A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FORÇA DA MÃO HUMANA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO DO QUEBRA- MAR DA AGUDA SOBRE A ZONA COSTEIRA. O Universo e a estupidez humana são infinitos. Tenho as minhas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FORÇA DA MÃO HUMANA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO DO QUEBRA- MAR DA AGUDA SOBRE A ZONA COSTEIRA. O Universo e a estupidez humana são infinitos. Tenho as minhas."— Transcrição da apresentação:

1 A FORÇA DA MÃO HUMANA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO DO QUEBRA- MAR DA AGUDA SOBRE A ZONA COSTEIRA. O Universo e a estupidez humana são infinitos. Tenho as minhas dúvidas quanto ao primeiro. Albert Eistein

2 A PRAIA DA GRANJA MORREU COM A INTELIGÊNCIA DOS POLÍTICOS QUE RESOLVERAM CONSTRUIR O QUEBRA- MAR In jornal público, 27 de Junho de 2005

3 Quebra-mar da Praia da Aguda: É longo o historial das iniciativas da comunidade da Aguda para a construção de um pequeno porto de abrigo, ou quebramar para a melhoria das condições de segurança. Desde pelo menos 1964 que houve promessas para a realização de uma obra. Preces ouvidas e… mãos à obra! A construção do quebramar da Aguda, de forma destacada e paralelo à costa, iniciado em Outubro de 2001 e concluída um ano mais tarde, no mês de Junho, pretendia contribuir para a segurança a frota local, facilitando o acesso à praia, bem como a minimização os efeitos da erosão do lado sul da praia. Este quebramar pertence ao grupo das obras de protecção longitudinais não aderentes.

4 Nova Areia para a praia de Granja… in O Primeiro de Janeiro, Domingo, 27 Maio, (adaptado). A mais nobre e histórica das praias de Vila Nova de Gaia está a ser alvo de uma operação de reposição de areia, para fazer face à abrasão marinha. À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a mão do homem tenta corrigir uma situação à espera da Natureza. Com autorização dos serviços do Ministério do Ambiente, a Câmara de Gaia faz deslocar para o local vários camiões, com o objectivo de tornar o areal minimamente utilizável pelos veraneantes. O principal problema: a gradual diminuição do volume de areia e consequente avanço do mar, que, inclusivamente, já causou estragos na famosa «meia laranja», arrastando pedras de dimensão considerável. Está cada vez pior! Esta é a opinião unânime dos frequentadores das praias da Granja e de Boca Mar.

5 Quebra-mar da Aguda desassoreado O quebra-mar da Aguda, em Vila Nova de Gaia, vai ser desassoreado. O acumular das areias tem impedido a faina na vila piscatória, deixando a comunidade revoltada. O Instituto Nacional da Água (INAG) vai fazer uma intervenção no quebra-mar da Aguda, em Vila Nova de Gaia, anunciou o vereador José Guilherme Aguiar. O assoreamento provocado pelo quebra-mar da Aguda tem gerado revolta na comunidade piscatória local, que muitas vezes se vê impedida de sair para o mar (…). Alguns pescadores afirmam que nalgumas ocasiões a maré baixa impede a recolha das redes que ficam a apodrecer no mar, e também que o risco de naufrágio aumentou. In O Primeiro de Janeiro, Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2008 (adaptado)

6 Tendo em conta as notícias que acabamos de expor... Por vezes, é necessário recorrer a construções artificiais para regularizar os ritmos de abrasão e deposição marinha em determinados locais da costa para protecção das pessoas e bens, de que é exemplo a praia da Aguda, um dos casos mais preocupantes da zona do Norte. Essas construções de que se destacam os esporões (molhes) e os paredões, destinam-se a evitar por efeito abrasivo sobre a linha de costa (paredões) ou o arrastamento de sedimentos e areias (esporões). Infelizmente, a construção destas obras protege uns locais mas agrava a situação nas zonas costeiras próximas dos mesmos, conduzindo à necessidade de novas medidas de protecção nestas zonas, numa espiral infindável de intervenções de protecção. Sendo neste ponto que a dragagem de areia dunares é imprescindível para efeitos de protecção.


Carregar ppt "A FORÇA DA MÃO HUMANA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO DO QUEBRA- MAR DA AGUDA SOBRE A ZONA COSTEIRA. O Universo e a estupidez humana são infinitos. Tenho as minhas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google