A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TURISMO EM PORTUGAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TURISMO EM PORTUGAL."— Transcrição da apresentação:

1 TURISMO EM PORTUGAL

2 O PAÍS Portugal é um país com características muito propicias ao turismo. O seu clima, verões quentes e secos/ invernos frios e húmidos, para além de ser um país desenvolvido e com um excelente contraste montanha/planície e litoral/interior, permite variados tipos de turismo, durante todo o ano. Para além do continente, muito diversificado neste sector, as ilhas são também um muito importante e requisitado destino para os turistas, tanto estrangeiros como nacionais, tornando assim o território, quase em absoluto, convidativo ao turismo. Assim, o país é reconhecido como um dos principais destinos turísticos mundiais, sendo o 17º destino mais competitivo do mundo.

3 TIPOS DE TURISMO MAIS PRATICADOS EM PORTUGAL:
Turismo Cultural - Tipo de Turismo relacionado com actividades culturais e com o património histórico-cultural. Turismo balnear - Tipo de turismo associado à praia, de mar, rios e albufeiras. Turismo Sénior - Tipo de turismo que surge como consequência do envelhecimento demográfico. Turismo Rural - Tipo de turismo que proporciona uma vivência no meio rural, quer em antigos solares e palácios quer em casas tradicionais, muitas vezes com participação em trabalhos agrícolas. Turismo Religioso - Tipo de turismo dinamizado pelos lugares mais importantes de culto e peregrinação. Turismo Ecológico - Tipo de turismo que promove o contacto directo com a Natureza. Turismo de Aventura - Tipo de turismo, geralmente praticado pela juventude e ligado aos desportos radicais. Turismo Termal - Tipo de turismo bastante antigo e associado ao aproveitamento de nascentes de águas termais consideradas benéficas para a saúde e o bem-estar. Turismo de Montanha - Tipo de turismo associado à neve e aos desportos de Inverno.

4 O DESENVOLVIMENTO… Desde 1930 que o turismo não pára de crescer, vários são os factores para este fenómeno: Aparecimento do automóvel; Atenuação de disparidades; Redução do horário laboral; Maior esperança de vida; Monotonia e stress originado pela urbanização; Entre muitos outros. As escolhas turísticas são influenciadas por valores pessoais, meios económicos, tempo livre, moda, etc.

5 NO QUE NOS DIZ RESPEITO…

6 NO QUE NOS DIZ RESPEITO…
Até a actualidade que o crescimento do turismo continua, mas as previsões e estudos recentes ao segundo semestre de 2008, mostram que 2009 vai ser um ano de estabilidade ou mesmo recessão neste campo, devido a crise económica que se faz sentir em toda a economia do país.

7 A IMPORTÂNCIA DO TURISMO NA ECONOMIA:
Vamos aos números… Em 2007, totalizou 8,3 mil milhões de euros, o que representa 5,1% do PIB nacional; No mesmo ano, entraram 18,8 milhões de turistas, tornando o país o 14º mais competitivo no mercado mundial, e, para 2020, as previsões são que se integre nos 10 mais competitivos; Para 2012, prevê-se que as receitas dupliquem para 15,9 mil milhões de euros, e a entrada de turistas para 26 milhões; Em 2007 entraram 8,8 milhões de turistas vindos de Espanha, 2,9 britânicos, 1,5 alemães, e 1,2 milhões de franceses; A nível europeu, Portugal ocupa a 9ª posição no mercado devendo atingir o 7º lugar em 2012.

8 ORIGEM DOS TURISTAS (EUROPA):

9 CONTRASTES TURISMO OFERECIDO/TURISMO PROCURADO
Oferta: Procura:

10 CONTRASTES TURISMO NACIONAL/TURISMO ESTRANGEIRO

11 TURISMO EM PORTUGAL INQUÉRITO

12

13

14

15

16

17

18 E AGORA… Uma pequena ideia do que é o nosso país…

19 Algarve

20 Açores

21 Madeira

22 Porto

23 Serra da Estrela

24 Serra do Gerês

25 Lisboa

26 CONCLUSÃO Ao estudarmos o contributo do turismo na balança de serviços do nosso país, e depois de muitos números, letras e gráficos, descobrimos outra coisa muito mais fascinante, descobrimos o que realmente atrai quem faz turismo em Portugal, descobrimos do que realmente é feito o nosso país. As paisagens por trás de cada terra, a beleza natural visível de norte a sul, e apercebemo-nos de que os portugueses não desfrutam daquilo que o seu país pode oferecer. Apenas uma coisa podemos concluir: Portugal tem muito para te dar!

27 FIM

28 TURISMO EM PORTUGAL 11º 3A Trabalho realizado por: Ângela Dias nº
Carla Leal nº Miguel Lobo nº Sérgio Castro nº 25 11º 3A


Carregar ppt "TURISMO EM PORTUGAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google