A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Turismo É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Turismo É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço."— Transcrição da apresentação:

1 O Turismo É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço pela cultura e pelos desportos; o fascínio pelo desconhecido; o fascínio pelo desconhecido; a contemplação da Natureza e o fervor religioso.

2 O Turismo Verdadeiro fenómeno social massas, para o que muito contribuíram: desenvolvimento das vias de comunicação e dos transportes (cada vez mais rápidos e cómodos); melhoria do nível de vida (com destaque para aumento dos salários); melhoria do nível de vida (com destaque para aumento dos salários); e a generalização do direito ao gozo de um período anual de férias.

3 Tipos de Turismo Em função da Duração: ItinerantePermanente Em função da Organização: OrganizadoIndividual Outros Tipos: BalnearCinegéticoCulturalDesportivo No Espaço Rural Agro-turismo Turismo de Habitação Rural Hotel Rural De montanha ReligiosoTermalUrbano

4 O Turismo Em pouco mais de 50 anos, passou de uma indústria incipiente e quase desconhecida a uma actividade económica mundial: grande geradora de empregos, produtora de divisas estrangeiras e redistribuidora de riqueza; papel preponderante no equilíbrio balança de pagamentos.

5 Actividade turística tem múltiplos efeitos multiplicadores: Incentiva a expansão da indústria hoteleira; Estimula o desenvolvimento dos transportes; Impulsiona a indústria artesanal; Desenvolve o sector dos serviços; Contribui para a melhoria da situação económica de algumas áreas deprimidas do Interior.

6 Portugal apresenta condições, excepcionais para o desenvolvimento do turismo: a amenidade do clima, especialmente nas faixas costeiras, com Invernos suaves e Verões quentes, secos e muito luminosos, em que o sol, principal atractivo procurado pela maior parte dos turistas, pode brilhar meses seguidos; as boas e numerosas praias de areia fina e de águas tépidas e numerosas fontes termais; a variedade e a beleza das paisagens e o grande número de belos monumentos (castelos, mosteiros, palácios, conventos, etc); a variedade e a beleza das paisagens e o grande número de belos monumentos (castelos, mosteiros, palácios, conventos, etc); o folclore rico e variado (trajes, danças, cantares, romarias, festas, etc); o carácter hospitaleiro e acolhedor da gente portuguesas.

7 Principais Zonas Turísticas de Portugal Continental: Algarve ocupa em termos globais, o primeiro lugar no turismo, cuja forma quase exclusiva é o balnear. Devido ao seu clima e à beleza da suas costa e das suas praias. A costa de Lisboa que abrange sensivelmente os distritos de Lisboa e Setúbal com especial relevo para a capital e zonas periféricas costeiras, Lisboa, a linha do Estoril, Sintra e a margem sul do Tejo, até Tróia. Turismo em meio urbano, turismo balnear/lúdico e turismo balnear/lúdico ecultural Costa da Prata, onde pontificam boas praias, Figueira da Foz e outras, etc Costa Verde, a primazia vai para o Grande Porto, que ocupa 3ª posição. balnear, cultural e do espaço rural

8 Problemas da Actividade Turística: Problemas de Natureza Económica Carácter sazonal da actividade; Subaproveitamento dessas estruturas nos períodos de menor fluxo; Sensibilidade às flutuações económicas; Excessiva e crescente oferta paralela, que consiste no aluguer de quartos a turistas por particulares. Excessiva e crescente oferta paralela, que consiste no aluguer de quartos a turistas por particulares.

9 Problemas Estruturais do Turismo: Grande concentração da procura; Dependência quase exclusiva de um só produto que é binómio Sol/Praia; Domínio quase total dos canais de distribuição da oferta por um reduzido número de grandes operadores internacionais.

10 Problemas Ambientais do Turismo: Poluição (praias e matas a abar­rotar de papéis, garrafas, restos de alimentos, etc), Destruição da fauna e da flora nas zonas de forte concentração turística; Sobreexploração dos recursos em água e de energia, saturação dos equipamentos de eliminação dos dejectos e lixos, etc. Sobreocupação dos solos com construções urbanas.


Carregar ppt "O Turismo É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google