A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os circuitos electrónicos são circuitos eléctricos que incluem componentes electrónicos. Estes componentes são peças feitas de materiais semicondutores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os circuitos electrónicos são circuitos eléctricos que incluem componentes electrónicos. Estes componentes são peças feitas de materiais semicondutores."— Transcrição da apresentação:

1

2 Os circuitos electrónicos são circuitos eléctricos que incluem componentes electrónicos. Estes componentes são peças feitas de materiais semicondutores e fazem parte dos rádios, televisão, telefone, computadores entre outros. Os semicondutores são materiais que, em determinadas circunstâncias, se comportam como bons condutores da corrente eléctrica e, noutros casos, como maus condutores.

3

4 componente electrónico tem uma função particular. Nos circuitos electrónicos podem ser usados vários tipos de resistências: fixas, variadas e não lineares. Cada componente electrónico tem uma função particular. Nos circuitos electrónicos podem ser usados vários tipos de resistências: fixas, variadas e não lineares.

5 Resistor Díodo LED LDR Potenciómetro Condensador Transistor

6 As resistências fixas mais utilizada são resistências de grafite (carvão), cujo valor se pode saber através de um código internacional de cores. Estas resistências são fundamentalmente constituídas por um cilindro de grafite com terminais nos extremos desse cilindro. Cada resistência tem uma série de riscas coloridas que corresponde a um algarismo de acordo com um código de cores pré-estabelecido.

7 Potenciómetro Os Potenciómetros são aparelhos constituídos por um fio condutor sobre o qual desliza um cursor, também metálico, e que faz variar a resistência do potenciómetro.

8 Termístor O termístor é uma resistência variável não linear dependente da temperatura. Existem termístores NTC e PTC. Nos termístores PTC, quando a temperatura aumenta, a sua resistência diminui, ou seja, o valor óhmico aumenta com o aumento da temperatura.

9 LDR O LDR é uma resistência variável não linear sensível á luz. Quando ás escuras, a sua resistência é elevada. Assim que a luz incide nele a sua resistência diminui, o que permite uma maior intensidade de corrente no circuito correspondente. Quer os termístores, quer os LDR, são feitos de substância semicondutoras, fundamentalmente silício e germânico. Como estas substâncias são semicondutoras, a passagem de corrente através torna-se difícil. Um modo de melhorar a sua condutividade eléctrica é através do fornecimento de energia.

10 Condensador O Condensador é um componente que armazena carga eléctrica. A sua função é armazenada energia potencial eléctrica que poderá disponibilizar na altura precisa, tal como um reservatório pode armazenar água para depois a distribuir. O condensador é constituído, basicamente, por duas lâminas paralelas condutoras, as armaduras, separadas por um isolante, o dieléctrico, que pode ser o ar.

11 Ivo Costa Nº 9 9ºA Tiago Gonçalves Nº17 9ºA 2007 / 2008


Carregar ppt "Os circuitos electrónicos são circuitos eléctricos que incluem componentes electrónicos. Estes componentes são peças feitas de materiais semicondutores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google