A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desastres naturais Inundações Sismos Deslizamento Vulcões de terras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desastres naturais Inundações Sismos Deslizamento Vulcões de terras."— Transcrição da apresentação:

1

2 Desastres naturais Inundações Sismos Deslizamento Vulcões de terras

3

4 As inundações aumentam continuamente em todos os países. A cada ano elas surgem com ímpeto redobrado, acarretando a destruição de cidades e vilas, perdas agrícolas, doenças e mortes.

5 Como as inundações estão a aumentar cada vez mais, as pessoas não devem construir casas junto a rios, zonas costeiras …ou seja, por vezes querem ter casas com vistas bonitas e constroem em zonas de risco, com isto podem ficar sem os seus bens e põem as suas vidas em perigo.

6

7 Um deslizamento de terra é um fenómeno geológico que inclui um largo espectro de movimentos do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos. Embora a acção da gravidade sobre encostas demasiado inclinadas seja a principal causa dos deslizamentos de terra, existem outros factores em acção:fenómeno geológico gravidade A erosão pelos rios, glaciares ou ondas oceânicas cria encostas demasiado inclinadaserosãoriosglaciaresondas As encostas de rocha e solo são enfraquecidas por via da saturação com água proveniente do degelo ou de grandes chuvasdegelochuvas Sismos criam tensões que levam à falência de encostas frágeis Sismos Erupções vulcânicas produzem depósitos de cinzas soltas, chuvas fortes e fluxos de detritos Erupções vulcânicas

8

9 Se uma determinada comunidade se instalar junto de um vulcão deve-se fazer: A previsão de erupções vulcânicas para minimizar os riscos do vulcanismo, principalmente quando se refere á perda de vidas humanas. Deve-se fazer mapas das zonas de risco para os vulcões potencialmente activos.

10

11 Os sismos constituem a causa mais frequente de desastres naturais. As principais zonas sísmicas correspondem a : fronteiras convergentes, divergentes e transformantes. Para que os sismos não tenham consequências muito graves deve-se fazer: Uma previsão a curto prazo; Estudo geológico dos terrenos; Construções parassísmicas …

12 Sismicidade em Portugal

13 Protecção ambiental e desenvolvimento sustentável O homem vive num sistema fechado, que é a terra, a população humana tem crescido de forma muito acelerada este crescimento vai afectar o ambiente.

14 Consequências Esgotamento dos recursos naturais não renováveis; Aumento da produção de resíduos que poluem o ambiente; Ocupação de áreas de risco.

15 Ordenamento do território O ordenamento do território consiste na utilização do ambiente, de acordo com as suas possibilidades, através de um planeamento adequado, evitando situações de risco.

16 1. Zonas habitacionais 2. Zonas agrícolas 3. Locais de instalação de grandes estruturas: estradas, pontes, hospitais… Faz parte deste planeamento definir:

17 Em Portugal Programa Polis : está relacionado com os problemas ambientais nos meios urbanos, procura a qualidade urbanística e arquitectónica dos espaços públicos, a qualidade dos meios de transporte e a eficácia dos meios de segurança.

18 Programa Natura: tem por fim estabelecer uma rede de locais com importância comunitária, de forma a preservar a destruição e a abundância das espécies e dos habitats ameaçados, tanto terrestres como marinhos.

19 Bibliografia: Silva, Amparo dias; Gramaxo, Fernanda; Santos, Maria Ermelinda; Mesquita, Almira Fernandes; Terra Universo de vida, 1ªparte, Porto Editora, Porto; A Terra, suas Maravilhas e seus segredos “Um planeta violento” selecções da Reader’s Digest. Trabalho realizado por: Patrícia Sofia Gonçalves Cruz nº15 Susana Patrícia Bento Varandas nº:19 Joana Patrícia Domingues Rosa nº22


Carregar ppt "Desastres naturais Inundações Sismos Deslizamento Vulcões de terras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google