi a 1ª versão a chegar no mercado; mais lento, alcançar maior; mais lento, alcançar maior; Menos comum à medida que baixa o custo dos padrões mais rápidos; Menos comum à medida que baixa o custo dos padrões mais rápidos; Transmite na faixa de freqüência de 2,4 GHz do radio espectro; Transmite na faixa de freqüência de 2,4 GHz do radio espectro; Consegue se comunicar em até 11 megabits de dados p/segundo e usa o código CCK complimentary code keying (chaveamento de código complementar). Consegue se comunicar em até 11 megabits de dados p/segundo e usa o código CCK complimentary code keying (chaveamento de código complementar).

15 Padrões IEEE g g também transmite em 2,4 GHz; também transmite em 2,4 GHz; é mais rápido que o b; é mais rápido que o b; se comunica em até 54 megabits de dados p/segundo. O padrão g é mais rápido porque usa multiplexação ortogonal por divisão de freqüência (OFDM - orthogonal frequency-division multiplexing), uma técnica de codificação mais eficiente. se comunica em até 54 megabits de dados p/segundo. O padrão g é mais rápido porque usa multiplexação ortogonal por divisão de freqüência (OFDM - orthogonal frequency-division multiplexing), uma técnica de codificação mais eficiente.

16 Padrões IEEE a transmite em 5 GHz, pode chegar a 54 megabits de dados por segundo e também usa a codificação OFDM a transmite em 5 GHz, pode chegar a 54 megabits de dados por segundo e também usa a codificação OFDM. Padrões mais novos, como o n, podem ser até mesmo mais rápidos que o g., transmitindo até 300Mbps. Como o padrão foi finalizado a pouco tempo, ainda é pouco comum. Padrões mais novos, como o n, podem ser até mesmo mais rápidos que o g., transmitindo até 300Mbps. Como o padrão foi finalizado a pouco tempo, ainda é pouco comum.

17 Outros dispositivos

18 Opções de segurança Wired Equivalency Privacy (WEP): codificação de 64 ou 128 bits. Precisa da chave WEP (hexadecimal); também utilizado em hotspots. Wired Equivalency Privacy (WEP): codificação de 64 ou 128 bits. Precisa da chave WEP (hexadecimal); também utilizado em hotspots. WiFi Protected Access (WPA): pertence ao padrão i. Usa criptografia de chave temporal. Precisa de senha; também utilizado em hotspots. WiFi Protected Access (WPA): pertence ao padrão i. Usa criptografia de chave temporal. Precisa de senha; também utilizado em hotspots. A filtragem de endereço de MAC utiliza o endereço único do computador. Permite acesso apenas de computadores específicos. Necessário intervenção manual para adicionar máquina novas. A filtragem de endereço de MAC utiliza o endereço único do computador. Permite acesso apenas de computadores específicos. Necessário intervenção manual para adicionar máquina novas.

19 Canais

20 Canais

21 Canais

22 Canais

23 ATIVIDADE 1.Cite 3 vantagens e 3 desvantagens da utilização de redes sem fio; 2.Explique como funciona uma rede sem fio. 3.Quais as diferenças entre os padrões a, b, g e n? 4.Podemos montar uma rede mista (cabeada e wireless) e ainda manter a comunicação? Por que?

24 Observações A atividade deve ser feita seguindo o padrão de formatação publicado no fórum e deve ser enviada em PDF. A atividade deve ser feita seguindo o padrão de formatação publicado no fórum e deve ser enviada em PDF. Pesquisem na internet, mas coloquem as referências. Pesquisem na internet, mas coloquem as referências. Formem grupos de estudo, mas façam a atividade individualmente. Formem grupos de estudo, mas façam a atividade individualmente. Não copiem! Nem de colegas, nem da internet. Não copiem! Nem de colegas, nem da internet.


Carregar ppt "Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática Profª Ahyalla Riceli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google