A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS. Unidades Geomorfológicas da Península Ibérica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS. Unidades Geomorfológicas da Península Ibérica."— Transcrição da apresentação:

1 AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS

2

3

4

5 Unidades Geomorfológicas da Península Ibérica

6 Maciço Antigo Orlas Sedimentares ou Mesocenozóicas Bacias Sedimentares do Tejo e do Sado

7 O que são unidades geomorfológicas? São áreas onde as rochas (litologia), as estruturas internas da crosta terrestre e as formas de relevo são semelhantes.

8

9 Como e quando se formaram? Como e quando se formaram? Formaram-se ao longo de milhões de anos, através de processos lentos: afloramentos de rochas, movimentos tectónicos/litológicos, forças de pressão, processos de sedimentação…

10 O Maciço Antigo tem mais de 250 milhões de anos, formou-se na era primária( há mais de 300 milhões de anos), consequência da orogenia hercínica. Depois, ao longo de milhões de anos foi-se desgastando, erodindo e nele predominam rochas muito antigas: xistos e granitos. Ocupa mais de 70% do território continental

11

12 O Maciço Antigo tem mais de 250 milhões de anos e nele predominam xistos e granitos

13 As Orlas sedimentares do Mesocenozóico, como o próprio nome indica, formaram-se na era geológica do secundário, há pelo menos 200 milhões de anos, com os sedimentos resultantes do desgaste dos grandes relevos do maciço antigo, que se depositam no mar e posteriormente são soerguidos. Predominando os calcários, argilas e arenitos…

14 As Orlas do Mesocenozóico, como o próprio nome indica, formaram-se na era geológica do secundário, há pelo menos 200 milhões de anos, predominando os calcários, argilas e arenitos…

15

16 As bacias sedimentares do Tejo e Sado, formam-se no terciário e no quaternário, nos últimos 25 e 2 milhões de anos, respetivamente, através da deposição de detritos e dos movimentos das glaciações, bem como sedimentos marinhos. Ocorreu em áreas deprimidas e de fundo de oceano, que acabaram por emergir, dando lugar às atuais planícies do Tejo e do Sado. O material dominante resulta de aluviões, com pedaços de rochas, calhaus rolados e areias, argilas…

17 As bacias sedimentares do Tejo e Sado, surgem formam-se no terciário e no quaternário, nos últimos 25 e 2 milhões de anos, respectivamente.O material dominante resulta de aluviões, com pedaços de rochas, calhaus rolados e areias…

18

19 Rochas do maciço antigo

20 Pedreira de Granito

21 Pedreira de Mármore

22 Pedreira de calcário

23 Extracção de Argila

24

25

26

27

28


Carregar ppt "AS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS. Unidades Geomorfológicas da Península Ibérica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google