A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOLOGIA 11ºANO. O que são as zonas costeiras? Diferentes formas de deposição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOLOGIA 11ºANO. O que são as zonas costeiras? Diferentes formas de deposição."— Transcrição da apresentação:

1 GEOLOGIA 11ºANO

2 O que são as zonas costeiras?

3 Diferentes formas de deposição

4 Diferentes tipos de costa Alta - Arribas Costa Baixa - Praias

5 Vulnerabilidade das zonas costeiras A crescente pressão humana sobre os litorais e áreas marinhas é um fenómeno presente no litoral de Portugal continental. As áreas mais vulneráveis são as de litoral baixo e arenoso, de forte pressão humana. A vulnerabilidade natural em função dos sistemas costeiros: sistema de arriba (vulnerabilidade baixa, em geral); sistema de praia - arriba (vulnerabilidade média); sistema de praia – duna (vulnerabilidade elevada).

6 Dinâmica das zonas costeiras Interferência de fatores: Naturais Alternância entre as regressões e transgressões marinhas; Alternância entre períodos de glaciação e interglaciação; Deformação das margens dos continentes. Antrópicos Agravamento do efeito de estufa (aumento do nível das águas do mar); Ocupação, muitas vezes excessiva, da faixa litoral; Diminuição de sedimentos que chegam ao litoral pela construção de barragens nos grandes rios; Destruição de defesas naturais, que resulta do pisoteio das dunas, da construção desordenada, do arranque da cobertura vegetal e da extracção de inertes.

7

8

9 Geomorfologia do Litoral Português -15m -20m -15m -20m -10m

10 Geomorfologia do Litoral Mundial Severamente erodido Moderadamente erodido Estável Baixa Moderada Alta Muito Alta Vulnerabilidade

11 Medidas de prevenção Deveria haver um sistema que permitisse o transito dos sedimentos da base das albufeiras para o mar; Impedir a construção de habitações a uma razoável distância da costa Fazer vigilância nas arribas Obras de intervenção na costa litoral *(com objetivo de manter a linha de costa)

12 Ordenamento do território

13 Objetivos dos POOC : Ordenamento dos diferentes usos e actividades especificas da orla costeira; A classificação das praias e a regulamentação do uso balnear, bem como a sua valorização e qualificação das praias consideradas estratégicas por motivos ambientais e turísticos; A orientação do desenvolvimento de actividades específicas da orla costeira; A defesa e valorização dos recursos naturais e do património histórico e cultural.

14 Ocupação antrópica do litoral e estratégias de ordenamento 2. Albufeira1. Praia do Baleal

15 Consequências do mau ordenamento Plataforma de Abrasão

16 Riscos Geológicos da ocupação do litoral

17 Obras de Intervenção na costa litoral Paralelas à linha de costa Paredão Perpendiculares à linha de costa Esporão Paralelas e uma parte perpendicular à linha de costa Quebra-mares

18 Algumas curiosidades… Estragos na Costa da Caparicahttp://www.youtube.com/watch?v=mlqQjX xbH_4

19 Desabamento de arribas no Algarve

20 Trabalho realizado por: Ana Catarina Ana Isabel Teixeira Francisco Côrte-Real Helena Beatriz Pedro Félix Rafael Claro FIM


Carregar ppt "GEOLOGIA 11ºANO. O que são as zonas costeiras? Diferentes formas de deposição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google