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ATRACÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICAS

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Apresentação em tema: "ATRACÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICAS"— Transcrição da apresentação:

1 ATRACÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICAS

2 Atracção turística – qualquer elemento ou factor que provoque a deslocação de pessoas para fora da sua residência habitual e, por si, ou em conjunto com outros, garanta a existência de uma actividade turística.

3 Animação turística – todas as actividades que visam contribuir para melhorar ou aumentar as condições de atracção, constituir um meio para a ocupação dos tempos livres dos visitantes ou para satisfação das necessidades e experiências decorrentes da sua permanência no local visitado.

4 VARIEDADE DE ATRACÇÕES
Atracções naturais – praias, montanhas, parques naturais, cataratas, rios, etc.; Atracções criadas pelo homem sem a intenção de atrair visitantes: catedrais, centros de peregrinação, palácios, centros urbanos, etc.;

5 VARIEDADE DE ATRACÇÕES
Atracções artificiais criadas com o fim de atrair visitantes: parques temáticos, ecomuseus, casinos, centros de exposições, centros comerciais, etc.; Eventos especiais e mega eventos: festivais de arte, jogos desportivos, exposições, aniversários históricos, etc.

6 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Núcleos receptores naturais Reservas Naturais: áreas classificadas como de protecção de habitats de flora e fauna tendo por efeito possibilitar a adopção de medidas que permitam assegurar as condições naturais necessárias à estabilidade ou à sobrevivência das espécies quando estas requerem a intervenção humana para a sua perpetuação;

7 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Parque Natural: áreas naturais, pouco transformadas pela exploração ou ocupação humana que, em razão da beleza das suas paisagens e da riqueza e representatividade dos seus ecossistemas, possuem valores ecológicos, estéticos, educativos e científicos cuja conservação merece uma atenção particular;

8 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Monumento Natural: ocorrência natural contendo um ou mais aspectos que pela sua singularidade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos ou culturais exige a sua conservação e manutenção da sua integridade; Paisagem Protegida: área com paisagens naturais, seminaturais ou humanizadas, de interesse regional ou local, resultante da interacção harmoniosa do homem e da natureza que evidencie grande valor estético ou natural;

9 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Jardins: áreas constituídas por elementos naturais dispostos por intervenção humana de tal forma que, pela sua singularidade, representatividade em termos ecológicos ou valor estético, geram movimentos turísticos.

10 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Núcleos receptores monumentais e culturais Uma das mais importantes motivações do turismo internacional é o desejo de conhecer outros povos e o seu modo de vida bem como conhecer as civilizações do passado. Como o modo de vida de cada povo é influenciado pelas suas tradições, pela cultura e pela história, os valores artísticos e monumentais fazem parte do turismo como factor de primeira grandeza. Arte, Monumentos, Cultura, Cidades, Vilas ou aldeias Históricas.

11 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Núcleos receptores religiosos Os locais de culto constituem, desde a mais remota Antiguidade, grandes centros de atracção de pessoas podendo dizer-se que, com eles, nasceram as primeiras correntes turísticas. Na actualidade os centros religiosos continuam a exercer uma forte atracção, constituindo destinos turísticos de grande importância. Meca – islamismo / Benares – hinduísmo / Lhassa – budismo / Lourdes, Fátima, Roma – cristianismo

12 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Núcleos climáticos e hidrológicos Praias A procura de “sol e mar” nas décadas de 50 e 60 permitiu o “boom” turístico do Sul da Europa que, rapidamente, se transformou na região de maior atracção turística mundial.

13 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Estâncias montanhosas de Inverno Nos últimos 20 anos o esqui transformou-se numa actividade desportiva muito popular que inclui pessoas de todas as faixas etárias provocando um grande desenvolvimento turístico das zonas montanhosas onde a queda de neve é mais abundante.

14 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Estâncias hidrológicas e climáticas As estâncias hidrológicas e climáticas utilizam a água do mar (salgada) e a água de nascentes (doce), associada ao clima, com fins idênticos: tratamentos e bem-estar. As primeiras deram origem à talassoterapia e as segundas ao termalismo.

15 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Estâncias de saúde (health resort) – locais onde os visitantes permanecem participando em actividades para melhorar ou manter a sua saúde. O principal objectivo da estância é o de providenciar uma experiência de manutenção de saúde num ambiente agradável e o respectivo mercado engloba as estâncias termais (resort spas), os destinos termais (destination spas) e os centros de tratamento (day spas) que apenas oferecem tratamentos sem alojamento

16 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Destinos termais (destination spas) – são constituídos, simultaneamente, pelo turismo e pela saúde. Atraem as pessoas interessadas na mudança do seu estilo de vida desfrutando, ao mesmo tempo, de férias.

17 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Estâncias termais (resort spas) – oferecem geralmente programas de exercícios, hidroterapia, fisioterapia e outros tratamentos em simultâneo com as atracções que, normalmente, se encontram numa estância: paisagem, ambiente, alimentação, recreio e actividades desportivas.

18 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Núcleos receptores temáticos Na acepção comum o turismo temático é um tipo de turismo em que os visitantes são motivados por um ou vários temas.

19 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Corresponde à busca de novas experiências por parte da procura; As atracções resultam principalmente da acção do homem e portanto têm uma característica predominantemente artificial; Resultam da necessidade das regiões menos favorecidas para o turismo criarem formas de atracção ou de aumentarem a sua competitividade; Possuem um carácter marcadamente lúdico de diversão ou de entretenimento. Parques Temáticos, Casinos, Compras de ócio, Turismo industrial.

20 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Núcleos turísticos desportivos O desporto inclui-se, na actualidade, entre as principais razões da deslocação de pessoas seja para assistir a espectáculos desportivos seja para a prática de uma actividade de carácter desportivo.

21 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Turismo desportivo orientado para a utilização de atracções desportivas: golfe, ténis, esqui, rafting, vela, etc. Estadas em centros desportivos essencialmente para treinos e estágios. Viagens para a prática de uma actividade desportiva: escalada, ciclismo, expedições, trekkings, safaris, automobilismo.

22 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Oferta de vários produtos: Linha de produtos ligados ao mar; Linha de produtos ligados à natureza; Linha de produtos específicos das montanhas; Linha de produtos heterogénea.

23 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Eventos especiais e mega eventos Os mega eventos turísticos são acontecimentos de grande dimensão realizados, por uma ou mais vezes mas de duração limitada, com o objectivo de promover um destino turístico a curto e longo prazo.

24 PRINCIPAIS NÚCLEOS DE ATRACÇÃO
Os efeitos esperados destes acontecimentos, que em regra exigem a mobilização de consideráveis meios financeiros, são: Aumento da cobertura publicitária e de informação através dos meios de comunicação internacional e/ou mundial; Melhoria e expansão das infra-estruturas turísticas e dos serviços de turismo; Aumento das actividades promocionais das indústrias do turismo a fim de capitalizar o ambiente favorável que o acontecimento cria; Aumento dos fluxos turísticos durante e após o acontecimento.


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