A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrumentação Potencia e Resistência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrumentação Potencia e Resistência"— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentação Potencia e Resistência
NOMES: Caio Emanuel de Oliveira Leidiane do Carmo Matheus Felipe DADA

2 Resistência

3 Introdução Os resistores são elementos que apresentam resistência á passagem de eletricidade.Podendo ter uma resistência fixa ou variável medida em ohms.Quanto maior a resistência,menor é a corrente elétrica que passa em um condutor.

4 Valor e Tolerância Os resistores apresentam pequenas variações e por esse fato cada resistor apresenta valor diferente do outro,mesmo que a aparência seja idêntica e que os valores nominas sejam iguais .Devido a isso,além do valor nominal do resistor ,na superfície do mesmo, vem impressa a tolerância, ou seja, quanto o valor daquele resistor pode variar acima e abaixo do valor nominal.

5 Tabela de valores

6 Tipos de resistores São divididos em duas categorias: fixos variáveis

7 RESISTORES FIXOS: Fio de Carbono:
São resistores fixos,feitos através de pó de carbono misturado com fenolíte moldado.É envolvido em case isolante com pontas condutoras.As aplicações para esses resistores são em circuitos eletrônicos onde o erro em seu valor não tem uma influencia grande,já que o erro mínimo com esse material é de+/-5% do valor nominal.

8 Resistores de filme de carbono
Para esses resistores fixos,durante a construção, uma película fina de carbono (filme) é depositada sobre um pequeno tubo de cerâmica. O filme resistivo é enrolado em até que a resistência entre os dois extremos fique tão próxima quanto possível do valor que se deseja. possui erro igual a do carbono maior que 5% A grande desvantagem do resistor de filme de carbono é o nível de ruído que esse componente s geram em circuitos elétricos analógicos.

9 Resistor de filme metálico:
Tem o mesmo formato que os resistores de filme de carbono o que diferencia é o fato do material resistivo é uma película de níquel , que resulta em valores ôhmicos mais precisos.Podem ser obtidos com tolerância ate +/-0,1%.porem geralmente são usado com tolerância de 1%.

10 Resistores de enrolamento de fio para potencias elevadas
São feitos enrolando fitos finos,de ligas especiais,sobre uma barra cerâmica. Esses resistores podem ser confeccionados com extrema precisão ao ponto de serem recomendados para circuitos e reparos de multi testes,osciloscópios e outros aparelhos de medição.

11

12 RESISTORES VARIAVEIS Resistores ajustáveis:
São os potenciômetros (ajuste manual)ou trimpots(ajuste na placa),devido às diversas aplicações existem vários modelos.

13 LDR(light depend resistor):
É um resistor controlado por luz sua resistência no claro é de aproximadamente de 200ohms e no escuro aproximadamente mil ohms.

14 Resistores controlados por temperatura:
PTC(coeficiente de temperatura positiva).Sua resistência é diretamente proporcional a temperatura.sua resistência a 0°C é de 500 ohms e de 500°C é de ohms.NTC(coeficiente de temperatura negativo).Sua resistência é inversamente proporcional a temperatura.

15

16 Ohmimetro   O ohmímetro é um instrumento que permite medir a resistência elétrica de um elemento. são regra geral parte integrante de um multímetro, constituindo assim uma das múltiplas funções que disponibilizam, é comum os multímetros integrarem as funções de ohmímetro, amperímetro e voltímetro.

17 medição O tipo de ohmímetro mais preciso possui um circuito eletrônico que fornece uma corrente constante , através da resistência, e outro circuito mede a tensão V sobre a resistência. De acordo com a seguinte equação, o valor de resitência é dada por: R=V/I

18

19 Potência

20 Instrodução Potência é a taxa devido o trabalho realizado ou trabalho realizado por unidade de tempo. A unidade SI de potência é o watt.Um watt é igual a 1 Newton - metro por segundo (Nm/s). Você pode multiplicar a quantidade de torque em Newton - metros pela velocidade de rotação, a fim de encontrar a potência em watts.

21 Relação entre as unidades de medida de potencia:

22 Fôrmulas *w = q . v *I = q . t *com q = carga em (Coulomb)
*então: P = q.V / q/i *= VI *= IR² *= V²/R

23 Wattímetro O wattímetro é um instrumento que permite medir a potência elétrica fornecida ou dissipada por um elemento. O wattímetro implementa o produto das grandezas tensão e corrente elétrica no elemento, razão pela qual a sua ligação ao circuito é feita simultaneamente em série e em paralelo.

24

25 Tipos de Wattímetros: Existem basicamente dois tipos : THRULINE
TERMALINE

26 Wattímetros do Tipo Thruline
THRULINE, do inglês “through the line” (através da linha); refere-se ao wattímetro inserido em série com a linha de transmissão, ou seja, entre o transmissor e a antena. Possui característica de não dissipar nenhuma potência durante o processo de medição, captando por indução uma pequena amostra do sinal transmitido.

27 Wattímetros do Tipo Termaline
TERMALINE®, do inglês “terminal” (terminação da linha) é um wattímetro inserido em paralelo com a linha de transmissão, no lugar da antena, ou seja, a antena é desconectada e em seu lugar é inserido o wattímetro. Em conseqüência, o wattímetro absorve e dissipa toda a potência do transmissor.

28

29 Wattímetro Analógico Baseado no Efeito Hall
O sensor Hall fornece uma tensão de saída proporcional ao campo magnético transversal multiplicado pela corrente de polarização IH

30 Wattímetros tipo alicate

31 bibliografia http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_T02.asp
eletrica-eletricidade-basica Livro:circuito elétrico autor: Roberto A.bartkoviaked:markron books


Carregar ppt "Instrumentação Potencia e Resistência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google