A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ameaca É a possibilidade de ocorrência de fen ó meno potencialmente destrutivo, de origem natural ou humana e que pode tornar-se perigoso para as pessoas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ameaca É a possibilidade de ocorrência de fen ó meno potencialmente destrutivo, de origem natural ou humana e que pode tornar-se perigoso para as pessoas."— Transcrição da apresentação:

1 Ameaca É a possibilidade de ocorrência de fen ó meno potencialmente destrutivo, de origem natural ou humana e que pode tornar-se perigoso para as pessoas e seus meios de sobrevivência localizados numa região exposta ao risco. Por exemplo: cheias, ciclones, sismos e secas.

2 Classificação de Ameaça Ameaça Natural É aquele fenómeno que é produzido pela própria natureza, sem intervenção humana. Exemplo: ciclones, sismos, tsunamis, terramotos, erupções vulcânicas, chuvas intensas. Ameaça sócio-natural É aquela que resulta das acções indiscriminadas das pessoas sobre a natureza. Exemplo: secas, desflorestamento, incêndios ou queimadas descontroladas e cheias. Ameaça Social É aquela que resulta do processo de desenvolvimento aliado a má gestão dos recursos. Por exemplo: Contaminação das águas dos rios devido ao derrame de produtos tóxicos das fábricas; Poluição do ar; Salinização dos solos pelos adubos químicos.

3 Definição: Vulnerabilidade É o grau de exposição e fragilidade em que uma comunidade, ambiente, infra- estrutura, serviço ou área geográfica, sem capacidade instalada, se encontram e que permite ser afectado pelo impacto de uma ameaça. Quer dizer: Estar exposto a um perigo (ameaça: natural ou sócio- natural).

4 3. O que é Risco? É a possibilidade de ocorrência de danos e perdas em uma determinada região, sector, infra-estrutura, etc, como resultado da combinação entre ameaça e vulnerabilidade que afecta uma comunidade sem capacidade de contenção

5 Risco = Ameaça + Vulnerabilidade Capacidades de contenção Capacidade de contenção: factor que depende de um conjunto de actividades multisectoriais que se realizam antes, durante e depois de um calamidade, com vista a redução do Risco Baixa vulnerabilidade Alta Capacidade de conteção RISCO Alta vulnerabilidade Baixa capacidade de conteção RISCO

6 O que é uma Calamidade? Uma calamidade é o nível de danos e perdas causados a uma determinada comunidade altamente vulnerável que não seja capaz de responder pelos seus próprios meios podendo recorrer a apoios externos.

7 O que é Gestão de Risco? É um processo que permite a tomada de decisões, planificação e desenvolvimento de propostas para intervenção, prvenção e mitigação a partir da conciencialização do risco existente na comunidade, com vista ao desenvolvimento sustentável

8 O QUE É UM MAPA DE RISCO? É uma representação gráfica e escrita, elaborado pelos técinoicos especialístas ou comunidades, onde são representadas as regiões, infra-estruturas socio económicas em risco e seguras em relação a ameaça. O mapa de risco é um desenho da localização dum território, que ilustra: Infra-estruturas (estradas, escolas, centro de saúde, furos, poços, etc) Recursos (rios, florestas, lagoas, etc) Áreas produtivas (machambas, agro-industrias, etc). Zonas propensas a fenómenos calamitosos Zonas seguras.


Carregar ppt "Ameaca É a possibilidade de ocorrência de fen ó meno potencialmente destrutivo, de origem natural ou humana e que pode tornar-se perigoso para as pessoas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google