A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAIS diversificação e multifuncionalismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAIS diversificação e multifuncionalismo."— Transcrição da apresentação:

1 AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAIS diversificação e multifuncionalismo

2 Uma Nova Geografia de Portugal.

3 Nos últimos 30 a 40 anos, o nosso país sofreu alterações profundas, que ficaram bem marcadas numa nova geografia regional e local. De um país profundamente rural disseminado por milhares de aldeias e centenas de vilas, passamos a um país tendencialmente urbano, de pequenas e médias cidades, com destaque para as duas grandes metrópoles e suas áreas envolventes…se a isto se juntar o fenómeno da litoralização, então, definitivamente, estamos perante um novo paradigma e uma Nova Geografia de Portugal.

4 As marcas da mudança no mundo rural :. a desertificação humana no mundo rural do interior, da fronteira norte até perto da linha de costa algarvia;. o desaparecimento das pequenas aldeias, em especial nas áreas de montanha do interior;. o profundo envelhecimento da população das aldeias do interior, a par da redução galopante dos seus habitantes;. a estagnação das vilas sedes de concelho e a sua incapacidade para fixar população e criar novas dinâmicas de desenvolvimento;. o abandono dos campos e da floresta;

5 . a perda progressiva de serviços – numa perspectiva economicista do estado;. as grandes aldeias do litoral que são promovidas a vilas;. estas novas vilas crescem à custa de novas atividades ou em áreas suburbanas – em grande anarquia, sem ordenamento e profundamente descaracterizadas… a perda irreversível de uma cultura ancestral e milenar nos usos e costumes, na tradição oral, que morre juntamente com os últimos habitantes das pequenas aldeias…

6 1 – Uma aposta no desenvolvimento do mundo rural através da inovação, diversificação, agricultura biológica, os biocombustíveis… 2 - Novas oportunidades pela valorização dos produtos característicos a nível local - a sua certificação… o artesanato… 2 – A aposta nas energias alternativas… 3 – O turismo em espaço rural – TER e o termalismo… 4 – O fomento da indústria, em especial a agroindústria 5 – Os serviços de proximidade…

7 A Nova Reforma da PAC e a aposta no desenvolvimento do mundo rural… - o apoio ao pequeno agricultor no desenvolvimento de uma agricultura biológica de elevada qualidade; - criar apoios e mercado para incentivar o pequeno agricultor a desenvolver a sua actividade em part-time, com outras actividades complementares; - o apoio à florestação e à constituição de associações de produtores florestais, bem como à constituição de ZIFs; - desenvolvimento e melhoria das infraestruturas rurais; - a certificação dos produtos originais e de qualidade comprovada;

8


Carregar ppt "AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAIS diversificação e multifuncionalismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google