A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desastres naturais e ocupação de áreas de risco..."— Transcrição da apresentação:

1 Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...
proteção ambiental e desenvolvimento sustentável

2 Desastres naturais Inundações Sismos Deslizamento Vulcões de terras

3 Inundações

4 As inundações aumentam continuamente em todos os países
As inundações aumentam continuamente em todos os países. A cada ano elas surgem com ímpeto redobrado, acarretando a destruição de cidades e vilas, perdas agrícolas, doenças e mortes.

5 Como as inundações estão a aumentar cada vez mais, as pessoas não devem construir casas junto a rios , zonas costeiras …ou seja, por vezes querem ter casas com vistas bonitas e constroem em zonas de risco, com isto podem ficar sem os seus bens e põem as suas vidas em perigo.

6 Deslizamento de terras

7 Um deslizamento de terra é um fenómeno geológico que inclui um largo espectro de movimentos do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos. Embora a acção da gravidade sobre encostas demasiado inclinadas seja a principal causa dos deslizamentos de terra, existem outros factores em acção: A erosão pelos rios, glaciares ou ondas oceânicas cria encostas demasiado inclinadas As encostas de rocha e solo são enfraquecidas por via da saturação com água proveniente do degelo ou de grandes chuvas Sismos criam tensões que levam à falência de encostas frágeis Erupções vulcânicas produzem depósitos de cinzas soltas, chuvas fortes e fluxos de detritos

8 Vulcões

9 Se uma determinada comunidade se instalar junto de um vulcão deve-se fazer:
A previsão de erupções vulcânicas para minimizar os riscos do vulcanismo, principalmente quando se refere á perda de vidas humanas. Deve-se fazer mapas das zonas de risco para os vulcões potencialmente activos.

10 Sismos

11 Os sismos constituem a causa mais frequente de desastres naturais.
As principais zonas sísmicas correspondem a : fronteiras convergentes, divergentes e transformantes. Para que os sismos não tenham consequências muito graves deve-se fazer: Uma previsão a curto prazo; Estudo geológico dos terrenos; Construções parassísmicas …

12 Sismicidade em Portugal

13 Protecção ambiental e desenvolvimento sustentável
O homem vive num sistema fechado , que é a terra, a população humana tem crescido de forma muito acelerada este crescimento vai afectar o ambiente.

14 Consequências Esgotamento dos recursos naturais não renováveis;
Aumento da produção de resíduos que poluem o ambiente; Ocupação de áreas de risco .

15 Ordenamento do território
O ordenamento do território consiste na utilização do ambiente, de acordo com as suas possibilidades, através de um planeamento adequado, evitando situações de risco.

16 Faz parte deste planeamento definir:
Zonas habitacionais Zonas agrícolas Locais de instalação de grandes estruturas: estradas, pontes, hospitais…

17 Em Portugal Programa Polis : está relacionado com os problemas ambientais nos meios urbanos, procura a qualidade urbanística e arquitectónica dos espaços públicos, a qualidade dos meios de transporte e a eficácia dos meios de segurança.

18 Programa Natura: tem por fim estabelecer uma rede de locais com importância comunitária, de forma a preservar a destruição e a abundância das espécies e dos habitats ameaçados, tanto terrestres como marinhos .

19 Trabalho realizado por:
Bibliografia: Silva, Amparo dias; Gramaxo, Fernanda; Santos, Maria Ermelinda; Mesquita, Almira Fernandes; Terra Universo de vida, 1ªparte, Porto Editora, Porto; 2004. A Terra, suas Maravilhas e seus segredos “Um planeta violento” selecções da Reader’s Digest . Trabalho realizado por: Patrícia Sofia Gonçalves Cruz nº15 Susana Patrícia Bento Varandas nº:19 Joana Patrícia Domingues Rosa nº22


Carregar ppt "Desastres naturais e ocupação de áreas de risco..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google